Avaliação do Conhecimento de Professores do Ensino Fundamental sobre o Tema Avulsão Dentária

Marina BERTI, Denise Lima Costa FURLANETTO, Monica Zeni REFOSCO

Resumo


Objetivo: Verificar o conhecimento de um grupo de professores da rede pública de ensino do município de Cascavel-PR, sobre o tema primeiros-socorros nos traumatismos dentários, enfocando a avulsão dentária (deslocamento total do dente para fora de seu alvéolo) em escola primária.
Metodologia: As escolas participantes do projeto foram selecionadas de forma aleatória, por sorteio, envolvendo todas as áreas da cidade de Cascavel-PR, sendo a proposta aceita por 11 escolas. Foi aplicado um questionário composto por duas partes para 76 professores. A primeira parte continha 15 questões objetivas de ordem geral e referentes ao conhecimento sobre o tema, e a segunda parte, com 16 questões que abordaram noções de primeiros socorros frente a casos de traumatismos, mais especificamente de avulsão. Os dados foram tabulados em tabela Excel e as porcentagens foram calculadas.
Resultados: A maioria dos entrevistados (84,21%) relatou não estar preparada para fazer o atendimento de uma criança que tenha sofrido avulsão. Dos entrevistados, 65,78% julgam importante localizar o dente e o pegaria pela coroa. Nesse caso, 25% não limpariam o dente, enquanto que 72,36% limpariam com água, pano, papel ou de outra forma, dentre as quais o leite foi o mais citado. Com relação ao tema avulsão dentária, 84,21% dos participantes não se sentem preparados para o cuidado imediato necessário. Os resultados revelaram também que a maioria não recolocaria o dente de volta ao alvéolo por não saber fazê-lo.
Conclusão: O conhecimento dos professores sobre o atendimento emergencial de criança que sofre traumatismo dentário necessita ser melhor explorado, por meio de programas educativos que abordem o tema, especialmente ressaltando a importância do pronto atendimento.

Palavras-chave


avulsão dental; reimplante; questionário.

Texto completo:

PDF


PBOCI is a member of CrossRef and all the content of its journals are linked by DOIs through CrossRef.