TRABALHO NA AGRICULTURA E POLÍTICA SALARIAL:

o caso do Complexo Agroindustrial Canavieiro da Paraíba

Autores

  • Lucas Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Política salarial, Trabalho na agricultura, Agroindústria canavieira, Cortadores de cana, Pagamento por produção

Resumo

O artigo discute a política salarial para o trabalho na agricultura praticada pelo Complexo Agroindustrial Canavieiro da Paraíba. O foco são os assalariados rurais inseridos no corte manual da cana-de-açúcar, submetidos às imposições do pagamento por produção. Esta modalidade de salário configura-se enquanto a mais adequada às práticas empresariais em vigência no setor sucroalcooleiro. Em consequência a isso, o texto apresenta a ideia de que a política salarial assentada no pagamento por produção desgasta a vida dos trabalhadores, acirra a exploração, incrementa a taxa de mais-valia e atua como um dispositivo de controle e desmonte do trabalho.

Biografia do Autor

Lucas Bezerra, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Lucas Bezerra - E-mail: lucasbezerra.1917@gmail.com

Referências

ALVES, F. Por que morrem os cortadores de cana? In: Rev. Saúde e Sociedade. v. 15, n. 3, p. 90-98, set.-dez. 2006.

BEZERRA, L.; TAVARES, M. A. Produtividade e miséria: o trabalho assalariado nos canaviais da Paraíba. In: Rev. SER Social, Brasília, v. 18, n. 39, p. 562-583, jul.-dez./2016.

BEZERRA, L. O trabalho dos cortadores de cana na Paraíba dos anos 2000: exploração e produtividade. Dissertação (Mestrado em Serviço Social – Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Recife, 2018.

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O mercado de trabalho assalariado rural brasileiro. Estudos & Pesquisas, n.74, out./2014.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 5º ed. São Paulo: Global, 2008.

FETAG-PB. Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba. Entrevista concedida no dia 08/07/2017, pelo Sr. João Antônio Alves, Diretor de Política Sindical da FETAG-PB, Av. Rodrigues de Aquino, 722 – Jaguaribe – João Pessoa – PB.

IAMAMOTO, M. Trabalho e Indivíduo Social. São Paulo: Cortez, 2001.

IANNI, O. A formação do proletariado rural no Brasil. In: STEDILE, J. P. (org.). A questão agrária no Brasil: o debate na esquerda (1960-1980). 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

MARX, K. Capítulo inédito d’O Capital: resultados do processo de produção imediato. (Biblioteca Ciência e Sociedade). Publicações Escorpião: Porto, 1969.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

SOARES, José de Nazaré Dantas. Aos facões de ouro, de prata e de bronze: um estudo sobre as condições de vida, trabalho e saúde dos trabalhadores canavieiros do município de Cruz do Espírito Santo-PB no século XXI. (Dissertação - Mestrado em Geografia). Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

17-08-2023

Como Citar

BEZERRA, L. TRABALHO NA AGRICULTURA E POLÍTICA SALARIAL:: o caso do Complexo Agroindustrial Canavieiro da Paraíba. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 113–127, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2511. Acesso em: 27 abr. 2024.