A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUIR ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA

Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo


Resumo
O presente artigo discute sobre a formação inicial de professores no contexto da sala de aula inclusiva, que tem como desafio
ensinar aos alunos que apresentam deficiência. Para isso, reflete sobre os cursos de formação inicial de professores, no sentido
de compreender quais os desafios e as possibilidades que esses professores irão se deparar nas escolas com esse alunado. Como
conclusão, afirma com base, especialmente, nos estudos realizados por Barbosa-Vioto e Vitaliano (2013), a necessidade de se
reestruturar os currículos dos cursos de licenciaturas, para atender a perspectiva inclusiva na formação inicial de professores. O
texto também sugere que, em sala de aula, o professor deve considerar os diferentes níveis, ritmos e estilos de aprendizagem dos
alunos. Ele deve estar atento às necessidades dos educandos para planejar atividades que levem em conta as diferentes formas
de se apropriar do conhecimento.
Palavras-chave: Educação Inclusiva – Formação de Professores – Alunos com deficiência


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA - VIOTO, J. ; VITALIANO, C. R. (2013). Educação inclusiva e formação docente: percepções de

formandos em pedagogia. MAGIS. Revista Internacional de Investigacion en Educacion. Jan-June, p.353.

[on line].

BASTOS, Amanda Macitelli. (2012). A formação do pedagogo e a educação inclusiva: a experiência de uma

universidade pública federal. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo. São Paulo.

BRABO, G. M. B. (2015) A formação docente inicial na perspectiva da educação inclusiva: com a palavra, o

professor formador. In: 37º Reunião Anual da Anped. Florianópolis - SC. 37º Reunião Anual da Anped.

Rio de Janeiro: Editora Anped, 2015. Disponível em: < http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/

uploads/2015/02/trabalho-gt15-4552.pdf>

BRASIL, Ministério da Educação. (2008). Política Pública de Educação Especial na Perspectiva da Educação

Inclusiva. Acesso em Maio, 2017. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.

BRASIL. Senado Federal. (1996). Lei nº 9.9394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF.

Acesso em abril, 2017. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

CHAMBAL, Luís Alfredo. (2012). A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com

deficiência em Moçambique. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São

Paulo.

KUHN, Cleuza. (2011). Educação inclusiva: das ações institucionais à formação inicial dos professores na

UFPR. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

LUCCA, J. G.; BAZON, F. V. M.; LOZANO, D. (2017). A inclusão escolar no município de Araras: condições e

perspectivas. Educação: teoria e prática. Rio Claro, v. 25, n 49, p. 340-356, mai-ago.

MARANHÃO, Ana Larisse. (2017). Formação inicial do pedagogo e a experiência no pibid educação inclusiva

na UFC: saberes, práticas e vivências. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará.

PERRENOUD, P. (2002). A formação dos professores no século XXI. ; et al. As competências para

ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). (2012).

Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. Ed. Editora: Cortez Editora, São Paulo,

POKER, R. B.; FERNANDES, J. J.; COLANTONIO, S. (2006). Formação do professor e educação inclusiva: analise dos

conteúdos dos cursos de pedagogia da UNESP. JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs,

v. 16, n. 1, pp. 524-529.

POKER, R. B.; MELLO, A. R. L. Inclusão e formação do professor. JORSEN – Journal of Research in Special

Educational Needs, v. 16, n. 1, 2016, p. 619-624. Disponível em:

doi/10.1111/1471-3802.12193/epdf>

POULIN, Jean- Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Formação inicial de professores para atuarem no contexto

das diferenças. Revista de Educação do Vale do São Francisco - REVASF, V.06, Nº 11, 2016.

RIBEIRO, S. M.; AGAPITO, J. (2015). A formação inicial de professores em interlocução com a perspectiva

educacional inclusiva. In: 37º Reunião Anual da Anped, 2015. Florianópolis - SC. 37º Reunião Anual da

Anped. Rio de Janeiro: Editora Anped. http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/

trabalho-gt08-4110.pdf >

ROCHA, Vanessa Oliveira de Azevedo. (2011). O curso de pedagogia da UFES: um olhar de egressos sobre

a perspectiva da educação inclusiva. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo.

Espírito Santo.

TARDIF, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. RJ: Vozes.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÉ INDEXADA EM:

LATINDEX

ACTUALIDAD IBEROAMERICANA