A INFLUÊNCIA DO CONTRATO PSICOLÓGICO NOS RESULTADOS DAS REDES INTER-ORGANIZACIONAIS, ATRAVÉS DOS COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Emerson Wagner Mainardes, Rui Correia, Mario Franco

Resumo


O objectivo deste artigo consiste em demonstrar, conceptualmente, a relevância do contrato psicológico para a performance do funcionamento das redes inter-organizacionais, através da sua influência na emergência de comportamentos de cidadania organizacional. Vários estudos têm revelado que as organizações onde os comportamentos de cidadania organizacional são mais vincados denotam melhores indicadores de eficácia. Parece evidente pressupor que os comportamentos de cidadania organizacional influenciam positivamente os resultados das redes inter-organizacionais. Mas será de facto possível estabelecer alguma relação entre os resultados das redes inter-organizacionais e os comportamentos de cidadania organizacional, associados à eficácia das organizações? Para responder a esta questão central é explorada a relação conceptual entre as dimensões de cidadania organizacional (harmonia interpessoal, espírito de iniciativa, conscienciosidade, e identificação com a organização) e os resultados associados ao funcionamento de redes inter-organizacionais (benefícios estratégicos e económicos, aprendizagem e conhecimento, inovação, e transformações no meio envolvente). São apresentadas proposições a explorar através de futuras investigações dentro desta área de conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v9i3.857

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Qualitas Revista Eletrônica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Qualitas Revista Eletrônica

Campina Grande - PB

ISSN - 1677-4280

Digital Object Identifier (DOI): 10.18391