MULHERIDADES, GÊNERO E EDUCAÇÃO: DESENHANDO CAMINHOS INCLUSIVOS

2020-10-15

Estimada/o colega:

Temos o prazer de vos informar que o edital da Edição Especial da REVISTA EDUCACÃO INCLUSIVA – REIN (ISSN 2594-7990) que homenageia a profª. Dra. Ana Paula Mendes Rodrigues Cavalcanti está aberta. Essa edição que tem como tema MULHERIDADES, GÊNERO E EDUCAÇÃO: DESENHANDO CAMINHOS INCLUSIVOS será coordenada pelas professoras Dda. Izandra Falcão Gomes da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Dda. Letícia Carolina Pereira do Nascimento da Universidade Federal do Piauí - UFPI e pelo professor Dr. Eduardo Gomes Onofre da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. 

A temática escolhida é decorrente das reflexões feitas pelas/os organizadoras/es que tomaram a área de interesse investigativo da profª. Drª. Ana Paula Mendes Rodrigues Cavalcanti ( in memorian) - gênero, educação, mulheres - como ponto de partida. Somou-se o posicionamento que vem sendo assumido a quatro anos pela Revista Educação Inclusiva (REIN) e, nomeadamente pelo enfoque epistemológico que reflete as pesquisas que são desenvolvidas pelos organizadores na temática de gênero, educação e mulheridades.

Acrescentamos que os desenhos inclusivos, aos quais o título deste dossiê se refere, busca salientar os diferentes modos pelos quais as mulheridades cisgêneras e transgêneras têm construído espaços dentro da educação. Neste sentido, numa perspectiva interseccional, este dossiê pretende cruzar temas, problemas, epistemologias e metodologias que produzem rupturas nos terrenos educacionais tão enrijecidos pelo cisheteropatriarcado e também por outras opressões como o racismo, o capacitismo, a intolerância religiosa, questões intergeracionais, de classe dentre outras. No mais, considerando o terreno político vivido, é preciso garantir espaços no qual a pluralidade de vozes e temas sejam a expressão da democracia e do pensamento inclusivo e crítico.

Dessa forma, a Revista Educação Inclusiva - REIN, convida a comunidade acadêmica, nacional e internacional, a submeter artigos originais, entrevistas, relatórios de experiência e resenhas que abordam a educação inclusiva com foco em gênero em diferentes níveis educacionais, formais e informais para publicação em sua segunda edição especial de 2021. As remessas estarão sujeitas a um processo de avaliação por pares e, se aprovadas, serão publicadas na edição especial do primeiro semestre de 2021.

O prazo de envio dos artigos, entrevistas, relatórios de experiência e resenhas estará aberto até o dia 31 de março de 2021.
Para obter mais informações sobre a revista e as regras de publicação, visite o seguinte link   http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/REIN/user/register

 

 

No aguardo de vosso escrito, o cumprimentamos cordialmente 

 

Dda. Izandra Falcão Gomes - Universidade Estadual do Ceará - UECE

Dda. Letícia Carolina Pereira do Nascimento - Universidade Federal do Piauí - UFPI

Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Paraíba- UEPB