LEVANTAMENTO ETNOFARMACOLÓGICO DE ESPÉCIES MEDICINAIS EM ÁREA DA RESERVA FLORESTAL DE CAATINGA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, PE.

Autores

  • Miqueas Oliveira Morais Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Lívia Maria Coelho de Carvalho Moreira Universidade Estadual da Paraíba
  • Delcio de Castro Felismino Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e que apresenta uma elevada fitodiversidade medicinal. Considerando a grande diversidade e importância desse ecossistema para a região, ações de conservação devem ser desenvolvidas no intuito de preservar a flora medicinal da Caatinga. Portanto, o estudo teve como objetivo realizar um levantamento etnofarmacológico de espécies medicinais de um fragmento da reserva florestal de Caatinga, no município de Santa Cruz do Capibaribe. A área está localizada na Fazenda Fieza, agreste de Pernambuco, constituída por 30 hectares. As espécies medicinais foram determinadas a partir do levantamento florístico fitossociológico pela metodologia de trilhas preexistentes, sendo realizadas observações de campo e coleta de material botânico de indivíduos. Durante o levantamento, o material botânico coletado foi devidamente herborizado, exsicatado e em seguida incorporado ao herbário Arruda Câmara/Universidade Estadual da Paraíba. Sendo os resultados correlacionados a literatura especializada usada na Etnomedicina. Foram identificadas e catalogadas 20 espécies de uso medicinal, pertencentes a 10 famílias, sendo a Fabaceae (20%) e Euphorbiaceae (20%) as mais representativas. A parte da planta mais utilizada foi à casca (23,40%), seguida das folhas (17,02%), as formas de uso mais frequentes foram infusão (22,39%) e tintura (17,92%), as indicações para tratamento de processos inflamatórios (10,32%), reumatismo (5,55%) e tosse (5,55%) foram as mais recorrentes. Com base nos resultados, observa-se uma ampla diversidade de plantas medicinais, que possuem grande potencial medicinal cuja exploração pode gerar benefícios diretos, desde que em regime de manejo sustentável.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Silva, M. O. M., Moreira, L. M. C. de C., & Felismino, D. de C. (2023). LEVANTAMENTO ETNOFARMACOLÓGICO DE ESPÉCIES MEDICINAIS EM ÁREA DA RESERVA FLORESTAL DE CAATINGA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, PE. BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, 13(1), 35–40. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/BIOFARM/article/view/2074

Edição

Seção

Artigos