
Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

 

IMPRENSA E POLÍTICA EXTERNA EM TEMPOS DE ABERTURA POLÍTICA: 
O RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA NAS PÁGINAS 

DA REVISTA VEJA 
PRESS AND FOREIGN POLICY IN TIMES OF POLITICAL OPENING: 

RECOGNITION OF ANGOLA'S INDEPENDENCE ON VEJA MAGAZINE 

Adriano de Freixo  1

Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais 
Universidade Federal Fluminense (UFF) 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil 

Jacqueline Ventapane Freitas  2

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil 

Resumo: Em novembro de 1975, o Brasil foi o primeiro Estado estrangeiro a reconhecer a independência 
de Angola, apesar desse processo ter ocorrido sob a liderança de uma organização de tendências 
esquerdistas, o MPLA, e do governo ditatorial brasileiro ser profundamente anticomunista. Esse gesto 
representou o auge de uma política externa de viés autonomista e desenvolvimentista, implementada pelo 
governo do General Geisel (1974-1979), cujas origens remontam à “Política Externa Independente”, do 
início dos anos 1960, e que ficaria conhecida como “Pragmatismo Ecumênico e Responsável”. Estes 
acontecimentos tiveram uma cobertura relativamente livre e ampla da imprensa brasileira, apesar da 
censura aos meios de comunicação ainda estar vigente no período. Partindo destas premissas, este artigo 
analisa e discuti a cobertura da revista VEJA sobre o reconhecimento da independência de Angola pelo 
governo brasileiro, procurando compreender seu papel como ator político durante o processo de transição 
democrática e identificar setores e interesses que ela buscava representar. 

Palavras-Chave: Revista VEJA. Independência de Angola. Imprensa. Política Externa Brasileira. 
Governo Ernesto Geisel 

Abstract: In November 1975, Brazil was the first foreign state to recognise Angola's independence, 
although leadership of a left-wing organisation, the MPLA, carried out this process, with the profoundly 
anti-communist orientation of the Brazilian dictatorial government. This gesture was the culmination of 
an autonomous and developmental foreign policy implemented by General Geisel administration 
(1974-1979), whose origins go back to the “Independent Foreign Policy” of the early 1960s, and which 
would be known as “Ecumenical and Responsible Pragmatism”. These events were broad and relatively 
free covered by the Brazilian press, although media censorship was still in effect at the time. Based on 
these premises, this article aims to analyse and discuss the coverage of VEJA magazine on the recognition 
of Angola's independence by the Brazilian government, seeking to understand the role of this publication 
as a political actor during the democratic transition process and to identify sectors and interests that 
sought to act in this process. 

Key-words: VEJA Magazine. Angola’s Independence. Press. Brazilian Foreign Policy. Ernesto Geisel 
Administration. 

 adrianofreixo@id.uff.br 1

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0361-8565

 jacventapane@gmail.com 2

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1491-1828

107

mailto:adrianofreixo@id.uff.br


Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Recebido:31/03/2021 
Aprovado: 31/07/2021 
DOI: 10.29327/252935.13.1-6 

Considerações iniciais 

Em abril de 1974, o mundo foi surpreendido pelo movimento militar que levou à queda da quase 

cinquentenária ditadura portuguesa, que havia sido instaurada em 1926, a partir de um golpe militar, 

e que, em 1933, tomaria as suas feições definitivas – o chamado “Estado Novo” - com a 

consolidação de António de Oliveira Salazar como homem forte do regime (Maxwell, 1999; 

Meneses, 2011). Naquele momento, teve início um conturbado processo revolucionário que fez com 

que Portugal se tornasse o centro das atenções internacionais, com as grandes potências 

acompanhando, com atenção e apreensão, os acontecimentos no pequeno país ibérico. 

Apesar do ímpeto radical e das posições mais à esquerda dos integrantes do Movimento das 

Forças Armadas (MFA) - o grupo que havia articulado a derrubada de Marcello Caetano, sucessor 

de Salazar na presidência do Conselho de Ministros -, a presença de um antigo integrante da cúpula 

militar do regime salazarista, o General António de Spínola, e de outros elementos conservadores na 

Junta de Salvação Nacional e do Governo Provisório que se estabeleceram após o 25 de Abril, fez 

com que a maior parte dos países com os quais Portugal mantinha relações diplomáticas 

reconhecesse, quase de imediato, o novo poder político instaurado no país (Ferreira, 1994). No caso 

do Brasil, o reconhecimento foi feito em 27 de abril, logo após a Revolução e ainda no início do 

governo de Ernesto Geisel (1974-1979). 

No centro do processo de crise da ditadura salazarista, que culminou na Revolução dos 

Cravos, estava questão africana e as guerras de libertação nos domínios ultramarinos de Portugal. 

As pressões internacionais pela descolonização e o apoio da maior parte da opinião pública 

portuguesa aos movimentos independentistas fizeram com que o governo provisório aprovasse, em 

julho de 1974, a lei número 7, que reconhecia o direito dos territórios ultramarinos à independência 

e à autodeterminação. Em agosto do mesmo ano, Kurt Waldheim, então Secretário-Geral da ONU, 

visitaria Portugal, manifestando a posição da Comunidade Internacional em favor de uma solução 

imediata e satisfatória para o problema das colônias (Ferreira, 2000). 

No momento em que todas estas transformações ocorriam em Portugal e na África 

Portuguesa, o regime ditatorial brasileiro, implantado em abril de 1964, já demonstrava sinais de 

esgotamento. O modelo econômico que garantiu, a partir de 1968, altas taxas de crescimento anual 

para a economia brasileira, não ficou imune aos impactos das transformações pelas quais passava a 

108



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

economia do mundo capitalista, com a intensificação do processo de concentração de capital em 

escala global. 

Em termos políticos, o General-Presidente Ernesto Geisel dava início ao processo de 

abertura definido pelo próprio como uma “distensão lenta, gradual e segura”. Nesse contexto, o 

tradicional binômio “desenvolvimento e segurança”, formulado pela ESG (Escola Superior de 

Guerra) - que norteou tanto a política interna, quanto a externa dos governos militares - se 

ressignificaria na ideia de “o máximo de desenvolvimento possível, com o mínimo de segurança 

indispensável”. 

Assim, para o desenvolvimento econômico e industrial do país, o governo brasileiro via 

como necessário garantir um espaço de atuação internacional e de autonomia política na condução 

das questões econômicas, buscando incrementar a exportação de seus produtos e, ao mesmo tempo, 

obter o capital e a tecnologia necessários a esse desenvolvimento. 

Os militares almejavam uma posição de importância no cenário mundial para o país, dentro 

da perspectiva de um “Brasil Grande”, que estaria mais de acordo com suas dimensões continentais, 

assumindo, assim, o papel de ator ativo, e não mais de mero espectador do que ocorria no Sistema 

Internacional (Garcia, 1997). 

Ao articular a política externa à busca pelo desenvolvimento, instrumentalizando-a para 

conseguir os recursos financeiros e tecnológicos para dar suporte às suas ações, o governo Geisel 

viria a representar o ápice de uma política autonomista e de diversificação de parcerias estratégicas, 

em uma linha de ação que remontava à Política Externa Independente (PEI) do início da década de 

1960. Neste sentido, as orientações da política externa do governo Geisel foi sentido de 

“desvincular os interesses nacionais brasileiros da doutrina das fronteiras ideológicas, adequando-os 

à cambiante conjuntura internacional” (Gonçalves & Miyamoto, 1993, p. 230) 

De imediato, Geisel teria que enfrentar o desafio de manter os altos índices de crescimento 

econômico dos anos anteriores, resultantes, em grande parte, do chamado “Milagre Econômico”, 

em meio a uma conjuntura internacional bastante desfavorável, pois seu governo seria diretamente 

impactado pela primeira crise do petróleo, que se iniciou em 1973. 

As decisões sobre o acordo nuclear com a República Federal Alemã e a aproximação com os 

países do Oriente Médio e com os países da África Negra - estes dois últimos grupos, importante 

fornecedores de petróleo - surgiram, assim, como decorrência da necessidade de buscar novos 

parceiros que pudessem viabilizar o desenvolvimento nacional, mesmo diante da grave crise que 

limitou enormemente as fontes de financiamento externo e aumentou, sobremaneira, a dívida 

externa do Brasil (Vizentini, 1998; Saraiva, 1996). 

109



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Esse quadro internacional de crise, que caminhava ao lado da percepção de que o modelo 

ditatorial instituído não tinha mais as bases de sustentação de quando se iniciou, em 1964, levou 

também à reformulação das perspectivas geopolíticas de parte expressiva da elite militar, 

consolidando a ideia de que o aspecto ideológico não deveria ser o parâmetro mais forte a nortear a 

atuação internacional do país. Por outro lado, é importante ressaltar, também, que o processo de 

transição democrática e as questões de política exterior interagiram entre si de forma bastante 

significativa, com Geisel instrumentalizando o processo decisório de política externa para fortalecer 

seu projeto político de controlar as forças de oposição, inclusive as existentes no interior das Forças 

Armadas (Spektor, 2009). 

Nesse sentido, o elemento econômico tornar-se-ia central, o que levou à necessidade 

premente de busca por novos mercados, não apenas para o suprimento de petróleo, mas também 

para a construção de novas parcerias estratégicas. Assim, o afastamento de Portugal da África, após 

a Revolução dos Cravos, abriu uma janela de oportunidades para os interesses brasileiros nas ex-

colônias portuguesas naquele continente. 

Dentre os antigos territórios coloniais portugueses, Angola viria a ser o de maior interesse 

para o Brasil, não apenas pelos laços culturais e históricos que ligavam os dois países, mas, 

principalmente, por sua importância econômica e sua posição estratégica no Atlântico Sul. As 

mudanças que ocorriam na África portuguesa, portanto, eram alvos de atenção especial da 

diplomacia brasileira. Se, até então, as relações Brasil-África Lusófona se estabeleciam via Lisboa, 

a partir do processo de libertação das colônias portuguesas estas relações passariam a se dar 

diretamente com os novos Estados independentes que então se constituíam. 

