Indicadores de desenvolvimento socioambiental do assentamento carrasco - Esperança/Alagoa Nova, PB

Autores

  • Hermes Alves de Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Crisólogo Vieira de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Análise multicritério, Assentamento Rural

Resumo

O desenvolvimento rural acompanhou os ditames do desenvolvimento econômico e estruturou-se a partir do modelo da modernização. Amplia-se, atualmente, o debate sobre as potencialidades da agricultura familiar a partir dos assentamentos rurais. Nesse contexto, houve a necessidade de se estabelecer os indicadores de desenvolvimento social, econômico, ambiental e organizacional do Assentamento Carrasco, localizado nos municípios de Esperança e Alagoa Nova, PB, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Os procedimentos metodológicos consistiram na aplicação de questionários e entrevistas, com perguntas envolvendo as dimensões social, econômico, ambiental e organizacional do referido Assentamento, analisando-os dados mediante os métodos da estatística convencional e a da multicritério. Os principais resultados encontrados indicaram que a agricultura familiar, desenvolve-se, com base nos princípios agroecológicos e na preservação da vegetação nativa. As poucas orientações técnicas contribuem para o manejo diversificado de cultivos e da criação de pequenos animais. Embora a renda seja baixa, mas permita a permanência do assentado no campo e a maior parte da produção é usada no consumo próprio. O aporte oriundo dos benefícios sociais complementa a renda, sendo a Bolsa Família, o mais expressivo, seguidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Seguro Safra. Os indicadores sociais mostraram que há necessidade de investimento, sobretudo na melhoria e/ou no acesso à educação, assistência técnica, no sistema de organização e no incentivo aos jovens para permanecer no campo.

Biografia do Autor

Hermes Alves de Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Hermes Alves de Almeida E-mail: hermes_almeida@uol.com.br

Crisólogo Vieira de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Crisólogo Vieira de Souza

Referências

ABRAMOVAY, R. Reforma Agrária. Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária, v.28, n. 1, 2, 3 e 29, n. 1, jan./dez 1998 e jan./ago. 1999.

ALMEIDA, J. D. Ideologia do progresso a ideia de desenvolvimento (rural) sustentável. In ALMEIDA, J. E NAVARRO, Z. Reconstruindo a Agricultura: ideias e ideias na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: 2ª ed. EdUFRGS, 1998.

BALSAN, R. Impactos decorrentes da modernização da agricultura brasileira. Revista de geografia agrária, v. 1, n. 2, p. 123-151, 2006.

BRANDÃO, C. Desenvolvimento nacional, políticas regionais e o poder de decisão segundo Celso Furtado. Cadernos do Desenvolvimento, v.7, p.101-115, 2010.

BRASIL, Lei 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União, dia 25/07/2006. Disponível em: <http://www010.dataprev.gov.br/. Acesso em 12 de setembro de 2014.

CAMPANHOLA, C. S., SILVA, J. G. Diretrizes de Políticas Públicas para o Novo Rural Brasileiro: Incorporando a Noção de Desenvolvimento Local. In: Encontros de Socialização dos Conceitos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER. MDA, agosto / setembro, Curitiba/PR, 2005.

CORRÊA, A. M. C. J.; Crócomo, F. C.; Montebelo, M. I. L.; Figueiredo, N. S. Bem-estar, pobreza e desigualdade de rendimentos entre as pessoas ocupadas na agricultura brasileira. Pensamento & Realidade, 12, 17-42, 2003.

DAVID, C. de. Agricultura Familiar em Assentamentos Rurais: contribuições à dinâmica regional do sul do estado do Rio Grande do Sul. In: MARFON, Glaucio José;

PESSÔA, Vera Lúcia (orgs.). Agricultura, desenvolvimento e transformações socioespaciais: reflexões interinstitucionais e construção de grupos de pesquisas no rural e no urbano. Uberlândia: Assis Editora, 2008, p. 15-37.

FERNANDES, L. A.; COTRIM, M.; FLECK, L.F.; MELGAREJO, L.; OLIVEIRA, A. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para Assentamentos de Reforma Agrária. VII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Fortaleza, 28 a 30.11.2007.

FREITAS, A. L. P.; MARINS, C. S.; SOUZA, D. O. A metodologia de multicritério como ferramenta para a tomada de decisões gerenciais: um estudo de caso. GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Ano 1, nº 3, p. 51-60, 2006.

GRAZIANO NETO, F. Qual reforma agrária? terra, pobreza e cidadania. São Paulo: Geração Editora, 1996, p. 39-110.

GOMES, L.F.A.M.; ARAYA, M.C.G.; CARIGNANO, C., Tomada de Decisões em Cenários Complexos: Introdução aos Métodos Discretos do Apoio Multicritério à Decisão. São Paulo: Thomson, 2004.

IBGE. Censo Agropecuário 2006. Agricultura Familiar. Primeiros resultados. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Disponível em //www.ibge.gov.br...Acesso em 10.08.2014.

KHAN, A. S.; NEIVA, A. C. G. R.; SILVA, L. M. R. Projeto São José e o desenvolvimento rural no estado do Ceará. Revista de Economia e Sociologia Rural, 39(3), 143-171, 2001.

MARIANO, J. L.; LIMA, R. C. A desigualdade da renda rural no Nordeste: uma análise de desagregação do coeficiente de Gini e da sensibilidade do índice do bem estar de Sen. Análise Econômica, 16(24), 103-118, 1998

RAMPAZZO, S. E. A questão ambiental no contexto do desenvolvimento econômico. In: BECKER, D. F. (Org.). Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997. p. 157-188.

RIBAS, M. M. P. Condicionantes de Desenvolvimento local dos Assentamentos Rurais em Mato Grosso do Sul: O caso de Capão Bonito II, em Sidrolândia. Dissertação do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2003.

SACHS, I. Desarrollo sustentable, bio-industrialización descentralizada y nuevas configuraciones rural-urbanas: los casos de India y Brasil. Pensamiento Iberoamericano, 46, 235-256, 1990.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Ed. Garamond, Rio de Janeiro, 2000, 96 p.

Arquivos adicionais

Publicado

30-08-2023

Como Citar

ALMEIDA, H. A. de A.; SOUZA, C. V. de. Indicadores de desenvolvimento socioambiental do assentamento carrasco - Esperança/Alagoa Nova, PB. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 147–164, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2583. Acesso em: 27 abr. 2024.