Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Sociopoética não privilegia nenhuma abordagem específica, configurando-se como um periódico aberto a diferentes propostas e perspectivas de tratamento dos estudos literários. Por tratar-se de uma revista voltada aos estudos literários, espera-se, no entanto, que os trabalhos submetidos à avaliação portem algum compromisso com esse campo, seja de modo direto ou como interface. A Sociopoética publica duas seções, ordinariamente, uma de artigos de temática livre (Artigos) e uma seção temática (Dossiê). Publicam-se artigos em inglês, português, espanhol e francês.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Wanderlan Alves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Aceitam-se resenhas de livros publicados nos últimos 3 anos, se nacionais, ou nos últimos 5 anos, se estrangeiros.

Editores
  • Wanderlan Alves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Avaliada por pares às cegas.

Editores
  • Wanderlan Alves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos à revista Sociopoética passam por avaliação por pares às cegas (doble blind peer review) e contam com avaliadores externos à instituição a que a revista pertence (94% dos avaliadores de nossa equipe de pareceristas pertencem a instituições diferentes da que publuca a revista). As avaliações são solicitadas a especialistas no tema de cada artigo e, em caso de divergência na recomendação, uma terceira avaliação é solicitada, mantendo-se o mútuo anonimato. A decisão final é tomada pelo conselho editorial, considerando-se os pareceres das avaliações às cegas. Em caso de aprovação de artigo para publicação, a revista se reserva o direito de definir o número e o volume em que o trabalho será publicado.

 

Periodicidade

A Revista Sociopoética adota a periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...