Assim, em decorrência dos interesses brasileiros em África e da presença de uma numerosa 

comunidade lusa no Brasil, tanto o processo revolucionário português, quanto a descolonização dos 

antigos territórios ultramarinos lusos despertaram bastante atenção da imprensa e da opinião pública 

brasileira. Entretanto, se os acontecimentos em Portugal foram vistos sob um prisma de certa 

normalidade, o que se traduziu no imediato reconhecimento do novo governo português e de uma 

posição praticamente consensual das elites políticas, econômicas e militares em torno da questão, 

como se percebe na cobertura midiática desses eventos, o mesmo não ocorreu em relação ao 

processo de independência de Angola e o subsequente reconhecimento do governo do MPLA 

(Movimento Popular de Libertação de Angola) pelo Brasil. 

Diferentes setores do aparato estatal e da sociedade brasileira se posicionaram de maneira 

distinta em relação a essas duas questões e encontraram na imprensa, que gradativamente começava 

a ter maior liberdade de atuação, o espaço para que essas diferentes visões fossem apresentadas para 

110



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

a opinião pública, o que expôs, inclusive, alguns dos embates políticos ocorridos no âmbito interno 

do governo durante o processo de transição democrática. 

Nessa visada, a imprensa deve ser compreendida como um dos atores políticos domésticos 

que interferem nas decisões da política externa adotada pelo Estado, podendo ser associada àquilo 

que Duroselle (2000) designou de forças profundas - o conjunto de forças sociais, políticas, 

econômicas e culturais, que busca exercer algum tipo de pressão sobre os “homens de Estado” -, 

que tanto podem influenciar quanto pressionar os governos e, por consequência, os Estados, na 

adoção e nos rumos das suas políticas externas. 

Por outro lado, ela funciona também como um meio por meio do qual se travam debates 

entre grupos distintos, traduzindo então múltiplos interesses existentes na sociedade. Nas análises 

desenvolvidas neste artigo, procura-se entender a imprensa como um ator doméstico, mas que 

desempenha um papel importante no âmbito da política externa, por meio da influência exercida 

sobre a opinião pública ou procurando realizar pressões indiretas – via classe política – sobre o 

Executivo e os formuladores dessa política (Hill, 2003). 

1. Imprensa, Abertura Política e Política Externa 

Dez anos após o golpe de 1964, iniciar-se-ia a longa fase de transição para a democracia no Brasil, 

em um processo “lento, gradual e seguro” tutelado pelos militares, sob o comando do novo governo 

do também general Ernesto Geisel. Na esteira dessa distensão, a liberalização da imprensa se deu de 

forma paulatina, a partir de uma estratégia bem definida, alternando entre medidas que afrouxavam 

os mecanismos da censura e outras que acentuavam o caráter repressivo do regime. 

Autores, como Abreu (2003), percebem que a relação da imprensa com as questões de 

política exterior durante os anos da ditadura se estabeleceria como uma alternativa de luta 

democrática diante da censura e dos limites impostos à liberdade de expressão, com o noticiário 

internacional funcionando como uma espécie de “válvula de escape”. 

Da mesma maneira que o noticiário econômico ganhara espaço por conta dos problemas da 

censura com os assuntos da política, o noticiário internacional, em tese, teria sofrido uma censura 

menor, tendo sido permitido até mesmo a publicação de temas aparentemente conflitantes com o 

momento político autoritário no país. 

Indo na mesma direção, Natali (2004) afirma que os jornais cobriam temas internacionais 

sem muitas limitações da censura, exceto aquelas decorrentes de sua própria autocensura, com 

notícias que, paradoxalmente, iam das ações espetaculares dos guerrilheiros Tupamaros à vitória do 

socialista Salvador Allende ou do golpe que o derrubaria, em 1973, às denúncias feitas pela Anistia 

111



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Internacional ou pela Comissão de Direitos Humanos da OEA contra o governo do general Augusto 

Pinochet, entre diversos outros assuntos impensáveis de serem abordados caso estivessem 

relacionados à política nacional. 

Apesar disso, Almeida (2009) ressalta que cerca de 16% do noticiário internacional da VEJA 

também sofreu censura. Essa visão traduz uma perspectiva que percebe a imprensa, nesse contexto, 

como um ator eminentemente democrático. 

É importante ressaltar, porém, que, naquele momento, a imprensa brasileira já buscava 

estabelecer e ampliar espaços de influência junto aos atores políticos de maior relevância. Nesse 

sentido, a maior abertura aos assuntos internacionais e às questões relacionadas à política exterior 

devem ser entendidas para além de serem simplesmente uma alternativa à censura que ela sofria no 

tocante às questões da política doméstica. Mais do que ser um espaço que a imprensa encontrou 

para “fugir” do cerceamento daqueles anos, pode-se pensar essa relação na perspectiva de que uma 

decisão de política exterior consiste em uma decisão de política pública e não um assunto distante 

do campo doméstico, envolvendo interesses múltiplos e não apenas governamentais. 

Dassin (1984) afirma que as múltiplas conexões entre a imprensa e a transição democrática 

não foram examinadas em todos os seus detalhes, prevalecendo uma visão idealizada do papel 

contestador da imprensa em relação às práticas autoritárias do regime, principalmente no que se 

refere à censura. Por outro lado, também não se pode aceitar a visão simplista de que os veículos de 

comunicação de massa seriam tão somente instrumentos ideológicos a serviço do Estado. Deve-se 

compreender a imprensa como uma instituição que reflete as ligações complexas que se 

estabelecem entre os setores dominantes e os setores dominados da sociedade em todos os níveis: 

entre o Estado, o público e os proprietários e funcionários das organizações de mídia. 

Isso pode ser percebido na forma e na organização dos temas abordados pelos meios de 

comunicação. Neste recorte, é possível perceber que o noticiário internacional tinha estreita relação 

com as questões econômicas do país, principalmente nas temáticas que envolviam problemas 

energéticos e os conflitos dele decorrentes, que contrapunham interesses externos, o empresariado 

nacional e o próprio governo, como se verá adiante. Assim, nesse contexto, questões relativas aos 

processos decisórios em política externa acabavam por imbricar-se com os questionamentos ao 

processo político interno e ao modelo econômico estatizante. 

Ao se identificar os meios de comunicação - mais especificamente a chamada grande 

imprensa ou a imprensa hegemônica - como parte da estrutura do poder societal, cuja produção 

textual “favorece[m] as histórias sobre pessoas, os grupos ou as instituições mais poderosas da 

sociedade”, esses passam a assumir o papel de “elites simbólicas” (Van Dijk, 2012, p. 74). Ao 

112



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

mesmo tempo, também se constituem em espaços de disputas por hegemonias que ocorrem tanto 

entre essas elites, quanto a partir de forças contra hegemônicas. 

Via de regra, essa grande imprensa tem o grosso de sua circulação entre as elites que 

exercem, simultaneamente, os papeis de fontes, protagonistas e leitoras das notícias, excluindo, 

assim, a grande maioria da população da dimensão do espaço público dos meios de comunicação e 

reforçando o caráter excludente da agenda nacional. Um dos campos em que mais se evidencia esse 

afastamento da pauta pública, mantendo-se na esfera restrita das elites, é o da política externa, em 

que se pode identificar uma “pouca mobilização” da opinião pública por esses meios de 

comunicação, exceto em momentos em que essa mesma elite busca o apoio às suas demandas e 

decisões. 

Na realidade, quando se trata de meios de comunicação, deve-se compreender que eles se 

constituem em mais um dentre os diversos atores que buscam obter o atendimento de suas 

demandas na agenda política do governo. 

No debate sobre os possíveis efeitos que as relações entre mídia e política exercem no 

campo da política externa ainda não há um consenso claro sobre quais e como - e se – eles, 

efetivamente, influenciam o processo de tomada de decisões. (Almond, 1950; Hill, 2003; Gilboa, 

2002; Naveh, 2002). Mesmo em regimes democráticos, há a possibilidade de controle da 

informação por parte do governo nos assuntos relacionados à política exterior, visto que ele pode 

empregar armas ideológicas de propaganda – como o discurso do “anticomunismo”, a demonização 

de um inimigo ou supostas ameaças à segurança nacional - para manter o controle da mídia e criar 

um consenso na sociedade em apoio às suas decisões (Herman, 1993). 

Com relação aos regimes não democráticos, nota-se que, da mesma forma, os líderes 

também buscam apoio para suas ações, ainda que as pressões oriundas da sociedade sejam menos 

intensas. Em ambos os casos, ocorre o chamado Manufacturing Consent ou “fabricação do 

consentimento”, conceituando por Herman e Chomsky (2002) como a capacidade que o poder 

estabelecido - do governo ou dos poderosos interesses privados - tem de enquadrar a notícia de 

forma a beneficiá-lo, marginalizando forças contrárias. 

Voltando um pouco no tempo, é relevante destacar alguns aspectos, para compreender a 

própria relação da imprensa com o processo de transição democrática. Dreifuss (1981) identificou 

os grandes meios de comunicação brasileiros, associados ao capital internacional, como atores que 

fizeram parte do quadro dos responsáveis civis pela deposição de Jango. Os proprietários dos 

veículos de comunicação encampavam as ideias econômicas liberais e viam as restrições ao capital 

estrangeiro como uma grande ameaça. Em defesa de seus interesses, identificados com as teses do 

113



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

liberalismo econômico, eles renunciaram ao liberalismo político, aceitando a centralização do poder 

nas mãos dos militares (Abreu, 2003). 

