v. 6, n. 2 (2017)

Formação de Professores de Matemática e O Conhecimento Matemático

Em termos de foco dos estudos apresentados nesta edição da revista, observam-se diversas tendências. Os professores ou os futuros professores são o alvo de oito dos nove artigos. Esta incidência dos estudos deriva, certamente, do reconhecimento da importância da figura do professor na Educação Matemática. Estes artigos que focam os professores ou os futuros professores recaem, fundamentalmente, em diversos domínios do conhecimento didático do professor de Matemática ou que ensina Matemática. Dos quatro domínios deste conhecimento do professor, de que fala João Pedro da Ponte, num texto de 2012, a saber, conhecimento da Matemática, conhecimento do currículo, conhecimento dos alunos e da aprendizagem e conhecimento da prática letiva, os artigos publicados nesta edição denotam uma primazia ao conhecimento da Matemática (Geometria(s), funções e derivadas) e depois, também, no conhecimento da aprendizagem (conceções de alunos) e da prática letiva (articulação da Matemática com o quotidiano e valorização do lúdico no ensino). Um dos artigos foca claramente as práticas dos professores, abordando a problemática da integração dos novos professores de Matemática na profissão docente. Assume-se que a iniciação dos professores à prática profissional contempla a pertença àquilo que a autora designa de “constelação de práticas” presentes na comunidade.

Sumário

EDITORIAL

 
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CORPO EDITORIAL

CORPO EDITORIAL
 
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ARTIGOS

André Pereira da Costa, Marcelo Câmara dos Santos
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Renata Anjos Carvalho, João Pedro da Ponte
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Edson Crisostomo, Rieuse Lopes
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Francisca Terezinha Oliveira Alves, Rosicláudia Bezerra Cavalcante
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EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA
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Américo Junior Nunes da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Luana Darc Castelo de Souza
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Nélia Maria Pontes Amado
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