A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS PARA UMA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: um estudo de caso

Carlos Antonio Furtado Dutra

Resumo


Observando o ambiente competitivo em que as organizações procuram maior competitividade e diferenciação no mercado, o presente artigo destina-se para um diagnóstico das competências individuais de funcionários de uma instituição de ensino superior. Fundamentando-se nas teorias da Gestão por Competências, esse mais contemporâneo padrão gerencial tem-se apresentado como uma das opções para a administração de pessoas ordenando de maneira eficiente os colaboradores aos objetivos da empresa assegurando o sucesso empresarial. As considerações aqui apresentadas, constitui-se em um estudo de caso de emprego da Gestão por Competências em uma pequena instituição de ensino privada, a partir do mapa de competências necessárias aos funcionários da empresa estudada. Assim sendo, se apresenta uma metodologia para a administração de métodos e políticas que favoreçam a análise e estruturação de estratégias de Gestão de Pessoas para incorporação de valores que devem ser apreendidos pelos clientes internos e externos.


Palavras-chave


Competências pessoais. Gestão por Competências. Gestão de Pessoas

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DOI: http://dx.doi.org/10.18391/req.v19i2.3007

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