As relações estabelecidas entre os proprietários dos meios de comunicação e os novos donos 

do poder durante os anos da ditadura brasileira não foram, contudo, de uma eterna “lua de mel” e 

podem ser compreendidas na perspectiva daquilo que Gentilli (2008) classifica como um aparente 

paradoxo: se, por um lado, a imprensa começou a questionar a censura que se abatia sobre ela e a 

violência do regime ditatorial, por outro, a sintonia anteriormente existente entre os militares e os 

proprietários dos veículos de comunicação permaneceu constante durante todo período da ditadura 

no país, inclusive após a decretação do Ato Institucional nº 5, em 13 de dezembro de 1968. 

Nesse sentido, o desenvolvimento das estruturas do sistema midiático brasileiro teve um 

importante facilitador e impulsionador nos próprios controles discricionários impostos pela 

ditadura, tanto por meio da coibição do surgimento ou do crescimento de novos veículos, quanto 

pelas facilidades econômicas dadas aos proprietários dos grandes grupos de mídia. 

E, nesse contexto, destaca-se o papel exercido pela Revista Veja, revista semanal de 

informações publicada pela Editora Abril. Criada em setembro de 1968, ela se tornaria, ao longo 

dos anos, a maior revista brasileira do gênero em termos de circulação e, portanto, de alcance de 

público. Apesar da construção de uma memória que a identifica como ator político relevante na luta 

pela redemocratização do país, a revista tinha um perfil editorial que a aproximava, desde seu 

início, das elites políticas e empresariais conservadoras que haviam apoiado o golpe contra João 

Goulart. Mas ao mesmo tempo, buscava atingir um público leitor mais amplo, atuando na 

construção de um consenso hegemônico articulado em torno de uma proposta liberal e de 

democracia relativa, que se manteria nas décadas seguintes (Rabelo, 1966; Souza, 1988; Silva, 

2009). 

A linha editorial da revista refletia a defesa de um modelo econômico calcado no livre 

mercado e na iniciativa privada e de um projeto de democracia nele fundamentado e que acabou 

sendo o modelo vitorioso ao fim da ditadura. Para avisar aos leitores quanto à saída da censura da 

revista, a edição 405, de 9 de junho de 1976, na seção “Carta ao Leitor”, informava que não mais 

seriam publicadas as árvores-símbolo da Editora Abril no lugar dos trechos censurados, ressaltando 

a importância da livre circulação de informações como o pressuposto para uma sociedade 

democrática. Mas, ao mesmo tempo, reafirmava que a revista não representava um veículo de 

oposição ou de contestação ao regime militar e que tampouco seria portadora de qualquer “missão 

ideológica” contrária à ordem constituída. Assim, a revista assumiria um papel importante no 

114



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

debate público, tanto no que tange às questões políticas domésticas, quanto naquelas relacionadas à 

política externa. 

2. A revista VEJA e a transição democrática no Brasil 

Para compreender o papel da revista durante a transição democrática, é preciso conhecer, em linhas 

gerais, a sua trajetória. Historicamente, o sistema midiático no Brasil se constituiu a partir da 

presença de grupos familiares na gestão das empresas de comunicação e na sua vinculação com as 

elites políticas, nacionais e locais. Segundo Kushnir (2004, p. 80), essas empresas de comunicação 

“podem ser vistas como clãs, feudos, oligarquias”, o que incluía os principais jornais do eixo Rio/

São Paulo e as editoras de livros e revistas, como Bloch e Abril. Esta última, que editava a VEJA, 

pertencia à família Civita, controladora e principal responsável pelo perfil ideológico da revista e o 

de todas as demais publicações do grupo. 

Nos anos seguintes ao golpe de 1964, houve um aumento da concentração midiática (Abreu, 

2002; Gentilli, 2008), até mesmo como reflexo das relações que os órgãos de comunicação 

desenvolveram com as elites políticas e com os militares. No Rio de Janeiro, por exemplo, de 22 

jornais diários existentes na década de 1950, o número cairia para 16 na década seguinte e chegaria 

a 07 nos anos 1970. 

Inúmeros jornais de importância local e mesmo nacional acabaram por desaparecer como o 

“Diário Carioca”, o “Correio da Manhã”, “O Jornal” e “O Diário de Notícias”. Ironicamente, todos 

eles haviam apoiado, em um primeiro momento, o golpe de 1964 e a ascensão dos militares ao 

poder. Também as revistas ilustradas semanais de circulação nacional - como “O Cruzeiro”, 

“Manchete” e “Fatos e Fotos” - começariam a sofrer uma séria erosão, como parte do processo que 

deslocou o eixo de produção de revistas do Rio de Janeiro para São Paulo. 

Uma das primeiras empresas a perceber o potencial de São Paulo, o grande polo econômico 

do país, como novo eixo de produção editorial foi, justamente, a Editora Abril, que no bojo dessa 

mudança daria uma nova orientação às suas publicações. É nesse momento que ganha corpo a ideia 

de criar uma revista semanal de informação que fizesse a complementação do informativo diário 

televisivo, com resumo e análise interpretativa dos acontecimentos. Assim, em 1968, surgia a 

revista VEJA. Dois anos antes, a editora já havia criado a revista “Realidade”, com uma proposta 

inovadora e que, por isso, tangenciou diversos confrontos com os governos militares. 

Além dessas, a Abril tinha um conjunto de publicações populares, como a revista 

“Capricho”, voltada para um público mais jovem, especialmente feminino, e de revistas 

especializadas, como “Quatro Rodas” e “Claudia”; esta último voltada para um público feminino 

115



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

adulto, o que a levaria a formar o maior complexo editorial e gráfico da América Latina nos anos 

1980. 

A narrativa da constituição da Editora Abril está fortemente associada à imagem de sucesso 

pessoal e empresarial de Victor Civita. No entanto, segundo Rabelo (1966, p. 24), essa história seria 

um pouco diferente e a Abril teria surgido, na verdade, no bojo do interesse dos Estados Unidos em 

expandir sua influência na América Latina. 

Dessa maneira, a editora constituir-se-ia no “maior grupo estrangeiro a operar no Brasil”. 

Seu livro, escrito em 1966, não dá conta do surgimento da revista VEJA no panorama das revistas 

de informação do país. No entanto, ele acentua alguns dos aspectos que envolveram o lançamento 

da “Realidade” e o rápido crescimento da Editora Abril; aspectos esses de fundamental importância 

para a compreensão dos elos entre a família Civita e os EUA e das bases do discurso liberal que 

definiria o perfil da VEJA. 

Rabelo afirma que a criação da editora teria tido um investimento direto do grupo Time-Life 

- lembrando ainda que o próprio Civita era um ex-funcionário desta empresa -, dentro de uma 

estratégia mais ampla dos Estados Unidos de penetrar no mercado brasileiro, que incluía as 

publicações das revistas “Seleções” e “Visão”, esta última em sua versão nacional sob o comando 

de Henry Maksoud. Outra peculiaridade envolvendo a Editora foi o fato de que as publicações da 

Abril eram assinadas pelo seu sócio Gordiano Rossi, já que Victor Civita ainda não tinha adquirido 

cidadania brasileira e a legislação então vigente vedava a estrangeiros o controle de empresas de 

comunicação. 

Roberto Civita, filho mais velho de Victor, havia formado-se em Economia e Jornalismo na 

Universidade de Pensilvânia e voltara ao Brasil para ajudar o pai na empresa da família. Tal qual o 

patriarca dos Civita, também atuara no grupo Time-Life como trainee, trazendo essa experiência 

para o Grupo Abril. Ao voltar, em 1958, ele assumiu a direção de publicidade da revista “Quatro 

Rodas”, ficando à frente, posteriormente, do processo de lançamento e direção da revista 

“Realidade”. Ao mesmo tempo, ele já trabalhava no projeto de uma revista semanal de informação, 

algo ainda novo no país. 

O projeto dessa nova revista, conhecido por “Projeto Falcão”, foi elaborado por Raymond 

Cohen e levou quase um ano para ser efetivado. Uma das preocupações foi com o corpo de 

profissionais a ser selecionado. O jornalista italiano Mino Carta foi convidado para ser o diretor de 

redação. Seu irmão, Luis Carta, havia sido diretor editorial da Abril e tinha indicado Mino para 

dirigir a “Quatro Rodas”, função que exerceu de 1960 a 1964, quando foi para o grupo “Estado”. 

116



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Em janeiro de 1968, Mino Carta voltou para a editora para participar do lançamento da nova 

revista. 

Há um conflito de memórias em relação ao aceite de Mino Carta para participar da nova 

empreitada de seus antigos patrões. Segundo o próprio Carta, seu aceite estava condicionado à 

garantia de que teria autonomia absoluta na direção editorial da revista e que, assim, qualquer 

objeção apresentada pelos donos da editora somente seria debatida após estar nas bancas. No 

entanto, segundo Roberto Civita, a situação era outra. Mino Carta teria independência para fazer a 

revista, mas não para determinar sua linha editorial, que seria aquela definida pela Editora Abril e 

por seus proprietários. Em entrevista a Almeida (2009), Civita afirmava o que segue: 
Eu não vejo nenhuma revista dessa casa, muito menos VEJA, como sendo 
independente de mim. Não faz sentido. Não é por ser dono, é por me considerar 
editor. Obviamente, cabe ao diretor de redação, hoje inclusive, fazer a revista no 
dia-a-dia. [...] Portanto, nesse sentido, o diretor de redação tem autonomia. Mas 
temos de concordar sobre as grandes linhas. Se não concordarmos, não tem jogo. 
Você não pode ter a editora achando que a livre iniciativa é a solução para o 
País e ter uma redação que acredita que o ideal é acabar com o lucro ou a 
iniciativa privada. Isso tem de estar alinhado. Então, Mino tem razão quando diz 
que tinha independência. Mas não tinha autonomia. Dentro das linhas estabelecidas 
por mim e por meu pai, sim (Almeida, 2009, p. 26, grifo dos autores). 

