Comparação das Imagens Radiográficas Digitais e Convencionais em Reabsorções Ósseas Periodontais

Eduardo Fialho de Almeida BRAGA, Pedro Gregol SILVA, Paula Tereza VARDASCA de OLIVEIRA, José Peixoto FERRÃO JÚNIOR, Joel MARQUES

Resumo


Objetivo: Analisar os defeitos ósseos periodontais, pela comparação das imagens digitais (utilizando as ferramentas do Digora® fmx 2.5) com as convencionais na angulação de -10, 0 e +10º, pela análise de três observadores.
Métodos: Para obtenção das imagens foi utilizado um aparelho de Raio-X convencional, com padronização da tomada radiográfica, pela utilização do posicionador do tipo Rinn® e moldagem de resina das superfícies oclusais dos dentes a serem radiografados, nas três incidências radiográficas utilizadas. O contraste e a densidade foram padronizados no emprego do sistema digital Digora®, com as exposições dos Raio-X adequadas a cada região. As radiografias convencionais foram realizadas com películas do tipo Insight da marca Kodak nº 2. As imagens digitais foram analisadas no monitor do computador por meio do software do Digora® 2.5, utilizando a ferramenta para alterações das imagens padrão, 3D e negativa e as convencionais observadas em um negatoscópio apropriado.
Resultados: O resultado estatístico demonstrou diferença significativa na análise entre os observadores, quanto às imagens obtidas, as digitais produziram imagens consideradas de qualidade inferior sem alterações das ferramentas em comparação à radiografia convencional e quando a imagem digital era alterada (brilho, contraste, 3D), a qualidade aumentava significativamente, sendo comparável à produzida pela película convencional. Quanto ao ângulo de incidência do feixe dos Raio-X, não foram detectadas diferenças significativas entre os mesmos, ocorrendo o mesmo quanto ao lado radiográfico.
Conclusão: Os métodos radiográficos convencionais e digitais (quando da utilização das ferramentas para alteração das imagens) não demonstraram diferenças estatísticas na efetividade da quantificação dos defeitos ósseos periodontais.

Palavras-chave


Radiografia; Diagnóstico por imagem; Periodontia.

Texto completo:

PDF


PBOCI is a member of CrossRef and all the content of its journals are linked by DOIs through CrossRef.