A INFLUÊNCIA DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernando Antonio de Melo Pereira, Elane de Oliveira, Jeanne Christine Mendes Teixeira

Resumo


A proposta deste artigo é analisar como se dá a relação entre clima e cultura organizacional em uma escola de ensino fundamental. Foi realizada uma pesquisa com professores da escola Homero de Oliveira Dantas, adotando uma estratégia de pesquisa denominada “triangulação”. Por meio de entrevistas foram abordados os elementos culturais e analisados por meio da análise de conteúdo e, por meio de questionários, foram abordadas as dimensões de clima organizacional propostos por Tamayo (1999). Os dados coletados foram posteriormente submetidos às técnicas de correlação linear e pelo teste não-paramétrico de Kruskal Wallis. Os resultados mostram que todas as dimensões de clima organizacional estão presentes na organização e que a cultura da escola é forte e enraizada, enfatizando a importância de características como a liderança, a gestão participativa e a participação dos colaboradores na tomada de decisão. Tais resultados demonstram que o clima e a cultura organizacional estão ligados intrinsecamente.
Palavras-chave: Clima Organizacional; Cultura; Gestão Escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v14i1.1521

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Qualitas Revista Eletrônica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Qualitas Revista Eletrônica

Campina Grande - PB

ISSN - 1677-4280

Digital Object Identifier (DOI): 10.18391