Até seu lançamento, foram produzidos 13 números zeros da revista e o título, objeto de 

controvérsias entre Mino Carta, Roberto Civita e seu pai, Victor Civita, foi registrado como VEJA 

acompanhada da palavra “Leia”, escrita em um tipo bem pequeno. A decisão das duas palavras 

juntas ocorreu, na verdade, por uma questão judicial, já que o título pretendido – somente VEJA – 

não poderia ser registrado (Souza, 1988). 

Foram realizadas duas festas de lançamento da revista, precedidas por uma das maiores 

campanhas publicitárias da imprensa do país. A primeira delas, em 7 de setembro de 1968, na sede 

da Abril, em que foram convidados autoridades, personalidades e donos das grandes agências de 

publicidade do eixo Rio-São Paulo, que levaram para suas casas o primeiro exemplar da revista e 

sua “certidão de nascimento”. O segundo lançamento foi feito no dia seguinte, em uma casa de 

espetáculos, com cerca de 600 convidados. 

Na campanha publicitária de lançamento, foram utilizados os espaços das emissoras de 

televisão, com transmissão das imagens da produção da revista e do trabalho de seus repórteres e 

diversos depoimentos de personalidades do país, mostrando a importância da leitura e da 

informação, cerne da proposta da revista. A propaganda difundida era de que o novo veículo trazia 

as informações mais recentes e não poderiam ser deixadas de lado pelo público, além de se 

caracterizar como importante elemento de integração nacional e mesmo do Brasil com o mundo. 

117



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

O único problema da campanha era que a VEJA era apresentada mais como uma revista 

semanal ilustrada e não de informação. Diferentemente da ilustrada, que tem seu peso nas imagens, 

como o próprio nome diz, a proposta da revista era o texto, a informação, o que era algo 

efetivamente novo na imprensa nacional. 

Apesar da censura à imprensa e das consequentes recomendações quanto aos termos que 

poderiam ser utilizados em suas matérias, mesmo em sua fase inicial - que coincidiu com os anos 

mais duros do regime ditatorial -, a VEJA trazia informações e posicionamentos que transpareciam 

a tese de que a volta à normalidade democrática era essencial. No entanto, fazia-se a ressalva de que 

eram necessários o controle e a contenção das forças de esquerda, qualificadas em suas páginas 

como “terroristas”, em um discurso semelhante ao oficial. 

Essa posição conciliatória com a ditadura não se explica somente pela censura, mas também 

pelo fato de que muitas fontes da revista vinham do próprio grupo que estava no poder. Adotando a 

perspectiva apontada por Wolfsfeld (2011) e por Hallin (1989), da simbiose entre jornalistas e 

líderes políticos, em que o uso de fontes oficiais se torna conveniente para os jornalistas, a revista 

apresentava, muitas vezes, uma perspectiva próxima à do regime. 

No período que corresponde ao chamado processo de redemocratização, também não são 

encontradas críticas substanciais à ditadura, com a revista assumindo a defesa de um grande acordo 

para uma transição moderada. Permaneciam as críticas aos aspectos econômicos do regime, ao 

quadro de crise e ao aumento da inflação e do desemprego, questões caras ao pensamento liberal. 

Mas, a democracia apregoada pela revista estava longe de ser aquela que abriria espaço para as 

demandas dos movimentos sociais, que começavam a se rearticular no país. 

No editorial de comemoração dos dez anos do lançamento da revista, escrito por Victor 

Civita, em 1978, reafirmavam-se os princípios nos quais se fundara a publicação, ficando evidente o 

projeto de democracia defendido pelo veículo e por seus proprietários: 
Pois o décimo aniversário da VEJA coincide com um momento importante na vida 
do país, quando a abertura política propicia uma metamorfose não apenas no 
regime mas também nas próprias relações entre os diversos setores da sociedade 
brasileira. [...] De fato, ao completarmos dez anos, o governo do Presidente Ernesto 
Geisel – cuja estratégia de aperfeiçoamento democrático jamais deixamos de 
apoiar – se preparar para extinguir esta célula mater do arbítrio que é o AI-5. [...] 
É também por isso que julgamos oportuno registrar, aqui e agora, os princípios 
básicos que nos vêm guinado desde a criação da Editora Abril, em 1950, e o 
nascimento da VEJA, em 1968. 
[...] 
Para começar, queremos afirmar que nos consideramos liberais. [...] E ser liberal, 
para nós, é querer o progresso com ordem, a mudança pela evolução, a 
manutenção da liberdade e da iniciativa individuais como pedra angular do 
funcionamento da sociedade. [...] 

118



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Mas não admitimos a entrada do Estado em setores nos quais a livre iniciativa pode 
desincumbir-se sozinha, suprindo-se, quando necessário, num mercado de capitais 
aberto, amplo e vigoroso. 
Consideramos o capital estrangeiro um fator positivo para o progresso do país e 
cremos que, em seu atual estágio de desenvolvimento, o Brasil necessita de mais, 
não menos, investimentos vindos do exterior”. [...] 
Também nos opomos com firmeza ao tratamento emocional – ou demagógico 
– da questão social. [...] Por isso nos opomos às greves gerais ou de 
solidariedade, de inevitáveis prejuízos à nação. [...] 
Neste momento crucial dos destinos nacionais, não hesitamos em afirmar que a 
caminhada para democracia tem, como condição vital para seu êxito, a manutenção 
da ordem pública. E justamente por considerar inseparáveis a ordem e a liberdade é 
que estaremos permanentemente contra a agitação, o desrespeito à propriedade 
pública e privada, e à baderna (grifos nossos). (Revista Veja. Edição 523, de 13 de 
setembro de 1978, p. 18-19, grifo dos autores) 

Estas posições vinham sendo reafirmadas desde o início do processo de transição levado a cabo por 

Geisel e Golbery. Esse processou possibilitou que diferentes grupos de interesse se apresentassem 

de maneira mais definida, levando suas demandas para além do círculo fechado do poder. Nessa 

luta por afirmação pública, estes grupos encontraram um espaço privilegiado na revista VEJA. 

Nesse contexto, um dos episódios que mais evidenciaram a existência de posições distintas 

entre diferentes setores das elites nacionais e que obteve grande repercussão nos principais veículos 

de comunicação do país foi o reconhecimento da independência de Angola sob a liderança do 

MPLA, em novembro de 1975. Essa ação ousada da diplomacia brasileira viria a ter importantes 

reflexos nas relações do Brasil com o continente africano nos anos seguintes e mesmo com os 

países produtores de petróleo do Oriente Médio. 

3. O “Pragmatismo Ecumênico e Responsável” do governo Geisel e a questão angolana 

No início da década de 1960, o Brasil procurou redefinir a forma como se dava sua inserção no 

mundo, afastando-se paulatinamente da tradicional política de alinhamento com os Estados Unidos, 

marca de sua política externa desde o início da república, e elegendo a busca pela autonomia e pelo 

desenvolvimento econômico como elementos centrais de uma nova orientação para suas relações 

exteriores. 

Esta nova orientação é considerada, pela literatura especializada, como um divisor de águas 

no campo da formulação da política externa e da atuação diplomática nacional e ficaria conhecida 

como “Política Externa Independente” (PEI) (Barreto, 2001; Vizentini, 1995, 2017). 

Intimamente associada com o ideário do desenvolvimentismo, cujas procedências remetem 

ao Estado Novo (1938-1945), ao segundo período presidencial de Getúlio Vargas (1951-1954) e ao 

governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960), a PEI - que se estenderia pelo curto governo de 

Jânio Quadros (1961) e pelo de seu sucessor, João Goulart (1961-1964) - teve como seus principais 

119



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

pilares, de um lado, a afirmação da autodeterminação dos povos e da não intervenção como 

princípios de organização do sistema de Estados e, de outro lado, a intenção de defender um grau de 

autonomia para o Brasil em suas relações diplomático-comerciais, a fim de buscar as parcerias 

necessárias para um desenvolvimento econômico e social que não ficasse atrelado ao ritmo das 

economias avançadas. 

Essa nova concepção, de matriz autonomista e nacionalista, inaugurou um novo paradigma 

que deixou marcas profundamente arraigadas na política externa brasileira, o chamado 

“globalismo”, e que se articula como uma alternativa ao paradigma americanista até então vigente. 

Como assinala Pinheiro (2004, p. 34), o paradigma globalista ou universalista “contrapunha 

à tese de que a maior aproximação de Washington elevaria os recursos de poder do Brasil, aquela 

que elegia a diversificação das relações exteriores do Brasil como condição para o aumento de seu 

poder de barganha do mundo, inclusive junto aos Estados Unidos”. 

Deixados de lado nos primeiros anos após o golpe civil-militar de 1964, os pressupostos da 

PEI não foram eliminados no Itamaraty. Apesar do redirecionamento do governo Castelo Branco 

(1964-1967), o primeiro do período ditatorial, para o chamado “alinhamento automático” com os 

Estados Unidos, a postura autonomista sobreviveu sendo reativada, gradualmente, já a partir do 

governo Costa e Silva (1967-1969), ganhando impulso na primeira metade da década de 1970, 

diante da crise mundial que impactou o Brasil e definiu o final do “Milagre Econômico” do governo 

de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). 

Com Antônio Francisco de Azeredo da Silveira na chancelaria do governo do General 

Ernesto Geisel, as bases e os princípios da PEI foram redimensionados originando o chamado 

“Pragmatismo Ecumênico e Responsável”, um dos momentos de maior protagonismo e ativismo 

externo da história republicana, quando “as ambições internacionais do Brasil cresceram mais que 

em qualquer período anterior” (Spektor, 2009, p. 63). 

