ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA

Authors

Keywords:

Educação inclusiva, acessibilidade, pessoa com deficiência

Abstract

A educação para pessoa com deficiência se constitui um direito que deve ser assegurado pelo sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado. Contudo, apesar de implementada e vistoriada, a lei não garante recursos de acessibilidade dentro das instituições de ensino superior (IES), dificultando o exercício, a inclusão e a permanência de alunos com deficiência. A presente pesquisa objetiva verificar o status da acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil. Busca realizada nas bases PubMed, PsycINFO, SciELO.ORG., Web of Science, Scopus (Elsevier) e Biblioteca Virtual em Saúde. Descritores foram ("Pessoa com Deficiência") OR (Deficiência) OR (Acessibilidade) AND ("Ensino Superior") OR (Universidade). Foram excluídos: a) artigos teóricos; b) documentos que não apresentaram os tipos, barreiras ou recursos de acessibilidade; c) que não houvesse relação com cursos do ensino superior e/ou acadêmicos; d) indisponíveis na íntegra. Foram incluídos 21 artigos foram para a síntese e análise. As barreiras de acessibilidade observadas foram barreiras arquitetônicas (52%), comunicacionais (19%), atitudinais (10%) e pedagógicas (10%). Em relação aos recursos de acessibilidade, a Interpretação e Tradução de Libras é o mais frequente (20%), seguido por Apoio Psicopedagógico (18%) e transcrição em Braille (13%). Apesar da ascensão das políticas públicas de inclusão nas IES, ainda há falhas importantes na efetivação dessas ações, de modo que são necessárias implementações de estratégias de promoção à participação do aluno em sala de aula, como vistas a garantir a sua permanência e conclusão do curso nas IES brasileiras.

Author Biographies

Júlio Gonçalves, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia e psicólogo pela Universidade do Vale do Itajaí.

Amanda da Silva Gomes, Universidade do Vale do Itajaí

Psicóloga e Especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade do Vale do Itajaí

Gabriela Duarte Neves de Sousa, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda do Curso de Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí

Raíssa Cláudia Silvano , Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda do Curso de Fisioterapia pela Universidade do Vale do Itajaí

Melina de Figueiredo Veiga, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí

References

Accardo, A. L., Kunder, S. J. & Woodruff, J. (2019). Accommodations and support services preferred by college students with autism spectrum disorder. Autism: the international journal of research and practice, 23(3), 574–583. http://bit.ly/3EM9fhY

Almeida, J. G. A. & Ferreira, E. L. Sentidos da inclusão de alunos com deficiências na educação superior: olhares a partir da Universidade Federal de Juiz de Fora. Psicologia Escolar da Educação, 22, 67-75, 2018. https://bit.ly/3R2FvBE

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2015). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. https://bit.ly/3OFPPxG

Berberian, A. (2017). Inclusão de alunos com deficiência em uma Universidade particular de Curitiba. Distúrbios da Comunicação, 29(4). https://bit.ly/3ynNMsi

Branco, A. P. S. C. & Almeida, M. A. (2019). Avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas. Revista da Avaliação da Educação Superior, 24(1), 45-67. https://bit.ly/3u5COVZ

Branco, A. P. S. C. & Leite, L. P. Condições de acessibilidade na pós-graduação: um estudo com estudantes de universidade pública. Psicologia da Educação, 43, 35-45. https://bit.ly/3ym44SI

Calheiros, D. S. F. & Frederico N. L. (2016). A inclusão de universitários com deficiência em cursos de Educação Física na cidade de Maceió/AL. Revista da Avaliação da Educação Superior, 21(2), 523-540. https://bit.ly/3yob9SH

Castro, S. F. A. M. A. (2014). Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(2), 179-194. https://bit.ly/3yoIqxd.

