Os desafios da inclusão escolar no acolhimento institucional de crianças e adolescentes

Authors

  • Cristina Reis Maia TJRJ

Keywords:

Acolhimento institucional, Infância vulnerável, Inclusão escolar, Educação e cidadania

Abstract

Este trabalho problematiza os desafios da inclusão escolar envolvendo crianças e adolescentes em acolhimento institucional, buscando discutir a importância de seu papel para a construção da cidadania. Para tanto, voltaremos nosso olhar para a vulnerabilidade da infância e a realidade do acolhimento, os preconceitos enfrentados por aquele(a)s que vivenciam tal situação, as políticas públicas e institucionais disponibilizadas, a educação como projeto de cidadania e a escolarização como subsídio à autonomia.

References

Anjos, H. P. dos, Melo, L. B. de, Silva, K. R. da, Rabelo, L. C. C., & Araújo, M. A. (2013). Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade, 34(123), 495-507. https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200010

Arendt, H. (1995). A Condição Humana. São Paulo: Forense universitária.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf

Benjamin, W. (1996). O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Brailiense.

Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília.

Brasil. (2002). Leituras sobre cidadania. Senado Federal, ECT/CEE, Brasília.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações técnicas. Serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Brasília, junho de 2009a. http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes-tecnicas-servicos-de-alcolhimento.pdf

Bulus, U. L. (2001). Constituição Federal Anotada. (2a ed.). São Paulo: Editora Saraiva.

Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Correia, F. G. (2010). Reflexões Sobre o Conceito de Cidadania e Suas Bases Históricas no Brasil. Revista de Ciência Política. www.achegas.net/numero/43/editorial_43

Crochík, J. L. (2011). Preconceito e educação inclusiva. Laboratório de estudos sobre o preconceito. Brasília: SDH/PR.

Cury, C. R. J. (2002). Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. In: Cadernos de Pesquisa, 116, 245-262.

Domingos, L. P. (2020). Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de restrição de liberdade: a violência comunitária reportada nos processos judiciais. [Dissertação de Mestrado em Saúde Pública. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ].

Ementa Constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009. Prevê a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e amplia a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica. Brasília, 2009b. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm

Fasolo, L. B. (2017). Escuta e expriência nas rodas de conversa com professsores no contexto da inclusão: da “rua de mão única” às “passagens”. [Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Clínica e Cultura, Porto Alegre: UFRS.

Finkelhor, D., Ormrod, R. K., & Turner, H. A. (2007). Poly-victimization: A neglected component in child victimization. Child Abuse & Neglect, 31, 7-26.

Ford, J. D., Elhai, J. D., Connor, D. F., & Frueh, B. C. (2010). Poly-victimization and risk of posttraumatic, depressive, and substance use disorders and involvement in delinquency in a National Sample of adolescents. Philadelphia: Journal of Adolescent Health (Elsevier), 46, 545-552.

Foucault, M. (2008). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, Graal.

Freire, P. R. (2000). Educação como prática de liberdade: a sociedade brasileira em transição. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. R. (2002). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Henick, A. C., & Faria, P. M. F. de. (2005). História da Infância no Brasil. In Anais EDUCERE, PUCPR 26 a 29 de outubro de 2005.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep.

Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. 1990. www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/18069.htm

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei nº 12.796 de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. L12796 (planalto.gov.br)

Maia, C. R. (2022). A infância transgressora e a judicionalização da vida privada. In: Revista da EMERJ, 24(1), 71-94.

Mill, J. S. (1983). Princípio da economia política: com algumas de suas aplicações à filosofia social, São Paulo: Abril Cultural, v. II.

Minayo, M. C. de S. (2005). Violência: um problema para a saúde dos brasileiros. In (Org.: Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde). Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde.

Rizzini, I., Barker, G., & Cassaniga, N. (2000). Criança não é risco, é oportunidade. In: Universidade Santa Úrsula (Org.). Criança não é risco, é oportunidade: fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária: Instituto Promundo, 7-26.

Sassaki, R. K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA.

Severino, A. J. (2002). Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo em Perspectiva, 14(02), 65-71.

Silva, L. M. da. (2006). O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 424-434.

Silva, L. B. (2012). Instituições escolares, problemas de aprendizagem e estratégias de intervenção e atuação psicopedagógicas. Revista de Educação do Ideau, 7(15). https://www.ideau.com.br/getulio/revista/index/1

Trindade, A. L. (2006). Em busca da cidadania plena. Fragmentos de um discurso sobre afetividade. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho.

Published

2023-04-05

How to Cite

REIS MAIA, C. Os desafios da inclusão escolar no acolhimento institucional de crianças e adolescentes. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 1, p. 63–77, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1526. Acesso em: 23 nov. 2024.