PRÁTICAS DE SAÚDE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Keywords:
Inclusão Escolar; Desenvolvimento Infantil; Serviços de Saúde Escolar; Cuidados de Enfermagem.Abstract
Este artigo visa a análise de práticas de saúde voltadas a escolares com deficiência a fim de compreender a assistência da enfermagem frente ao binômio criança/adolescente com deficiência no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida entre julho e agosto de 2019, tendo como população, professoras e auxiliares de escolas de ensino público de uma cidade de Pernambuco. Como instrumentos, teve-se um questionário e gravador digital. Totalizou-se 11 (onze) docentes e 15 (quinze) auxiliares da educação infantil. A média da faixa etária foi de 32 anos, com representação exclusiva feminina: das professoras entrevistadas, apenas 27,2% apresentavam formação inclusiva para o público infantil, e referente às auxiliares, 6,7% afirmaram ser capacitadas. É preciso que profissionais de saúde busquem ativamente, em conjunto com os educadores, uma melhora na inclusão dos escolares para que eles tenham autonomia e suporte para melhor desenvolvimento biopsicossocial.
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