Qualidade de vida de necessitados intelectuais praticantes de dança
Abstract
Considerando a importância da dança, capaz de possibilitar encanto e magia, de sentir os movimentos, de dominar o ritmo, sentir as emoções e sentimentos nas coreografias e na dança livre é que construímos esse trabalho cujo objetivo foi perceber qual a qualidade de vida das pessoas com necessidades intelectuais que praticam a dança. A amostra do referido estudo é de praticantes da dança da APAE, Campina Grande – Pb, cuja análise foi executada em 24 cuidadores de pessoas com necessidades especiais, que responderam ao questionário de Qualidade Vida. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, que utilizou como procedimentos estatísticos o programa Microsoft Excel for Windows 10, apresentados em forma de tabelas e gráficos, por média e percentual. Em todas as variáveis analisadas ficou evidente a diferença muito significativa nos estudados, concluindo que é de suma importância essa atividade proposta as pessoas com necessidades especiais.
References
Bertoldo, T. (2021). Corpo, corporeidade e diversidade na educação: metodologias em dança, processos de ensino e aprendizagem com corpos com necessidades específicas, múltiplas e transtornos psíquicos. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, 2(10), e210824-e210824.
Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. (2007). Secretaria Especial de Direitos Humanos, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Da Costa, V. F., Moura, S. K., & Lopes, D. T. (2018). Estudo da demanda pela prática de dança aeróbica em academias. Revista Campo do Saber, 4(1).
Dias, J. L. (2019). A dança como fator motivacional nas aulas de educação física no ensino fundamental II. 2017. EFDeportes.com, Revista Digital, 13(125).
Dumont, P. S. Usada como ferramenta terapêutica, dança melhora autoestima e espanta depressão hoje em dia. https://www.hojeemdia.com.br/plural/usada-como-ferramenta-terap%C3%AAuticadan %C3% A7a-melhora-autoestima-e-espanta-depress%C3%A3o-1.615315
Ferreira, M. A. (2018). Corporeidades Ananin: um estudo sobre os saberes e fazeres cotidianos na cidade de Ananindeua/PA. Anais ABRACE, 19(1).
Gaspar, G. A. A., Ribeiro, J. R., Cavalcante, J. F., & Neto, L. T. R. (2018). A dança na terceira idade promovendo qualidade de vida. Revista diálogos acadêmicos, 6(2).
Infante, L. (2021). Dançaterapia como ferramenta para performance. Anais ABRACE, 21(1).
Lucca, I. L., Rosa, M. K. F., Alvarenga, P. L., & Rabelo, P. C. R. (2019). A contribuição das vivências em dança na formação dos docentes em Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22. https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49360
Marbá, R. F., Silva, G. S. da, & Guimarães, T. B. (2016). Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, 9(1).
Palmeira, L. M. C., & Da Silva, F. J. A. (2018). A dança como elemento facilitador na Educação Física escolar para crianças com síndrome de Down. Vinculação: Universidade Estadual de Londrina.
Thomas, J. R., Nelson, J. K., & Silverman, S. J. (2012). Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora.