A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NO ENSINO PÚBLICO

Authors

  • Dandara Scarlet Sousa Gomes Bacelar Universidade Federal do Piauí
  • Lucas Marques Bacelar Universidade Paulista

Keywords:

Gestão Escolar, Gestão Democrática, Cidadania, São Luís

Abstract

 GESTÃO ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS ORGANIZAÇÕES E ENTIDADES, SEJA PÚBLICA OU PRIVADA, CONSIDERADA DE SUMA IMPORTÂNCIA TAMBÉM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, ABRANGENDO AS ATRIBUIÇÕES QUE AS ESCOLAS DISPÕEM, BEM COMO DESENVOLVER E EXECUTAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA, POR ESTA RAZÃO A GESTÃO ESCOLAR DEVE SER EXECUTADA COM SAPIÊNCIA, UMA VEZ QUE É A ESCOLA QUE DESEMPENHA UM PAPEL RELEVANTE NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A PRÁTICA DA CIDADANIA. DESSA FORMA ESTE TRABALHO OBJETIVA-SE EM MOSTRAR COMO SE APRESENTA O PROCESSO DE GESTÃO NAS ESCOLAS, BEM COMO IDENTIFICAR AS ETAPAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR, E RELACIONAR OS MECANISMOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA REDE DE ENSINO, E COMPREENDER O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS-MA.

Author Biography

Lucas Marques Bacelar, Universidade Paulista

Graduando em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista. Possuo interesse nas áreas de Empreendedorismo, Administração, Gestão de Pessoas, Educação e Inovação.

References

ALMEIDA, Tércia Duarte. Gestão da comunicação e o profissional de comunicação.

Disponível em: https://www.ideiademarketing.com.br/2016/08/02/parte-iv-gestao-dacomunicacao-e-o-profissional-de-comunicacao/. Acesso em: 25 de Out. 2020.

__________ Emenda Constitucional n. 14, de 4 de março de 1996. Altera o artigo 60 dos

Atos Constitucionais das Disposições Transitórias. In: CHALI, Y. S. Código Civil,

código do processo civil, Constituição Federal. 6. ed. (revista e atualizada). São Paulo:

Revista dos Tribunais, 2004b.

__________Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas.

Curitiba 2009, Edit. CRV.

__________Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e

Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do

Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996a. Seção 1, p. 27834-27841.

DAFT, R. L. Administração. 2 ed. Tradução: Harue Ohara Avitche. São Paulo:

Cengage Learning, 2010.

DUBLANTE, Carlos André Sousa. Gestão escolar: fundamentos e práticas no contexto

das escolas públicas. São Luís: EDUFMA, 2011.

FERREIRA, Felipe. Gestão financeira para escolas: tudo que você precisa saber. 2019.

Disponível em: < http://www.proesc.com/blog/gestao-financeira-para-escolas/>. Acesso

em: 25 de Out. 2020.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática

da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, jun.,

, p. 211-261.

GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez,

(Guia da escola cidadã; v.1), 2004.

GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. / Regina

Vinhaes Gracindo. – Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 72 p.

LIBERATO, Rafael. Como fazer um gerenciamento de tempo de forma eficaz. 2018.

Disponíve em: < https://www.senior.com.br/blog/como-fazer-um-gerenciamento-detempo-de-forma-eficaz>. Acesso em: 25 de Out. 2019.

LOPES, Ana Paula Padilha Custódio. Gestão Escolar. São Paulo, 2013. Disponível em:

< http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56018.pdf>. Acesso em: 25

out. 2020.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba:

Positivo, 2009.

LUCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 3 ed. Petrópolis:

Vozes, 2007.

LUCK, Heloisa (Org.). Gestão Escolar e Formação de Gestores. In: Revista em aberto,

v. 17, Brasília, jun. 2000.

MAXIMIANO, A. C. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2007.

NETO, M. A Importância do plano de carreira, cargos e salários na administração

pública. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/textosjuridicos/2292735>

. Acesso em: 25 out. 2020.

PERONI, Vera Maria Vidal. A relação público/privado e a gestão da educação em tempos

de redefinição do papel do Estado. In: ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera Maria Vidal

(Org.). Público e privado na educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã,

PRASERES, Valdenice de Araújo. Formação continuada de professores(as) no

Programa São Luís Te Quero Lendo e Escrevendo: limites e possibilidades da reflexão

sobre a prática. São Luís-MA, 2007. (Dissertação). Programa de Pós- Graduação em

Educação da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Educação.

SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. A gestão educacional e a qualidade

educacional na LDB: medidas e padrões (nem sempre) congruentes. Araraquara, e ISSN: 1519-9029, 2018.

TAUCHEN, Gionara. Gestão e Organização Escolar. RIO GRANDE, 2013. Editora

FURG.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola

básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Published

2022-02-09

How to Cite

BACELAR, D. S. S. G.; BACELAR, L. M. A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NO ENSINO PÚBLICO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 109–121, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/638. Acesso em: 23 nov. 2024.