Políticas públicas para pessoas com deficiência em angola

Autores

  • Andrea Yumi Sugishita Kanikadan UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Cleiver Elieth Ventura Silvestre UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Pessoa com deficiência, Angola

Resumo

Este estudo busca conhecer as políticas públicas existentes para pessoas com deficiência em Angola. Dada à crescente necessidade de torná-la visível para a sociedade, passou a ser questão fundamental na efetivação da inclusão social. O início deste movimento está relacionado a algumas manifestações sociais que surgiram, pressionando governos que passaram a se dedicar em criar políticas públicas com o objetivo de promover a inclusão social e garantir direitos e deveres das pessoas com deficiência. Assim sendo por meio da análise de documentos oficiais e da realização de entrevistas, buscou-se realizar um levantamento das políticas públicas para as pessoas com deficiência e sua importância para a inserção destas pessoas na sociedade. Trata-se de identificar os problemas enfrentados pelas famílias que têm membros com deficiência e as leis e diversos projetos existentes nessa área de estudo. Nota-se que mesmo que o governo de Angola realize grandes esforços em favor da criação de políticas públicas para pessoas com deficiência, a sociedade ainda não vê a inclusão do deficiente em várias esferas.

Biografia do Autor

Andrea Yumi Sugishita Kanikadan, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Andrea Yumi Sugishita Kanikadan akanikadan@unilab.edu.br

Cleiver Elieth Ventura Silvestre, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Cleiver Elieth Ventura Silvestre

Referências

ANGOLA. MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Manual de Recursos de Apoio à Deficiência. LUANDA, 2016.

ANGOLA. Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. Direitos inclusão e participação convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo opcional. Luanda, 2014.

ANGOLA. Plano estratégico de desenvolvimento da educação especial para o período de 2007-2015. Cap I- Antecedentes /Contexto. Luanda: Instituto Nacional de Educação Especial, 2006.

ARANHA, Maria. Paradigmas da Relação da Sociedade com as Pessoas com Deficiência. RMPT: ano XI.no21.pp160-173.Março, 2001.

ARAÚJO, Gilmar Vieira; BARBOSA JUNIOR, José Alberto. O dano moral decorrente da discriminação da pessoas com deficiência física no ambiente de trabalho. Revista Jornada Científica. v. 1 n. 2 (2016): Educação e Sociedade, Lorena, SP.

BAROLO, Lorena, at al. Breve histórico da deficiência e os seus paradigmas. RNEPIM, Curitiba, v.2, p.123 -144. 2011

CAPELLA, N. Cláudia Ana. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. RBIBCS. Vol. 61, 2006.

GUGEL, Maria. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade: Segundo AMPID. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 11. Jun.2017.

KASSAR M.C.M(org): Diálogos com a diversidade: sentidos da inclusão. CAMPINAS. MERCADO DE LETRAS, 2011.

OLIVEIRA, A.A.S.; POKER, R.B. Educação Inclusiva e Municipalização: Experiência em Educação Especial de Paraguaçu Paulista. Rev. Bras. Esp.v8, n2. p.233-244. Jul. Dez, 2002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em 04 jun 2017.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Convenção no 159 sobre Reabilitação Profissional e Emprego (Pessoas com Deficiência). Genebra, 1983.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial sobre a deficiência / World Health Organization, The World Bank ; tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo: SEDPcD, 2012.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Termologia Sobre Deficiência de Reabilitação. In: Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, ano V, n. 24, jan./fev. 2002.

SILVA, Lidia. M. DA.

Educa çã o Inclusiva e Forma çã o de Professores . 90f. Trabalho

de Conclus ã o de Curso Instituto Federal de Educa çã o, Cuiab á MT, 2009.

SOUZA, Celina. Estado da Arte da Pesquisa em Pol

í ticas P ú blicas. In: HOCHMAN, G.,

ARRETCHE, M., MARQUES, E., orgs. Pol í ticas p ú blicas no Brasil . Rio de Janeiro:

Editora FIOCRUZ, 2007.

TEIXEIRA, Marina. C. A. Políticas Públicas Para Pessoas Com Deficiência No Brasil. 2010. 130f. Dissertação de Mestrado-FGV, São Paulo, 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

30-08-2023

Como Citar

KANIKADAN, A. Y. S.; SILVESTRE, C. E. V. Políticas públicas para pessoas com deficiência em angola. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 40–58, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2589. Acesso em: 27 abr. 2024.