QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SETOR DE GOVERNANÇA DOS HOTÉIS DE PEQUENO PORTE DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Paula Dutra Leão de Menezes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Carla da Silva Santana UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Ediomara Lucindo Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Maria Lindacy Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Setor de Governança, Hotéis de pequeno porte, João Pessoa

Resumo

A qualidade na prestação de serviços está associada a satisfação dos diversos colaboradores da empresa e propiciará bons resultados ao estabelecimento. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo diagnosticar a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho e, consequentemente, determinar a percepção sobre a qualidade de vida no trabalho das funcionárias do setor de governança dos hotéis de pequeno porte dos bairros de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco localizados na orla da cidade de João Pessoa. Quanto aos meios de investigação, foi aplicado questionário fechado com as governantas e camareiras. Constatou-se que não existe diferente percepção entre as funcionárias em cargo de chefia (governantas) e as funcionárias do setor (camareiras) sobre os estabelecimentos pesquisados. De modo geral, os resultados obtidos são positivos no que se refere as questões analisadas e aos fatores que determinam a satisfação no ambiente de trabalho e a qualidade de vida no trabalho. Contudo, no que concerne à remuneração registra-se alto índice de insatisfação pelas funcionárias de modo que os gestores deveriam se ater na possibilidade de minimizar tal insatisfação.

Biografia do Autor

Paula Dutra Leão de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Paula Dutra Leão de Menezes - E-mail: leaopaula@ccta.ufpb.br

Carla da Silva Santana, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Carla da Silva Santana

Ediomara Lucindo Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Ediomara Lucindo Silva

Maria Lindacy Soares, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Maria Lindacy Soares

Referências

ABNT, NBR 15047. Turismo – Camareira ou arrumador – Competência de pessoal. 1 ed. Rio de Janeiro, 2004.

ABNT, NBR 15045. Turismo – Chefe de governança – Competência de pessoal. 1 ed. Rio de Janeiro, 2004.

ALCÂNTARA, C. S. de. A cidade e a história- O Hotel Globo. 2016. Disponível em:< http://acidadeeahistoria.blogspot.com/2016/11/o-hotel-globo-esta-te-esperar.html > Acesso em: 14 de agosto de 2018.

BAGGIO, M. A. Relações humanas no ambiente de trabalho: o (des) cuidado de si do profissional de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem 2007;28(3):409-15. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4695> Acesso em: 07 de novembro de 2018.

BLIKSTEIN, I. A importância da comunicação. Debates GVsaúde - Primeiro Semestre de 2008 - Número 5. Disponível em:<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/debatesgvsaude/article/view/23460 > Acesso em:06 de novembro de 2018.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. Edição compactada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

CASTELLI, G. Hospitalidade na perspectiva da gastronomia e da hotelaria. São Paulo: Saraiva, 2005.

______. Administração Hoteleira. Caxias do Sul. EDUCS,2006.

CHAGAS, A; CARDOSO, A. L.; PARANHOS, P.; ALMEIDA, T.; MOURÃO, Y. 2005. Um Estudo sobre Habilidades Empáticas e sua importância nos Relacionamentos Interpessoais no Ambiente Organizacional. Disponível em: <http://www.professores.aedb.br/seget/artigos05/314_Habilidades%20Empaticas%20-%20Artigo%20-%20180905.pdf > Acesso em: 06 de novembro de 2018.

CORRÊA, R. A. Alves. 1993. Qualidade de vida, qualidade do trabalho, qualidade do atendimento público e competitividade. Disponível em:< http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8707/7437 >Acesso em: 03 de novembro de 2018.

DANTAS, M. J. Entrevista- Maria José Dantas: a dama da governança hoteleira. 2013 In: Revista Hotéis. Disponível em:<http://www.revistahoteis.com.br/entrevista-maria-jose-dantas-a-dama-da-governanca-hoteleira/ >Acesso em: 07 de outubro de 2018.

DE SOUZA COSTA, D.; BALDUINO, J. C.; PINTO, R. F.: MENEZES, P. D. L. A mulher no trabalho: a situação de funcionárias da hotelaria de João Pessoa – PB. In: Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, vol. 1, n.2, p. 36-48, 2011. Disponível em: < http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur > Acesso em: 18/01/2019.