Nesse período, o governo brasileiro buscou ampliar e diversificar suas parcerias estratégico-

diplomáticas, contrariando, por vezes, os EUA, como no caso do acordo nuclear celebrado com a 

Alemanha Ocidental, em 1974. Esse período também representou o auge da “política africana” do 

Brasil, formulada e articulada durante os anos da PEI, por meio da qual o país assumia uma clara 

postura anticolonialista e buscava ampliar as relações políticas e econômicas com o continente 

africano. 

Neste quadro, o reconhecimento da independência de Angola foi de extrema importância 

para o fortalecimento da posição internacional do Brasil, como afirma Sombra Saraiva (1996), 

particularmente junto aos países do então chamado Terceiro Mundo, com o crescimento não apenas 

120



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

das transações mercantis com os países africanos, mas também com os países árabes, que davam 

apoio aos movimentos de libertação das colônias e que ganharam força política e econômica com a 

alta internacional do petróleo. 

O primeiro aspecto a ser considerado na decisão brasileira é o fato de, em 24 de novembro 

de 1973, o Brasil ter sido ameaçado com o embargo do petróleo por conta de suas posições na 

África Austral, visto que, historicamente, com exceção do curto período da PEI, o país se alinhava, 

em maior ou menor grau, com os interesses do colonialismo português. 

O segundo ponto tem relação com a votação nas Nações Unidas do contencioso Brasil-

Argentina, envolvendo os projetos de construção das usinas de Itaipu e Corpus Christi e a 

exploração dos recursos hídricos da bacia platina, em que se desejava contar com o apoio da África 

Negra. Finalmente, além da já citada necessidade de diversificação de parcerias, há que se 

considerar o momento difícil vivenciado pelas relações Brasil - Estados Unidos devido, 

principalmente, ao projeto nuclear brasileiro, que acabaria por se desdobrar no Acordo Nuclear 

Brasil-Alemanha Ocidental, assinado em junho de 1975, sob forte oposição dos EUA. 

Assim, aproveitando-se de um declínio relativo dos EUA e da tendência de multipolarização 

do sistema internacional, o governo Geisel se distancia da potência hegemônica e aprofunda o viés 

autonomista e desenvolvimentista então implementado no âmbito da política externa brasileira: 
A ação internacional do governo Geisel pautou-se por objetivos claros: perseguir os 
elementos necessários para a consecução do projeto de desenvolvimento, então 
esboçado nas linhas do II Plano Nacional de Desenvolvimento. As limitações 
impostas pela conjuntura do início dos anos 1970 forçaram, todavia, a revisão da 
agenda de relações bilaterais do país. Geisel cuida de levar às últimas 
consequências o processo que se desenvolve no âmbito das relações exteriores 
desde 1967. Contudo, ao perceber a natureza conflitiva das relações com os EUA, 
conclui que os objetivos nacionais teriam que ser perseguidos mediante a 
consecução de uma estratégia de diversificação dos vínculos externos do país. 
Aproveitando a conjunção de fatores favoráveis que então se apresenta no plano 
doméstico – coesão dos segmentos sociais em torno das linhas da ação externa 
adotadas, dentre outros – e no plano externo – uma certa identidade de interesses 
que se estabelece com alguns países da Europa Ocidental – lança as bases para 
nova diversificação dos vínculos externos do Brasil. (Lessa, 1995, p.24) 

O reconhecimento do governo do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), em 

detrimento das outras facções políticas que disputavam o poder na ex-colônia (Frente Nacional de 

Libertação de Angola – FNLA e União Nacional para a Independência Total de Angola – UNITA), 

foi mais um desafio à política dos Estados Unidos para a África Austral, mesmo tendo havido 

contatos prévios entre Azeredo da Silveira e Henry Kissinger, para saber a posição estadunidense 

sobre a questão. Mas, já no início de novembro, antes, portanto, da declaração oficial de 

independência ser feita, em 11 de novembro de 1975, a posição brasileira favorável ao MPLA já 

121



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

estava decidida, a partir de informações enviadas pelo Embaixador Ovídio Melo, que estava em 

Angola acompanhando todo processo: 
A decisão final foi tomada pelo presidente Geisel em 3 de novembro [...] Geisel e 
[Azeredo da] Silveira compreenderam que sua política era contrária às metas dos 
Estados Unidos em Angola e eram um desafio às esperanças que os Estados Unidos 
tinham de cooperação para vencer o MPLA. Embora não esteja claro se as 
autoridades brasileiras estavam cientes do apoio dos Estados Unidos à África do 
Sul, elas sabiam que os norte-americanos estavam apoiando a FNLA por 
intermédio do Zaire (Dávila, 2011, p. 249). 

Internamente, esta aproximação com o MPLA também era um processo delicado, tornando-se alvo 

de discussão dentro do Itamaraty e entre as forças da chamada “linha-dura” militar, majoritárias no 

Conselho de Segurança Nacional, que viam essa postura como um ataque frontal ao ideário 

anticomunista do regime instalado em 1964. O ministro do Exército, general Sylvio Frota – que 

depois seria figura central em uma abortada tentativa de golpe contra o presidente, em 1977 -, foi 

um dos que se colocaram frontalmente em oposição à decisão de Geisel e de Azeredo da Silveira, 

como ressalta em suas memórias, ao comentar a pretensa repercussão negativa que a questão 

angolana teve junto às Forças Armadas (Frota, 2006, p. 190). 

Estas críticas também estavam presentes em outros setores – notadamente empresariais - que 

tinham interesses próximos aos estadunidenses, para quem a postura da diplomacia brasileira com o 

ato do reconhecimento criaria problemas de ordem diversa. No entanto, ao final, prevaleceria a 

posição majoritária no Itamaraty, configurando vitória da diplomacia autonomista e pragmática do 

Ministério das Relações Exteriores sobre a “política externa ideologizada, tão desejada por setores 

mais conservadores do espectro político do regime militar” (Saraiva, 1996, p.178). 

4. A independência de Angola nas páginas da VEJA 

A revista VEJA, apesar de seu apoio às políticas estadunidenses, rejeitando a intervenção 

estatal na economia e pregando a livre iniciativa como o projeto mais adequado para o novo país 

democrático que despontava, apontava para um alinhamento ao posicionamento interno político dos 

militares, especialmente no que tange ao controle dos conflitos sociais contrários ao projeto de 

redemocratização pelo alto e pela defesa da proeminência do Brasil no cenário internacional, dentro 

da linha liberal-nacionalista. 

Apesar de reconhecer a importância desse protagonismo brasileiro no quadro dos países em 

desenvolvimento, a revista foi, contudo, extremamente crítica no que se referia à estreita 

aproximação diplomática com o chamado “Bloco do Terceiro Mundo”, principalmente, no quadro 

das relações com a África e com o Oriente Médio. 

122



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

No período abordado neste artigo – correspondente aos governos Geisel (1974-1979) e 

Figueiredo (1979-1985) -, foram publicadas 572 edições da revista (de março de 1974 a março de 

1985). Destas, em 122 aparecem matérias sobre a África e a política africana do Brasil, distribuídas 

entre as várias seções do semanário, com 24 tratando especificamente da questão angolana, 

constituindo-se, essas últimas, nas principais fontes da pesquisa que culminou neste artigo. 

A análise desse material tomou como referencial os pressupostos da Análise Crítica do 

Discurso (ACD) ou Estudos Críticos do Discurso (ECD), conceituados, entre outros, por Fairclough 

(2001) e Van Dijk (2012), pois, por meio deles é possível perceber, em momentos de disputas 

(como os períodos de transição política), o reflexo dos confrontos entre diferentes atores políticos 

nos enunciados construídos pelas personagens que participam da produção da notícia: os jornalistas, 

os donos dos veículos e as fontes. 

Assim, verifica-se que, durante o governo Ernesto Geisel, a VEJA centrava seus ataques, 

principalmente, na figura do chanceler Antônio Francisco Azeredo da Silveira e às suas decisões 

que confrontavam o alinhamento tradicional da diplomacia brasileira com a potência hegemônica, 

apesar do chanceler ser muito próximo do Secretário de Estado Henry Kissinger. 

Nesse sentido, é importante recuperar as relações conflituosas entre o Itamaraty e alguns 

outros atores governamentais, já que as ações da política externa envolviam, além do próprio MRE, 

ministérios, como os do Planejamento, da Indústria e Comércio e de Minas e Energia e, também, 

com atores não estatais, como o empresariado nacional e seus múltiplos interesses, nos planos 

doméstico e externo. Outro dos principais alvos das críticas da revista era o embaixador Ovídio de 

Andrade Melo, representante do MRE em Angola e um dos principais articuladores do 

reconhecimento da independência de Angola pelo governo brasileiro. 

Demarcando os conflitos com a política delineada pelo Itamaraty, mas mantendo essas 

controvérsias nos limites em que não atingiam o regime militar como um todo, a VEJA publicou, já 

sem a censura, um balanço dos anos do governo Geisel. Nesse balanço, ela ressalta a “ousadia” do 

governante no campo da política exterior, destacando dois pontos: a coragem em inovar e a postura 

presidencial de dirigente centralizador das decisões, sendo este último objeto de muitos conflitos 

entre o governo Geisel e as elites empresariais que buscavam ampliar o seu papel nas escolhas e nas 

decisões políticas e econômicas do governo brasileiro. 

