v. 1, n. 13 (2014)

GÊNEROS DE FICÇÃO, MÍDIAS E EDUCAÇÃO.

É com satisfação que entregamos para a comunidade acadêmica mais um número da Revista Sociopoética. Desta vez, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP), da Universidade Estadual da Paraíba.

Nesta oportunidade, organizamos o dossiê Gêneros de Ficção, Mídias e Educação, buscando focalizar estratégias de ensino, que refletem sobre a ação do texto na vida humana e a escola como “lugar” onde o fazer docente dialoga com práticas sociais de leitura e de escrita. O resultado dessa parceria foi esta coletânea com autores de diferentes universidades do Brasil e de Portugal, interessados na problemática da Educação e da formação de profissionais, que atuam com o texto ficcional em suas práticas pedagógicas.

Considerando o impacto da mídia impressa, televisiva e virtual como fator determinante para o trabalho do professor, que busca fugir de “fórmulas prontas”, os estudos aqui reunidos configuram-se em aportes teórico-metodológicos, e contemplam o uso da língua e da literatura no âmbito da Educação Básica regular e de Jovens e Adultos (EJA).

Como últimas palavras, agradecemos as relevantes contribuições dos pesquisadores envolvidos neste número, e fazemos um convite para a leitura a todos os interessados e/ou envolvidos com essas questões.

Boa leitura!

Simone Dália de Gusmão Aranha
Linduarte Pereira Rodrigues

Sumário

Apresentação

Simone Dália de Gusmão Aranha, Linduarte Pereira Rodrigues
PDF

Artigos

Véronique Le Dü da Silva
PDF
Regina Celi Mendes Pereira
PDF
LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES, Rosely de Oliveira Macário
PDF
Marcelo Medeiros da Silva
PDF
Maria de Fátima Alves
PDF
Roziane Marinho Ribeiro
PDF