DI MURO, L. Manual prático de recepção hoteleira. 2 ed. São Paulo. Roca, 2014.

FRANÇA, A. C. L. Qualidade de Vida no Trabalho: Conceitos, abordagens, inovações e desafios nas empresas brasileiras.Vol.1.Rio de janeiro,1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

_______. Administração de recursos humanos: Um enfoque profissional. São Paulo: Atlas. 2012.

GROSSKO, C. L. da S. 2010. A busca pela realização profissional. Disponível em:< http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-busca-pela-realizacao-profissional/44288/ >Acesso em: 01 de novembro de 2018.

HARRISON, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. Porto alegre: Bookman, 2005.

JEUNON, E. E.; MENICUCCI, C. M. B. de F. O turnover na hotelaria econômica: um estudo nos hotéis IBIS de Belo Horizonte e Betim. V Seminário da Associação Nacional de pesquisa e pós-graduação em Turismo. Belo Horizonte-MG. 25 e 26 de agosto de 2008. Disponível em:< https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/100.pdf > Acesso em: 06 de novembro de 2018.

LOPES, A. S.; VILKAS, A. C.; WADA, E. K. Hotelaria – no contexto da hospitalidade e dos recursos humanos. In: Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 8, Número 2, dez. 2018, p. 62-80. Disponível em: < http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur > acesso em: 18/01/2019.

MARTINEZ, M. C.; PARAGUAY, M. I. B. Satisfação e saúde no trabalho – aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2003. vol. 6. p. 59-7 Disponível em:< https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102004000100008&script=sci_arttext&tlng=en >Acesso em: 06 de novembro de 2018.

MORIN, E. M. 2001. Os sentidos do trabalho. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n3/v41n3a02.pdf > Acesso em: 03 de março de 2019.

NETO, M. T. Reis. 2014. A remuneração variável na percepção dos empregados e suas consequências na motivação e no desempenho. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-9BFH7E>Acesso em: 05 de novembro de 2018.

LEANDRO, A. G. O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. João Pessoa, 2006. Disponível em: <http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/aldo_leandro.pdf>Acesso em: 09 de agosto de 2018.

LUCENA, F. 2015.História do Copacabana Palace. Disponível em<https://diariodorio.com/historia-do-copacabana-palace/>Acesso em: 02 de outubro de 2018.

MACHADO, C. 2013. Comprometimento e responsabilidade no trabalho. Disponível em:<http://www.progresso.com.br/cultura/danca/comprometimento-e-responsabilidade-no-trabalho/87433 >Acesso em: 02 de novembro de 2018.

OLIVEIRA, G. B. Camareira.1.Ed.2013.

PAULA, P. V. de.; BRAÚNA, Y. R.; PAIVA, R. A. Turismo e arquitetura moderna: o hotel Tambaú em João Pessoa, de Sérgio Bernades. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, 2017. Disponível em:< http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/26793 > Acesso em: 08 de agosto de 2018.

RODRIGUES, M. V. C. Qualidade de Vida no Trabalho – Evolução e Análise no nível gerencial. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

ROIM, T. P. B.; GONÇALVES, A. 2012. A nova classificação hoteleira – resorts. Disponível em< http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/g4cFAsZQpaXUswI_2013-5-23-18-9-56.pdf>Acesso em: 03 de agosto de 2018.

RIBEIRO, L. A.; SANTANA, L. C. Qualidade de Vida no Trabalho: fator decisivo para o sucesso organizacional. Revista de iniciação cientifica, vol. 02, p.75-96, jun 2015. Disponível em: < www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/06_QUALIDADE_VIDA_TRABALHO.pdf>Acesso em: 10 de setembro de 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

31-08-2023

Como Citar

MENEZES, P. D. L. de; SANTANA, C. da S.; SILVA, E. L.; SOARES, M. L. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SETOR DE GOVERNANÇA DOS HOTÉIS DE PEQUENO PORTE DE JOÃO PESSOA-PB. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 166–187, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2600. Acesso em: 24 nov. 2024.