Com o próprio título demarcando essa ênfase - “A coragem de ousar” -, o artigo afirma que 

o presidente “comandou em todas as frentes a controvertida diplomacia do pragmatismo”, ou seja, 

reforçava a personalidade autoritária e, ao mesmo tempo, firme de Geisel, ressaltando ainda que 

123



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

[s]e não fosse presidente, o general Ernesto Geisel provavelmente não recusaria ser 
ministro das Relações Exteriores. E, na verdade, ele não esteve longe disto. Pois, 
desde Getúlio Vargas nos primeiros anos da década de 40, nenhum outro chefe de 
Governo no Brasil, sobretudo depois de 1964, marcou de modo tão pessoal a 
direção da política externa do país – e, raras vezes como nos últimos cinco anos, 
essa política inovou tanto e tantas controvérsias produziu. Da mais criticada de 
suas decisões (o reconhecimento do governo comunista de Agostinho Neto em 
Angola em novembro de 1975) à mais espetacular delas (a denúncia do acordo 
militar com os Estados Unidos em março de 1977), o presidente e seu chanceler 
Antônio Francisco Azeredo da Silveira agiram como se fossem uma pessoa só – 
outra raridade, que faz lembrar Getúlio Vargas e seu chanceler Oswaldo Aranha. 
Não há hoje no Itamaraty, quem não reconheça que apenas um presidente com a 
determinação e a autoridade de Geisel poderia levar adiante um tipo de diplomacia 
– o “pragmatismo responsável”, como a batizou Silveira [...]. Da mesma forma, 
afirma-se no Itamaraty, que só um presidente como Geisel teria condições de 
resistir às enxurradas de protestos contra a permanência de Silveira no ministério 
depois do caso angolano e do voto anti-sionista na ONU, também em fins de 1975. 
(Revista Veja. Edição 549, de 14 de setembro de 1979, p. 57-60) 

No governo do General João Batista de Figueiredo, em 1980, e com Ramiro Saraiva Guerreiro à 

frente do MRE, a revista voltava a se posicionar contrariamente à política externa pragmática e 

universalista, externando o conflito que havia entre o governo e setores das elites econômicas do 

país, no que se refere à aproximação com o Terceiro Mundo e identificando o chanceler Azeredo da 

Silveira como o “responsável” pelas formulações dessa política. 

Para a VEJA, na matéria intitulada “Princípios à parte. No corpo-a-corpo mundial, o Brasil 

dá seus lances ao preço de antigos alinhamentos”, na qual se criticava a posição do país diante da 

invasão da embaixada dos EUA em Teerã, o Pragmatismo Responsável passava ao largo da 

coerência ideológica e da tradição diplomática do país, e seria a manifestação de um quadro de 

“incerteza política”: 
Que política externa é essa? É a política de hoje. A era da diplomacia de contrastes 
fortes, onde aliados e adversários eram coisas distintas e as posições dos países 
eram tomadas dentro de uma coerência geral, ficou definitivamente para trás. [...] 
O brasilianista americano Stanley Hilton vê [na barganha que Vargas fez durante a 
Segunda Guerra] um antecedente inequívoco da política externa que a partir de 
1974 o Brasil seguiria massivamente sob o nome de “pragmatismo responsável”. 
Uma diplomacia sinuosa, oportunista, contraditória, mas incapaz sequer de 
provocar embaraço a seus formuladores e executores. Não há motivos para vexame 
quando todos em redor se comportam pelos mesmos padrões – adaptado às 
circunstâncias tropicais do Brasil, “pragmatismo responsável” nada mais é que o 
equivalente caboclo da détente americano-soviética, das reaproximações sino-
americano e sinojaponesa, ou da östpolitk da Alemanha Ocidental. A crise do 
petróleo instalada a partir de 1973 acabou por derrubar de vez as aparências que 
ainda se procurava manter. Começou a era diplomática do salve-se quem puder 
universal. No Brasil, ela recebeu o nome de “pragmatismo”, a quem seu 
idealizador, o então chancelar Antônio Azeredo da Silveira, acrescentou o adjetivo 
“responsável”, para amenizar o odor de oportunismo que espalhava. (Revista Veja. 
Edição 593, de 16 de janeiro de 1980, p. 22-27) 

Segundo a revista, os resultados dessa política seriam tão inexpressivos, que a própria receptividade 

dos representantes africanos e de outros países do Terceiro Mundo ao discurso de abertura da XXXI 

124



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Assembleia Geral da ONU, em 1976, proferido por Azeredo da Silveira, daria a dimensão da sua 

superficialidade: 
Uma pequena fila de delegados de países subdesenvolvidos, na maioria latino-
americanos, chegou a se formar para os cumprimentos de praxe ao chanceler 
brasileiro Antônio Azeredo da Silveira, ao final de seu discurso [...]. Os africanos 
não se levantaram, apenas acompanharam os aplausos em homenagem ao 
representante do Brasil, país com a honra do primeiro discurso nas reuniões anuais 
da ONU desde sua fundação, em 1948. Mas, ao contrário do ano passado, quando 
recebeu entusiasmados elogios, Silveira fez, desta vez, um pronunciamento mais 
genérico, com sugestões para mudar a atual estrutura econômica mundial, 
desinteressante para os países em desenvolvimento. [...] Mantendo seus contatos 
nesse tom amistosamente comercial, Silveira pode ignorar a insatisfação de alguns 
países do Terceiro Mundo com o conteúdo do seu discurso. A representação da 
Argélia, por exemplo, embora concordando com o ponto de vista econômico do 
Brasil, lamentou a falta de tomada de posições em “questões candentes como a 
África do Sul, Oriente Médio e ingresso de Angola na ONU”. (Revista Veja. 
Edição 422, de 6 de outubro de 1976, p. 105) 

Sem dúvida, a África foi uma área de grande interesse econômico e estratégico para a política 

exterior do Brasil, principalmente a partir da segunda metade do século XX. Em sua busca por um 

desenvolvimento mais autônomo e de outras possibilidades para seu comércio exterior, o continente 

africano se apresentava como uma excelente alternativa. No campo estratégico, a percepção dos 

formuladores da política exterior no período inicial do regime militar, que acentuava a 

vulnerabilidade da África às influências comunistas e, portanto, à segurança ocidental, permeou, 

também, essas relações entre as duas regiões. 

No processo de lutas de libertação do jugo português, diante da inexorável independência da 

colônia portuguesa, consumada pelo Acordo de Alvor, o governo Geisel providenciou o imediato 

estabelecimento da Representação Especial em Luanda, em janeiro de 1975, tendo à frente o 

embaixador Ovídio de Andrade Melo, que saiu de Londres para assumir a o posto. Com essa 

atitude, o governo brasileiro rompia com o posicionamento tradicional dos governos militares de 

aliança com Portugal na questão africana e ampliava o diálogo com as novas nações daquele 

continente. Foi por meio do embaixador Ovídio que o Brasil manteve interlocução com as três 

forças que disputavam a hegemonia política em Angola. 

Antes de se fixar no país, Ovídio de Andrade Melo, conhecido no meio diplomático por suas 

posições mais à esquerda, encontrou os três líderes das facções que lutavam pelo poder em Angola, 

Holden Roberto (FNLA), Agostinho Neto (MPLA) e Jonas Savimbi (UNITA), esperando contar 

com a concordância dos três para a abertura do Escritório de Representação brasileiro. Em agosto, o 

embaixador expediu o telegrama em que apontava a necessidade de reconhecer o MPLA como a 

força política legítima para liderar o governo do país, quando chegasse a data prevista para a 

independência, nos termos do Acordo de Alvor. 

125



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Naquele momento, o diálogo do embaixador Andrade Melo com as principais lideranças 

políticas angolanas não foi considerado relevante pela VEJA, sendo completamente ignorado. Isso 

se deu tanto pela pouca importância dada pela revista, à época, ao embaixador, quanto pelo 

interesse da revista em destacar as posições de Ítalo Zappa, chefe do Departamento de África, Ásia 

e Oceania do MRE, fazendo um contraponto entre ele e o chanceler Azeredo da Silveira. 

A revista publicou, um mês antes da assinatura do Acordo de Alvor (Edição 328, de 18 de 

dezembro de 1974), uma reportagem sobre a visita de Silveira e Zappa ao continente africano, 

destacando que este último teria encontrado-se com os líderes dos movimentos de independência de 

Angola. 

No texto, Ítalo Zappa era apresentado como o responsável por “criar uma via de acesso a 

essa realidade política emergente”. Assim, apesar do contundente discurso de Azeredo da Silveira 

sobre o direito à autodeterminação dos povos, feito no Senegal, a articulação da política brasileira 

para o novo Estado que se constituía era definida como um projeto de Zappa. Alguns meses depois, 

no entanto, o embaixador Ovídio de Melo passaria a ser alvo de críticas bastante agudas por parte 

da revista. 

