Implicações pedagógicas da etnomatemática no contexto da multisseriação em escolas do campo

Línlya Sachs, Filipe Santos Fernandes

Resumo


Este texto objetiva discutir possíveis implicações pedagógicas da etnomatemática no contexto da multisseriação em escolas do campo. Para isso, defende-se a superação de um discurso pedagógico que toma a multisseriação do ponto de vista da precarização para abordá-la como possibilidade e alternativa para garantir à população do campo o direito à educação. Assim, os desafios colocados não mais se situam na exposição da (falta de) qualidade ou da (in)eficiência do trabalho docente nesses contextos, mas na construção de formas de pensar a matemática, o currículo e a atuação, a participação e a posição dos professores e dos estudantes que permitam ações que tenham como centralidade o modo de vida camponês. Ao final, apresenta-se uma proposta de ensino de matemática, especificamente a unidade temática Grandezas e medidas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental para classes multisseriadas, pautada em implicações pedagógicas da etnomatemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES
 
 
http://www.citrevistas.cl/actualidad/b2b_g8.htm
 
 
http://diadorim.ibict.br/
 
 
 
https://oei.org.br/