Adoção de Inteligência de Negócio e Big data Analytics (BDA) e Retorno sobre Investimento:

Um Estudo no Setor de Consumo Não Cíclico Listadas na B3 (Brasil-Bolsa-Balcão)

Autores

  • Mamadou Dieng UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Big data, ROI, Analytics

Resumo

O estudo parte do pressuposto teórico da Visão Baseada em Recursos (VBR) de que empresas que possuem recursos de Tecnologia da Informação (TI) tal como Big data e fazem sua aplicação tendem a criar valor ao negócio e conseguem obter maiores suas taxas de retorno sobre o investimento (ROI). Neste contexto, o objetivo do estudo é identificar o uso de big data pelas empresas listadas no setor de consumo não cíclico da B3 (Brasil-Bolsa-Balcão). Para tanto, foram analisadas 25 empresas que compõem esse setor. A pesquisa classifica-se como quali-quanti e caracteriza-se como exploratória e descritiva. Os dados da pesquisa foram coletados através de relatórios de apresentação institucional, de sustentabilidade, relatórios integrados, trimestrais e anuais. Para categorizar os dados da pesquisa segundo os construtos aplicações, dados, analíticos e impactos, utilizou-se o formulário adaptado de Chen, Chain e Storey (2012) e o tratamento dos dados se deu por meio da análise descritiva que explorou a descrição dos construtos do formulário na amostra pesquisada e a análise inferencial a partir do teste não paramétrico U de Mann-Whitney. Os achados apontam parcialmente que a adoção de capacidade ou recursos pode criar valor às empresas, nesse sentido. Esses resultados corroboram com os achados de Krishnamoorthi e Mathew (2018), de que os recursos tecnológicos de big data podem contribuir para gerar informações que adicionam valor à empresa, ou seja, que melhoram a rentabilidade dos investimentos. Essa evidência é suportada também pelo estudo de Bharadwaj (2000), em que, foi descoberto que as empresas com alta capacidade de TI tendem a superar uma amostra de empresas de controle em uma variedade de lucro e medidas de desempenho baseados nos custos, o que é determinante para a maximização da margem de lucro da empresa e assim a rentabilidade dos investimentos.

Biografia do Autor

Mamadou Dieng, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

mamadou@servidor.uepb.edu.br

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Arquivos adicionais

Publicado

17-08-2023

Como Citar

DIENG, M. Adoção de Inteligência de Negócio e Big data Analytics (BDA) e Retorno sobre Investimento:: Um Estudo no Setor de Consumo Não Cíclico Listadas na B3 (Brasil-Bolsa-Balcão). QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2469. Acesso em: 27 abr. 2024.