FORMAS DE USO DA RADIAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Stefânia Morais Pinto

Resumo


Resumo: A produção de alimentos, sua conservação e distribuição são, de longa data, problemas estratégicos a serem resolvidos com a máxima urgência, pois como se sabe, o crescimento populacional é mais acelerado do que o da disponibilidade de alimentos. A radiação é um excelente método, que pode ser utilizado como meio direto para a conservação de alimentos e como complemento para reforçar a ação de outros processos aplicados com a mesma finalidade. Esta revisão de literatura tem como objetivo esclarecer sobre o uso da irradiação em alimentos. Para isso utilizou-se fontes diversas, tais como: artigos científicos, textos didáticos, sites de internet e textos informativos. A irradiação é uma técnica de esterilização e conservação que pode se mostrar um recurso importante nas áreas de saúde, pois diminui a incidência de doenças causadas por patógenos alimentares. Apesar desses benefícios, o fato de haver deteriorização de nutrientes e a escassez de informações precisas sobre as consequências dos produtos químicos formados no processo de irradiação criam a necessidade de cautela quanto ao uso da irradiação de alimentos.

 


Palavras-chave


Radiação ionizante; Deteriorização; Segurança alimentar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, Resolução - RDC n.21, de janeiro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de janeiro de 2001. Disponível em http://anvisa.gov.br/legis/resol/21_01rdc.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2007.

DIEHL, J.F. Safety of irradiated foods. New York: Marcel Dekker, 1995. 454p.

http://www.nutriweb.org.br/n0202/irradiados.htm

INTERNATIONAL CONSULTIVE GROUP ON FOOD IRRADIATION. Facts about food irradiation. Viena, 1999. 48p.

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY - IAEA. Use of irradiation as a quarantine treatment of food and agricutural commodities. Viena, 1992. 66p.

OLIVEIRA, L.C. Present situation on food irradiation in South America and the regulatory perspectives for Brasil. Radiation Physics and Chemistry, Oxford, v.57, p. 249-252, 2000.

WORLD HEALTH ORGANIZATION . High-dose irradiation: Wholesomeness of food irradiated with doses above 10 kGy. Geneva, 1999. 203p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.