TRABALHO NA AGRICULTURA E POLÍTICA SALARIAL:
o caso do Complexo Agroindustrial Canavieiro da Paraíba
Palavras-chave:
Política salarial, Trabalho na agricultura, Agroindústria canavieira, Cortadores de cana, Pagamento por produçãoResumo
O artigo discute a política salarial para o trabalho na agricultura praticada pelo Complexo Agroindustrial Canavieiro da Paraíba. O foco são os assalariados rurais inseridos no corte manual da cana-de-açúcar, submetidos às imposições do pagamento por produção. Esta modalidade de salário configura-se enquanto a mais adequada às práticas empresariais em vigência no setor sucroalcooleiro. Em consequência a isso, o texto apresenta a ideia de que a política salarial assentada no pagamento por produção desgasta a vida dos trabalhadores, acirra a exploração, incrementa a taxa de mais-valia e atua como um dispositivo de controle e desmonte do trabalho.
Referências
ALVES, F. Por que morrem os cortadores de cana? In: Rev. Saúde e Sociedade. v. 15, n. 3, p. 90-98, set.-dez. 2006.
BEZERRA, L.; TAVARES, M. A. Produtividade e miséria: o trabalho assalariado nos canaviais da Paraíba. In: Rev. SER Social, Brasília, v. 18, n. 39, p. 562-583, jul.-dez./2016.
BEZERRA, L. O trabalho dos cortadores de cana na Paraíba dos anos 2000: exploração e produtividade. Dissertação (Mestrado em Serviço Social – Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Recife, 2018.
DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O mercado de trabalho assalariado rural brasileiro. Estudos & Pesquisas, n.74, out./2014.
FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 5º ed. São Paulo: Global, 2008.
FETAG-PB. Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba. Entrevista concedida no dia 08/07/2017, pelo Sr. João Antônio Alves, Diretor de Política Sindical da FETAG-PB, Av. Rodrigues de Aquino, 722 – Jaguaribe – João Pessoa – PB.
IAMAMOTO, M. Trabalho e Indivíduo Social. São Paulo: Cortez, 2001.
IANNI, O. A formação do proletariado rural no Brasil. In: STEDILE, J. P. (org.). A questão agrária no Brasil: o debate na esquerda (1960-1980). 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MARX, K. Capítulo inédito d’O Capital: resultados do processo de produção imediato. (Biblioteca Ciência e Sociedade). Publicações Escorpião: Porto, 1969.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
SOARES, José de Nazaré Dantas. Aos facões de ouro, de prata e de bronze: um estudo sobre as condições de vida, trabalho e saúde dos trabalhadores canavieiros do município de Cruz do Espírito Santo-PB no século XXI. (Dissertação - Mestrado em Geografia). Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.