A Gestão da Central de Abastecimento de Goiás (CEASA-GO): seus números e propostas de melhorias

Karla Kellem Lima, Antônio Pasqualetto, Taric Calil, Sergio Duarte de Castro

Resumo


A atividade fragmentada e informal do mercado de hortigranjeiro levou a discussão, no final dos anos 1950, da criação de Centrais de Abastecimento Alimentar (CEASA) no Brasil. O objetivo central deste estudo é compreender a inserção da CEASA de Goiás no mercado nacional e identificar melhorias à gestão da instituição. Metodologicamente, classificou-se a pesquisa em exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e de campo, tendo como objeto de estudo, a CEASA-GO e como instrumento de coleta de dados, um questionário aplicado aos agentes públicos e privados desta Central. Os resultados demonstram que a CEASA-GO teve um enorme crescimento ao longo do tempo. Tal crescimento elevou significativamente o número de empresas, trabalhadores e usuários dentro da instituição, implicando em cada vez mais demandas. Ademais, as exigências de um modelo de gestão mais sustentável dos pontos de vista social e ambiental requerem mudanças que priorizem o meio-ambiente e a sociedade como um todo.        


Palavras-chave


Ceasa. Goiás. Gestão. Hortigranjeiros. Melhorias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18391/req.v18i3.3731

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