A revista VEJA publicou o maior número de reportagens sobre o processo de independência 

angolano, entre os meses finais de 1975 e os iniciais de 1976. Sem explicitar diretamente sua 

posição, a revista reproduzia trechos de artigos publicados em jornais da grande imprensa com 

críticas sobre a forma do reconhecimento da independência angola pelo Brasil. Ao mesmo tempo, 

ela destacava matérias da imprensa internacional que ressaltavam a “posição marxista” do 

movimento comandado por Agostinho Neto e, principalmente, a presença de cubanos e soviéticos 

em Angola, em apoio ao governo do MPLA: 
A segunda-feira da semana passada, 10 de novembro, bem que poderá ser 
comemorada no futuro como o Dia do Pragmatismo Responsável, se a história 
ainda por ser escrita das relações internacionais der razão ao patrono da nova 
política externa brasileira, chanceler Antônio Francisco Azeredo da Silveira. Pois, 
nesse dia – e antes mesmo que os países do bloco socialista o fizessem -, o Brasil 
reconheceu a independência angolana e, implicitamente, a hegemonia do 
Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) na antiga colônia 
portuguesa (VEJA a reportagem na página 30). [...] As duas decisões [o voto 
condenando o sionismo na ONU] exigiram dos diplomatas brasileiros, nos dias 
seguintes, pacientes, pormenorizadas, defensivas explicações, além de uma 
cultivada indiferença pelas reações desfavoráveis que ambas suscitaram. O Estado 
de S.Paulo classificou como ‘irresponsável’ o pragmatismo de Azeredo da Silveira 
[...]. Para os diplomatas, explicar o instantâneo reconhecimento de Angola seria, 
comparativamente, a tarefa menos difícil. “A decisão nada mais foi que o 
prosseguimento da política iniciada em fevereiro último, quando o Brasil designou 
uma representação especial junto ao governo de transição instalado em Luanda 
antes da independência definitiva”, assegura um alto funcionário do Itamaraty. A 
argumentação não é desprovida de lógica: proclamada a República Popular de 
Angola, na terça-feira passada, deixaria de existir automaticamente aquela 
representação transitória. Nesse momento, não reconhecer o governo do MPLA 

126



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

significaria não apenas romper formalmente com o Movimento, como também 
suprimir o único vínculo diplomático existente entre os dois países. Essa ruptura 
seria, no entender das fontes da chancelaria ouvidas pela VEJA, um duro golpe para 
a política africana traçada pelo presidente Ernesto Geisel. “Onde Portugal errou, 
nós acertamos”, comentou, eufórico, o diretor do Centro de Estudos Afro-Asiáticos 
do Conjunto Universitário Cândido Mendes, do Rio, José Maria Nunes Pereira da 
Conceição [...]. No Itamaraty, ninguém vê motivos para duvidar dessa previsão. 
(Revista Veja. Edição 376, de 19 novembro de 1975, p. 24) 

Em várias edições, mesmo após o termino do governo Geisel e a saída de Azeredo da Silveira do 

MRE, a revista trazia artigos questionando o reconhecimento brasileiro “quase que imediato” do 

governo de Agostinho Neto. Segundo a revista, por conta dessa posição, a própria permanência de 

Azeredo da Silveira à frente do Itamaraty estivera em xeque: 
[...] especulava-se, também, sobre a continuidade da linha adotada pelo Itamaraty 
em relação a Angola e até mesmo sobre a permanência de Azeredo da Silveira no 
Ministério Geisel. Diplomatas ouvidos por VEJA, de fato, admitiam que o 
‘pragmatismo responsável’ de Silveira não vem obtendo o apoio unânime de todos 
os círculos de decisão. O chanceler, informavam, teria sido alvo de críticas pelo 
estabelecimento de relações com a República Popular da China. Com maior 
intensidade ainda, houve reservas quanto ao voto anti-sionista na ONU – que 
coincidiu com o reconhecimento do governo de Agostinho Neto em Angola. E, nas 
últimas semanas, o envolvimento cada vez mais ostensivo de soviéticos e cubanos 
ao lado do MPLA teria aumentado as preocupações com a adequação da 
diplomacia africana do Brasil – tema que vem sensibilizando especialmente aéreas 
voltadas para as questões da segurança. (Revista Veja. Edição 382, de 31 de 
dezembro de 1975, p. 23) 

Segundo o próprio Ovídio de Melo (2000), um dos principais resultados dessa ousada ação da 

diplomacia brasileira foi que, tão logo o governo Geisel reconheceu o MPLA como legítimo 

representante do povo angolano, abriram-se portas para negociações com os países produtores de 

petróleo, aliviando as pressões da crise que vinha ocorrendo desde 1973. Contudo, essas relações 

não aconteceram sem conflitos, permanecendo, ainda, a desconfiança de muitos países africanos 

sobre o real posicionamento brasileiro em relação aos problemas políticos daquele continente. 

A própria demora no estabelecimento oficial de uma embaixada em Luanda acabaria por se 

refletir nas relações que se pretendia estabelecer com Moçambique, culminando no tumultuado 

processo que levou ao afastamento de Ovídio de Melo do país, com a designação de Affonso Celso 

de Ouro Preto como o novo Encarregado de Negócios em Angola. Silveira teria dito a Ovídio de 

Melo que “a pressão está terrível”. Essa pressão seria não apenas aquela exercida pelos militares da 

chamada linha-dura, mas também a proveniente de outros setores, dentre os quais a imprensa 

internacional e brasileira (Melo, 2009). 

Tirando o peso da decisão do presidente Geisel e colocando-a sob a responsabilidade 

individual do embaixador Ovídio de Melo e do chanceler Azeredo da Silveira, a revista VEJA 

questionava o que segue: 

127



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

Por que foi substituído o encarregado de negócios do Brasil em Angola, ministro 
Ovídio de Andrade Melo? Na terça-feira da semana passada, o jornal O Estado de 
S.Paulo afirmava que a decisão fora tomada pelo presidente Ernesto Geisel, que 
teria manifestado “grande desagrado” pela atuação do diplomata após examinar os 
informes por ele remetidos ao Itamaraty. Com base em seus relatórios é que o 
governo brasileiro teria decidido reconhecer, há dois meses, o governo do 
Movimento Popular para Libertação de Angola (MPLA), que detém o controle de 
dois terços do território da antiga colônia portuguesa e recebe assistência militar da 
União Soviética e de Cuba. A notícia provocou perplexidade no Itamaraty. 
Diplomatas que haviam lido alguns despachos de Andrade Mello os classificaram 
de “corretos” e “imparciais”. As primeiras reações oficiais foram neutras: “O 
Ministério nada tem a comentar sobre o assunto”, dizia [...] o porta-voz do 
Itamaraty. No fim da tarde, porém, o chanceler Antônio Francisco Azeredo da 
Silveira reuniu-se com os principais auxiliares, entre eles o ministro Ítalo Zappa, 
chefe do Departamento de Ásia, África e Oceania. Decidiu-se, então, redigir uma 
nota sobre o assunto e submetê-la à aprovação da Presidência da República antes 
de divulgá-la. (Reivsta Veja. Edição 382, 31 de dezembro de 1975, p. 23) 

Em outra matéria intitulada “ANGOLA. A independência dos inimigos”, a revista voltaria a 

questionar o posicionamento brasileiro, afirmando que a independência angolana teria sido feita 

sem a presença popular, questionando a legitimidade da liderança do MPLA. Nesta mesma edição, 

outra decisão de política externa do governo Geisel seria questionada pela revista, por ir de 

encontro aos interesses dos Estados Unidos: no artigo “Nações Unidas. O vendaval anti-sionista”, 

criticava-se o posicionamento brasileiro que, alinhado aos países árabes e ao restante do Terceiro 

Mundo, havia votado em favor da resolução 3379 da Assembleia Geral da ONU, que considerava o 

sionismo uma forma de racismo. Segundo a VEJA, o voto brasileiro teria ido no sentido oposto aos 

das “nações ocidentais”. 

Na capa da edição 376, publicada logo após o reconhecimento da independência de Angola, 

veio estampada a figura de Chico Anísio com a legenda “Proezas do Médium Chico Anísio”. No 

interior da revista, o Chanceler Azeredo da Silveira era descrito como alguém que já havia dado 

“saltos acrobáticos” e que fazia “mágica” para enquadrar os princípios do Pragmatismo aos 

interesses nacionais. Segundo a VEJA, a ideia de “futuro”, de adivinhação, permearia as atitudes do 

chanceler e, desta forma, Azeredo parecia estar representado na figura que ilustrava a capa: a do 

comediante que adivinhava o futuro. 

Apesar da independência da antiga colônia portuguesa ter sido o tema central daquela 

edição, o assunto foi anunciado apenas por uma tarja preta no alto da capa, cuja chamada já 

indicava a interpretação de que o processo havia sido dado de forma conflituosa. O posicionamento 

da diplomacia brasileira ficou restrito aos comentários da seção “Diplomacia”, enquanto as demais 

reportagens davam ênfase aos conflitos e às tensões existentes em Angola. 

Após o reconhecimento da independência angolana pelo Brasil, a revista assumiu uma 

bastante crítica em relação à política externa do governo Geisel, somente voltando a publicar 

128



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

reportagens mais positivas sobre a política exterior brasileira, principalmente sobre a política 

africana, na gestão de Saraiva Guerreiro. 

De maneira mais geral, as reportagens acompanhavam o movimento da diplomacia 

estadunidense, centrando as críticas no que seria o alinhamento do novo país africano com o 

comunismo, frisando a presença dos cubanos na região, principal argumento utilizado pelos 

opositores da posição brasileira em relação a Angola. 

Assim, a partir da análise das matérias publicadas pela revista sobre a independência da 

antiga colônia portuguesa e sobre o posicionamento brasileiro diante desse processo, percebe-se 

com clareza a postura crítica em relação à pretensa incoerência de um regime que se propunha a 

combater ideologias “estranhas” ao mundo ocidental, mas que, naquele momento, assumia 

posicionamentos que iam de encontro a essa lógica, estabelecendo parcerias para além das 

fronteiras ideológicas dos anos da Guerra Fria. 

Considerações Finais 

Durante o governo Geisel e em meio ao processo de distensão política, o aumento gradual da 

liberdade de imprensa, a emergência de novas forças políticas e o controle da transição pelo regime 

contribuíram para que as questões da política externa se tornassem mais um elemento polarizador. 

Nesse contexto, a VEJA atuou como um ator político, membro de uma elite que detinha e utilizava 

recursos simbólicos como instrumento de poder, em defesa de interesses nem sempre coadunados 

com os do governo. A revista partilhava valores com setores das elites e se inseriu nas disputas 

sobre o projeto de país que se pretendia implementar após o fim da ditadura. 

A visão da revista sobre política externa estava diretamente relacionada aos interesses dos 

grupos que apoiavam a desestatização econômica e, consequentemente, aos impactos de eventuais 

decisões governamentais que fossem contrárias a esses interesses. Assim, os termos “terroristas” ou 

“comunismo angolano”, que apareciam com frequência nas reportagens que tratavam do processo 

de independência e de consolidação do poder do MPLA, questionavam aquilo que compreendiam 

como o alinhamento terceiro-mundista do governo e como a quebra do modelo de democracia 

liberal, alinhada ao mundo ocidental, defendido por essas elites. 

