Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Educação Inclusiva – REIN é uma publicação institucional da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (em parceria com a Universidade do Chile), tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área da Educação Inclusiva focalizando a formação de pesquisadores dessa área, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.

 
Eduardo Onofre

 

Políticas de Seção

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação e revisão das propostas de trabalhos a serem publicados na REIN é conduzido e controlado pela Coordenação Editorial que é composta pelo Editor Chefe, pelo Editor Associado e por três Editores Assistentes. Esse processo tem o propósito de garantir a qualidade científica e acadêmica da Revista e também a aprendizagem e o desenvolvimento dos pesquisadores e da comunidade científica da Área da Educação Inclusiva.

Todos os trabalhos submetidos passam por uma primeira fase de avaliação, denominada de pré-avaliação, com a finalidade de verificar se o texto proposto:

a)      Atende ao escopo acadêmico da Revista;

b)      Está de acordo com as normas da Revista;

c)      Reúne as condições mínimas de ser aprovado pelos pares.

E decidir se a proposta de publicação deve ser:

  • devolvida ao(s) autor(es) para adequação às normas da Revista;
  • devolvida simplesmente por não atender ao escopo da Revista ou não reunir as condições mínimas de ser aprovado pelos pares;
  • encaminhada à avaliação dos pares, sugerindo nomes, ao editor chefe, dentre os membros Conselho de Pareceristas da Revista.
  • A avaliação, relativa à segunda fase, compreende a avaliação de pelo menos dois pareceres ad hoc, membros do Conselho Colsultivo da Revista ou do Conselho de Pareceristas que tenham conhecimento e um histórico de estudo e pesquisa na temática ou problemática do artigo. Os principais critérios dessa avaliação são:

1)    relevância, atualidade e originalidade do tema ou problema;

2)    clareza na explicitação do problema e do propósito do estudo, focalizando-os e discutindo-os de maneira fundamentada, embasada e aceitável sob o ponto de vista científico-acadêmico;

3)    articulação entre as perspectivas teórica

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Revista Educação Inclusiva

A Revista Educação Inclusiva – REIN foi fundada em 2017, tendo como objetivo divulgar a produção acadêmica ligada à área de Educação Inclusiva, tanto do Brasil como do exterior. É uma revista bimestral e está vinculada exclusivamente à Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. A REIN poderá apresentar  ainda, um número especial temático, para o qual serão convidados editores especialistas na temática.