Chanini, T. H. C. (2016), Inclusão de alunos com deficiência na educação superior. Brazilian Journal of Development, 16. http://bit.ly/3TZta1c

Ciantelli, A. & Leite, L. (2016). Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(3). http://bit.ly/3UQInmu

Costa, A. & Pereira, G. (2017). Tecnologia Educacional na Educação Inclusiva. 22º Seminário Educação, Tecnologia e Sociedade, 6(1). http://bit.ly/3EPASqn

Critical Appraisal Skills Programme. (2018). Qualitative Studies Checklist. https://casp-uk.net/

Dalla Déa, A. (2013). Inclusão de pessoas com deficiência nos projetos de extensão de práticas corporais da universidade federal de Goiás. Pensar a Prática, 16(4). https://bit.ly/3NraWm6

De Marco, M. A. (2007). A face humana da medicina: do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial. (2a ed.). Casa do Psicólogo. https://bit.ly/3QZIA5h

De Marco, M. A., Citero, V. A. & Nogueira-Martins, L. A. (2007). Revisando conceitos: o papel da psiquiatria moderna no hospital geral e na atenção primária. Revista Brasileira de Psiquiatria. 29(188). https://bit.ly/3QZIA5h

Decreto nº 5.626, de 2 de dezembro de 2004. (2004). Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - LIBRAS. http://bit.ly/3USVoMz

Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. (2009). Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. http://bit.ly/3Vc8owm

Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. (2010). Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). https://bit.ly/3fxnkAP

Diniz, E. P. S. & Silva, A. M. (2021). Perspectivas de Estudantes com Deficiências Sobre Facilitadores e Barreiras nas Universidades Públicas de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Educação Especial, 27. https://bit.ly/3njQ4lZ

Emmel, M. L. G. & Castro, C. B. (2003). Barreiras arquitetônicas no campus universitário:o caso da UFSCar. In MARQUEZINI, M. C. (Org.). Educação Física, atividades lúdicas e XIX Jornada de Extensão acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. UEL. 177-183.

Emmel, M. L. G., Gomes, G. & Bauab, J. P. (2010). Universidade com Acessibilidade: Eliminando Barreiras e Promovendo a Inclusão em uma Universidade Pública Brasileira. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 14(1), 7-20. https://bityli.com/KWqRlz

Estácio, M. A. F. & Almeida, D. A. R. (2016). Pessoas com Deficiência no ensino superior Journal of Research in Special Educational Needs, 16, 836-840. https://bit.ly/3xYap5t

Faro, A. C. M. & Gusmai, L. F. (2013). Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 47(1), 229-234. https://bit.ly/3Oszign

Filgueiras, A., Galvão, B. O., Pires, P. Fioravanti-Bastos, A. C.; Hora, G. P. R., Santana, C. M. T. & Landeira-Fernandez, J. (2015). Tradução e adaptação semântica do Questionário de Controle Atencional para o Contexto Brasileiro. Estudos de Psicologia, 32(2), 173-185. https://bit.ly/3NAjeYO

Fogaça, V. H. B. & Klazura, M. A. (2021). Pessoa com deficiência entre o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial: concepções em disputa. Emancipação, 21. https://bit.ly/3Ag1grp

Garcia, R. A. B., Bacarin, A. P. S. & Leonardo, N.S. T. (2018). Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 33-40. http://bit.ly/3UVFC3q

Glat, R. & Pletsch, M. (2017). O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, 23(38), 345-356. http://bit.ly/3GyOQht

Guerreiro, E. M. B. R., Almeida, M. A. S. & Filho, J. H. (2014). Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior. Revista da Avaliação da Educação Superior, 19(1), 31-60. https://bit.ly/3yodnS3

Guimarães, M. C. A.; Borges, A. A. P. & Petten, A. M. V. N. (2021). Trajetórias de Alunos com Deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 27. https://bit.ly/3A5GkUb

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. INEP. https://bit.ly/3RlrgIn

Lanna Júnior, M. C. M. (2010). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. Recuperado de: http://bit.ly/3tKmU2O

Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. http://bit.ly/3tPgP4Y

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. https://bit.ly/2C5stli

Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. (2012). Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. L12764.

