TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ETNOMATEMÁTICA EM CONTEXTOS AFRO-BRASILEIROS

Flaviana dos Santos Silva, Divancleide Santos Góes

Resumo


Este artigo discute a etnomatemática sob a perspectiva do contexto afro-brasileiro. O objetivo principal verificar quais as experiências etnomatemática são descritas em trabalhos publicados em artigos indexados no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM), no período de 2007 a 2017, destacando os aspectos abordados, como tendências metodológicas, aspectos culturais e assuntos da Matemática presentes em contextos afro-brasileiros. A metodologia esteve baseada no estado da arte, que consiste em um tipo especial de pesquisa bibliográfica, a fim de compreender como está sendo o movimento de investigação realizado pelos pesquisadores. As bases de dados foram a SciELO e o CIBEM. Com os procedimentos de pesquisa realizados entre os meses de janeiro a maio do corrente ano, foi possível mapear, categorizar e discutir os trabalhos disponíveis. Após os resultados, apurou-se que os estudos envolvendo esta temática apresentam-se em um quantitativo diminuto, aumentando-se nos últimos quatro anos. Além disto, constatou-se que a maioria dos investigadores buscaram evidenciar a cultura afro-brasileira, tendo a etnomatemática como plano de fundo, e, no entanto, grande parte deles sem deixar claro o tipo de metodologia utilizado. Os saberes e práticas relacionados à cultura afro-brasileiras estavam presentes nesses estudos, especialmente ao buscarem articular os saberes e práticas desses povos alinhando-os com as visões de mundo ou com as práticas escolares. Considera-se que pesquisas sobre a etnomatemática em contextos afro-brasileiros devem ser fomentadas, visando evidenciar a riqueza dessas culturas, especialmente ao considerar a pluralidade sociocultural brasileira.


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