A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE CONSUMIDORES DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS EM FARMÁCIAS COMERCIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI

Raquel Fernandes Alcântara

Resumo


O objetivo deste trabalho consiste no estudo da percepção da população de consumidores de medicamentos genéricos em farmácias comerciais na Região Metropolitana do Cariri. A metodologia utilizada tem natureza descritiva e qualitativa. A coleta de dados foi aplicada em farmácias comercias na região do cariri com a amostra da pesquisa, analisando aspectos como: intercambialidade, utilização, confiança, eficácia, custo, preconceito, prescrições médicas e conhecimento do medicamento genérico em relação ao medicamento de referência. Após as análises dos resultados observou-se que a população desde estudo mostrou ter pleno conhecimento sobre o medicamento Genérico nas farmácias, porém a utilização destes não foi bem aceita pelo entrevistado. Outro dado obtido é a falta de informação que o farmacêutico traz na hora da compra ou durante a intercambialidade, fazendo com que o cliente não se sinta seguro para fazer a troca. Por tudo isso se ressalta a importância que o farmacêutico tem para a dispensação e atenção quanto à escolha.


Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA- Agencia Nacional de Vigilância Nacional, 2014.

ARAÚJO, U, L; Medicamentos genéricos no Brasil: panorama histórico e legislação; Rev Panam SaludPublica, 2010.

AZARA, A. S. X.; RIBEIRO, G. R.; PALHARES, P. H. F. A política nacional de medicamentos genéricos. Revista Direito Makenzie, São Paulo, v.6, n. 2, p. 10-32, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.