A GESTÃO DA RELAÇÃO DE FORNECEDORES A JUSANTE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Juliana Silva Barbosa, Eulalio Campelo Filho

Resumo


O gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e a gestão de relacionamento com fornecedores (SRM) vêm se constituindo em importantes estratégias para as empresas alcançarem vantagens competitivas, por meio do aumento da eficiência da produção e da redução de custos. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a gestão da relação de fornecedores de empresas do varejo de material de construção. Especificamente, realizou-se uma pesquisa com foco nos critérios de seleção e avaliação de desempenho desses atores e seu relacionamento com os parceiros da cadeia. Nesse sentido, empreendeu-se uma survey, realizada mediante aplicação de um questionário junto às empresas do varejo de material de construção, entre os meses de janeiro e maio de 2015. Verificou-se, no estudo, que as empresas entrevistadas utilizam, principalmente, conhecimentos empíricos dos proprietários durante a sua gestão, sendo o preço a variável mais utilizada como critério para a tomada de decisão. Contudo, em alguns segmentos desse setor, já se percebe um avanço quanto à aplicação de técnicas comprovadas de seleção e desenvolvimento de fornecedores.


Palavras-chave


Cadeia de suprimentos. Gestão de relacionamento. Varejo de material de construção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18391/req.v19i1.3840

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