O DIREITO A EDUCAÇÃO E A PNEE:

ATUALIZAÇÃO OU MUDANÇA NO PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR?

Authors

  • Leidy Jane Claudino de Lima
  • LARISSA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE UFPB
  • ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA
  • CHRISTIANO CORDEIRO SOARES CHRISTIANO CORDEIRO SOARES

Keywords:

Pessoa com deficiência; Inclusão escolar; Direito à educação.

Abstract

O artigo trata da temática da inclusão da pessoa com deficiência a partir de reflexões realizadas na perspectiva dos direitos humanos e dos documentos oficiais do Ministério da Educação. O objetivo principal é analisar as mudanças do tema inclusão escolar no governo atual, tendo em vista refletir se o que ocorre é uma atualização do debate a fim de se avançar nos direitos da pessoa com deficiência e ofertar condições pedagógicas que auxiliem seu aprendizado ou se está em curso uma mudança no paradigma de inclusão escolar. Para isso realizamos uma revisão da literatura e uma pesquisa documental nas legislações, nas notícias do portal do Ministério da Educação e no plano de trabalho do Conselho Nacional de Educação. Como resultados, notamos a intenção de alterações nas políticas inclusivas.

Author Biographies

Leidy Jane Claudino de Lima

Professora de Atendimento Educacional Especializado na rede pública municipal de Cabedelo, mestra em educação pela UFPB e doutoranda em educação pela UFPB.

ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

Graduado em Filosofia pela UFRN, mestre em educação pela UFPB, doutorando em educação pela UFPB.

CHRISTIANO CORDEIRO SOARES CHRISTIANO CORDEIRO SOARES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e graduação em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba (2011).

References

BRASIL. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Ed., rev. e atual. – Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011.

BRASIL. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência. Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.

DA

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). São Paulo: Imprensa Oficial, 1988. Versão Atualizada até agosto de 2015.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais e Enquadramento da Ação. 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2016.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente no Brasil. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Brasília: Congresso Nacional, 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 26 de junho de 2014. Institui o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.

BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 16690- politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Acesso em: 01 jul. 2016.

BRASIL. MEC/CNE. Comissão de Elaboração das Diretrizes Nacionais da Educação Especial: Plano de Trabalho. 2019. Disponível em: : <http://www.seduc.ro.gov.br/cee/files/PLANO_DE_TRABALHO_Diretrizes_Nacionais_da_Educacao_Especial___CONS__SUELY_2.docx.> . Acesso em: 15 Jun. 2019.

BRASIL. MEC. Decreto legislativo nº 9.465, de 2 de janeiro de 2019. Extingue a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Brasília, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/73321-mec-realiza-mudancas-para-aprimorar-processo-de-educacao> acesso em: 10 fev. 2020.

BRASIL. SECADI/MEC. Consulta Pública. Política Nacional de Educação Especial, Equitativa, Inclusiva e ao longo da Vida. Disponível em: Disponível em <https://pnee.mec.gov.br/> Acesso em: nov. 2018.

CANDAU. Vera Maria Ferrão (coord.). Somos todos/as iguais? Escola Discriminação em direitos humanos. Rio de Janeiro: Lamparinas editora, 2012.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

MANTOAN, Maria Teresa Égler (Org.). Em Defesa da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Análise e manifestação sobre a proposta do Governo Federal de reformar a PNEEPEI (MEC/2008). Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Campinas, SP: UNICAMP, 2018. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/380190091/Texto-de-Analise-Dos-Slides-Sobre-a-Reforma-Da-PNEEPEI-FINAL>. Acesso em: 01 dez. 2018.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NUNES, Clarice. A cultura jurídico-política e a educação brasileira: um campo de estudos em aberto. Educ. Rev., Belo Horizonte. v. 18, n.19, Junho, 1994, p.6

GAMBOA, S. S. Quantidade-quantidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Os embates da cidadania: ensaio de uma abordagem filosófica da LDB/1996. In BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromisso. São Paulo: Cortez, 2014.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Published

2020-09-22

How to Cite

LIMA, L. J. C. de; ALBUQUERQUE, L. C. D.; FERREIRA, A. D. O.; CHRISTIANO CORDEIRO SOARES, C. C. S. O DIREITO A EDUCAÇÃO E A PNEE: : ATUALIZAÇÃO OU MUDANÇA NO PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR?. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 99–110, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/236. Acesso em: 23 nov. 2024.