RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: PERFIL DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DESENVOLVIDAS EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES DO BAIRRO DE HIGIENÓPOLIS, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.

Marcela Barthichoto, Andrea Carvalheiro Guerra Matias, Mônica Glória Neumann Spinelli, Edeli Simioni de Abreu

Resumo


O desenvolvimento sustentável implica em atender as necessidades presentes sem comprometer as necessidades futuras, o qual está diretamente relacionado à justiça social, qualidade de vida e equilíbrio ambiental. Dentro deste contexto, as unidades produtoras de refeições devem adotar práticas que preservem os recursos naturais e diminuam os danos ao ambiente. Este trabalho teve objetivo avaliar práticas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas em Unidades Produtoras de Refeições (UPRs), do bairro de Higienópolis (São Paulo, SP). Para tanto foi aplicado um questionário estruturado, por meio de entrevista abordando informações relativas à realização de seleção e destino de resíduos sólidos; destino do óleo de fritura; consumo médio de água e energia por refeição e utilização de produtos de limpeza biodegradáveis. A maioria dos locais entrevistados não apresentou práticas de produção responsável de refeições, visto que não adotam práticas sustentáveis, como a seleção e correto destino de resíduos, métodos para evitar o desperdício de alimentos, e não priorizando embalagens recicláveis. Tal padrão de comportamento tem reflexos negativos ao meio ambiente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v14i1.1680

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Qualitas Revista Eletrônica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Qualitas Revista Eletrônica

Campina Grande - PB

ISSN - 1677-4280

Digital Object Identifier (DOI): 10.18391