Linden, V. V., Dong H. & Heylighen, A. (2016). From Acessibility to Experience: Opportunities for Inclusive Design In Architectural Practice. Nordic Journal of Architectural Research, 28. http://bit.ly/3EPRPB3

Melo F. R. L. & Araújo, R. R. (2018). Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, 22. http://bit.ly/3VfegVH

Mendonça, A. (2020). A Educação Inclusiva e as Novas Tecnologias. VII Congresso Nacional da Educação. Recuperado de: http://bit.ly/3Xk8BiU

Ministério da Educação. (2003). Portaria Federal nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. MEC. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf

Ministério da Educação. (2013). Documento orientador Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior. MEC. http://bit.ly/3XhGjWi

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J. & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med, 6(7). https://bit.ly/3Ase63D

Olivati, A. G. & Leite, L. P. (2019). Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(4), 729-746. https://bit.ly/3Nuoc9s

Ouzzani, M., Hammady, H., Fedorowickz, Z. & Elmagarmid, A. (2016). Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 5(1). https://bit.ly/2TCCBKT

Paiva, G. O. S. & Melo, F. R. L.V. (2021). Acessibilidade Linguística de Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre o Curso de Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Especial, 27. https://bit.ly/3OD9dLC

Peiter C.C, Santos J. L.G, Lanzoni G. M. M, Mello A. L. S. F, Costa M. F. B.N.A & Andrade S.R. (2019). Conhecimento sobre redes de atenção à saúde. Escola Anna Nery, 23(1), 1-10. https://bit.ly/3Ak0nhE

Pereira, J. A. & Saraiva, J. M. (2017). Trajetória histórico social da população deficiente: da exclusão à inclusão social. Ser Social, 19(40), 168-185. https://bit.ly/3ONNtMW

Pereira, R. R. (2020). Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(3), 387-402. https://bit.ly/3y1Kp9n

Portugal, A. C. M., Pinho, B. B. A. & Barbosa, B. B. (2020). Acessibilidade: Barreiras Arquitetônicas e Urbanísticas e o Desenvolvimento de Ambientes Acessíveis. Revista Teccen, 13(2), 12-17. http://bit.ly/3EoerHr

Ribeiro, E. N., Simões, J. L., & Paiva, F. S. (2017). Inclusão escolar e barreiras atitudinais: um diálogo sob a perspectiva da sociologia de Pierre Bourdieu. Olhares: Revista do Departamento de Educação Da Unifesp, 5(2), 210–226. http://bit.ly/3TVgWGM

Rosa, S. M. (2007). A justiça divina e o mito da deficiência física. Estudos, 34(2), 9-19. https://bit.ly/3ywqwIQ

Santos, C. M. C., Pimenta, C. A. M. & Nobre, M. R. C. (2007). A Estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-americana de Enfermagem, 15(3), 08-11. https://bit.ly/2V85ZZP

Santos, R. C., Mesquita B. A. M. R., Favoretto, C. C. R.; Evangelista, K. C. M. & Dalla Déa, V. P. B. (2020). Ensino inclusivo em um curso de Educação Física: análise das adaptações pedagógicas para o estudante cego na educação superior. Pensar a Prática, Goiânia, 23. https://bit.ly/3HU5Cq9

Silva, J. & Pimentel, A. (2022). A Inclusão no Ensino Superior: Vivências de Estudantes com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Educação Especial, 28. https://bit.ly/39U8lDA

Tondin, C. F, Nardon, D. N. & Pieczkowsk, T. M. Z. (2016). Relações interpessoais e recursos de adaptação para acadêmicos com deficiência na universidade. Psicologia da educação, 43, 23-33. https://bit.ly/3Oxs3Eg

Verdi, M. I. M., Da Ros, M., Cutolo, L. & De Souza, T. T. (2013). Saúde e sociedade. UNASUS UFSC. https://bit.ly/3bFZdmd

Vianna, L. C. (2011). Processo saúde-doença. UNASUS UNIFESC, 2011. http://bit.ly/3tNtHIV

Widman, C. J. & Lopez-Reyna, N. (2020). Supports for Postsecondary Students with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review. Journal of Autism and Developmental Disorders, 50(9), 3166-3178. https://eric.ed.gov/?id=EJ1264035

Yussof, M. S. B. (2019). ABC of content validation and content validity index calculation. Resource, 11(2), 49-54. https://bit.ly/3pivpRq

Published

2024-10-11

How to Cite

GONÇALVES, J.; DA SILVA GOMES, A.; DUARTE NEVES DE SOUSA, G.; CLÁUDIA SILVANO , R.; DE FIGUEIREDO VEIGA, M. ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 131–149, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1594. Acesso em: 23 nov. 2024.