Comparação Entre os Prognósticos do Planejamento Cirúrgico Manual ou por Software em Cirurgia Ortognática

Morteza ORDOBAZARI, Masoude DAVOUDIAN, Atousa ORDOBAZARI

Abstract


Objetivo: Avaliar comparativamente o prognóstico do planejamento cirúrgico por software com o método manual.
Método: Radiografias laterais cefalométricas e modelos de estudo pré e pós-cirurgia de vinte pacientes Classe III (12 mulheres e 8 homens, média de idade: 22,5 ± 2,3) que tinham se submetidos à cirurgia no Departamento de Ortodontia. Para o planejamento manual, com combinação de oclusogramas pré e pós-cirurgia com radiografias cefalométricas laterais de cada paciente, foram feitas análises tridimensionais. Prognósticos da movimentação esquelética foram elaborados. Em seguida, mensurou-se tridimensionalmente a movimentação esquelética. Quinze variáveis angulares e lineares foram avaliadas e os resultados analisados estatisticamente. Para cada paciente, o prognóstico manual e por software antes e após a cirurgia foram comparados entre si. O teste t pareado foi usado para verificar possíveis diferenças (p<0,05).
Resultados: Não foram observadas diferenças entre os métodos.
Conclusão: O Software Dolphin Imaging (versão 10) tem boa acurácia para a predição do resultado pré e pós-cirúrgico de cirurgias ortognáticas.

Keywords


Procedimentos cirúrgicos ortognáticos; Validação de programas de computador; Má oclusão de Angle classe III; Orthognathic surgical procedures; Software validation; Malocclusion, Angle class III.



DOI: http://dx.doi.org/10.4034/pboci.v10i2.957

PBOCI IS A MEMBER OF CROSSREF AND ALL THE CONTENT OF ITS JOURNALS ARE LINKED BY DOIS THROUGH CROSSREF.