Nesse sentido, o fato de um governo militar que assumiu o poder com a retórica de combater 

o comunismo ter reconhecido o novo país antes que qualquer outro país ocidental o fizesse, era 

motivo de preocupação. Ao se confrontar o conteúdo sobre Angola publicado na revista com o 

posicionamento doméstico do empresariado em defesa do projeto liberal e contrário ao crescente 

129



Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

intervencionismo estatal do governo Geisel e, também, com o projeto de democracia defendido pela 

própria VEJA, percebe-se que há uma relação consistente entre os posicionamentos. 

Ainda que a censura tenha sido uma variável importante para definir o funcionamento da 

imprensa nos anos da ditadura, é inegável que alguns espaços de questionamento, mesmo que 

limitados, permaneceram. No campo da política externa, os consensos e os dissensos que ocorriam 

nos debates públicos, nas brechas permitidas pelo regime, refletiam as clivagens existentes nas 

elites políticas e econômicas em torno do projeto de desenvolvimento a ser implementado no país, 

com duas correntes se manifestando com maior expressividade: a que defendia a manutenção das 

relações tradicionais com os Estados Unidos, articuladas em torno de um projeto liberal, e a que 

propunha a necessidade de um modelo de desenvolvimento autônomo para o país. 

Referências 

ABREU, Alzira A. de. (2002). A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: Jorge 
Zahar Editor.  

ABREU, Alzira A. de. (2003). Mídia e política no Brasil: jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: 
Editora FGV. 

ALMEIDA, Maria F. L. (2009). VEJA sob censura: 1968-1976. São Paulo: Jaboticaba. 

ALMOND, Gabriel A. (1950). The american people and foreign policy. New York: Harcourt, 
Brace and Company. 

BARRETO, Fernando de M. (2001). Os sucessores do Barão: relações exteriores do Brasil: 
1912– 1964. São Paulo: Paz e Terra. 

DASSIN, Joan R. (1984). The Brazilian press and the politics of Abertura. Journal of 
Interamerican Studies and World Affairs, 26 (3):385-414. http://dx.doi.org/10.2307/165675 

DÁVILA, Jerry.(2011). Hotel Trópico: o Brasil e o desafio da descolonização africana, 1950 – 
1980. São Paulo: Paz e Terra. 

DREIFUSS, René A. (1981). 1964: a conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de 
classe. 2ª. ed. Petrópolis, Vozes. 

DUROSELLE, Jean-Baptiste. (2000). Todo império perecerá. Brasília/São Paulo: Ed. UnB/
Imprensa Oficial do Estado. 

FAIRCLOUGH, Norman. (2001). Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UNB. 

FERREIRA, José M. (1994) A mudança de regime e as reacções internacionais. In CARRILHO, 
Maria (ed.). Democracia e Defesa – Sociedade, Política e Forças Armadas em Portugal. Lisboa: 
Dom Quixote, 69-86. 

FERREIRA, José M. (2000). Após o 25 de Abril. In TENGARRINHA, José (ed.). História de 
Portugal. Bauru/São Paulo: EDUSC/UNESP, 339-368. 

FROTA, Sylvio. (2006). Ideais traídos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.  

130

https://doi.org/10.2307/165675


Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

GARCIA, Eugênio V. (1997). O pensamento dos militares em política internacional (1961-1989). 
Revista Brasileira de Política Internacional, 40 (1):18-40. http://dx.doi.org/10.1590/
S0034-73291997000100002 

GENTILLI, Victor. (2008). A imprensa brasileira mudou bastante depois do AI-5… mas não como 
decorrência dele. In MUNTEAL FILHO, Oswaldo; FREIXO, Adriano de; FREITAS, Jacqueline 
Ventapane (ed.). Tempo Negro, Temperatura Sufocante: estado e sociedade no Brasil do AI-5. 
Rio de Janeiro: Editora Contraponto/Editora da PUC-Rio, 289-314. 

GILBOA, Eytan. (2002). Global communication and foreign policy.  Journal of Communication, 
52 (4):731-748. http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-2466.2002.tb02571.x 

GONÇALVES, Williams e MIYAMOTO, Shiguenoli. (1993). Os militares na Política Externa 
Brasileira: 1964-1984. Estudos Históricos, 6 (12): 211-246.  

HALLIN, Daniel C. (1989). The “uncensored war”: the media and Vietnam. Berkeley: 
University of California Press. 

HERMAN, Edward S. (1993). The media’s role in U.S. foreign policy. Journal of International 
Affairs, 47 (1): 23-45. 

HERMAN, Edward S.; CHOMSKY, Noam. (2002). Manufacturing consent: the political 
economy of the mass media. New York: Pantheon e-Books.  

HILL, Christopher. (2003). The changing politics of foreign policy. Londres: Palgrave Macmillan.  

KUSHNIR, Beatriz. (2004). Entre censores e jornalistas: colaboração e imprensa no pós-1964. In 
FICO, Carlos et al. (ed.). 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil. 
Rio de Janeiro: 7Letras, 80-90. 

LESSA, Antônio C. M. (1995). A estratégia de diversificação de parcerias no contexto do nacional-
desenvolvimentismo (1974-1979). Revista Brasileira de Política Internacional, 38 (1): 24-39. 

MAXWELL, Kenneth. (1999). A construção da democracia em Portugal. Lisboa: Editorial 
Presença. 

MELO, Ovídio de A. (2000). O reconhecimento de Angola pelo Brasil em 1975. In 
ALBUQUERQUE, José A. G. de (ed.). Sessenta anos de política externa brasileira (1930-1990): 
o desafio geoestratégico - Vol. III. São Paulo: Annablume/NUPRI/USP, 345-391. 

 MELO, Ovídio de A. (2009). Recordações de um removedor de mofo no Itamaraty. Brasília: 
FUNAG. 

MENESES, Filipe R. de. (2011). Salazar: biografia definitiva. São Paulo: Leya. 

NATALI, João B. (2004). Jornalismo internacional. São Paulo: Contexto. 

NAVEH, Chanan. (2002). The role of the media in foreign policy decision-making: a theoretical 
fremework. Conflict & Communication Online, 1 (2):1-14.  

PINHEIRO, Letícia. (2004). Política externa Brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.  

RABELO, Genival. (1966). O capital estrangeiro na imprensa brasileira. Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira. 

REVISTA VEJA. (1980). Princípios à parte. No corpo-a-corpo mundial, o Brasil dá seus lances 
ao preço de antigos alinhamentos. Edição 593, de 16 de janeiro, 22-27. 

REVISTA VEJA. (1979). A coragem de ousar. Edição 549, de 14 de setembro, 57-61. 

131

https://doi.org/10.1590/S0034-73291997000100002
https://doi.org/10.1590/S0034-73291997000100002
https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2002.tb02571.x


Revista de Estudos Internacionais (REI), ISSN: 2236-4811 , v. 13, n. 1 (2022)

REVISTA VEJA. (1978). Editorial. Edição 523, de 13 de setembro, 18-19. 

REVISTA VEJA. (1976). Azeredo da Silveira na ONU. Edição 422, de 06 de outubro, 105. 

REVISTA VEJA. (1975). Saúde e Política. Edição 382, de 31 de dezembro, 23. 

REVISTA VEJA. (1975). Na defensiva. Edição 376, de 19 de novembro, 24.  

REVISTA VEJA. (1975). Angola. A independência dos inimigos. Edição 376, de 19 de novembro, 
30-34. 

REVISTA VEJA. (1975). Um bom início. Edição 328, de 18 de dezembro, 29. 

SARAIVA, José F. S. (1996). O lugar da África: a dimensão atlântica da política externa 
brasileira (de 1946 a nossos dias). Brasília: Editora da UnB. 

SILVA, Carla L. (2009). VEJA: o indispensável partido neoliberal (1989-2002). Cascavel: 
Edunioeste.  

SOUZA, Ulysses A. de. (1988). A história secreta de VEJA. Imprensa, setembro: 75-105.  

SPEKTOR, Matias. (2009). Kissinger e o Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.  

VAN DIJK, Teun A. (2012). Discurso e poder. São Paulo: Contexto. 

VIZENTINI, Paulo G. F. (1995). Relações internacionais e desenvolvimento: o nacionalismo e a 
política externa independente (1951-1964). Petrópolis: Vozes. 

VIZENTINI, Paulo G. F. (1998). A política externa do regime militar brasileiro: 
multilateralização, desenvolvimento e a construção de uma potência média (1964-1985). Porto 
Alegre: EdUFRGS.  

VIZENTINI, Paulo G. F. (2017). A Política Externa Independente do Brasil (1961-1964): 
paradigma de uma diplomacia autonomista e desenvolvimentista. In FREIXO, Adriano de; 
RODRIGUES, Thiago (ed.). San Tiago Dantas e a Política Externa Independente. Rio de 
Janeiro: Luzes, 15-29.  

WOLFSFELD, Gadi. (2011). Making sense of media and politics. five principles in political 
communication. Abingdon: Routledge/Taylor & Francis Group. 

132


	IMPRENSA E POLÍTICA EXTERNA EM TEMPOS DE ABERTURA POLÍTICA: O RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA NAS PÁGINAS DA REVISTA VEJA
	PRESS AND FOREIGN POLICY IN TIMES OF POLITICAL OPENING: RECOGNITION OF ANGOLA'S INDEPENDENCE ON VEJA MAGAZINE
	Considerações iniciais
	1. Imprensa, Abertura Política e Política Externa
	2. A revista VEJA e a transição democrática no Brasil
	3. O “Pragmatismo Ecumênico e Responsável” do governo Geisel e a questão angolana
	4. A independência de Angola nas páginas da VEJA
	Considerações Finais
	Referências

