Atendimento educacional hospitalar no viés de uma educação inclusiva

Authors

  • Itamara Peters Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Pedagogia hospitalar, Educação inclusiva, Direito à educação.

Abstract

O texto a seguir apresenta uma discussão teórica do atendimento educacional hospitalar pelo viés da educação inclusiva, trata-se de um estudo bibliográfica que revisa termos e situa o leitor no campo de estudo da pedagogia hospitalar. trazendo à tona conceitos relevantes que guiam a prática docente neste campo ainda em construção e problematiza a indefinição que permeia a área. No percurso textual traçaremos um breve histórico deste atendimento situando o leitor no tempo e no espaço, traremos alguns conceitos de pedagogia hospitalar e de educação especial e inclusiva para definir esta relação e compreender o campo de atuação dos docentes nesta área, pertencente tecnicamente aos departamentos de Educação Especial, mas muitas vezes invisível e desconsiderada como campo de atuação, como atendimento essencial e como constructo teórico. Para a construção e defesa do que aqui apresentamos realizamos a busca de informações em dois sites técnicos: Google acadêmico e Scielo.  

References

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. (2008). Dicionário escolar de língua portuguesa. 2ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional.

ALBERTONI, Léa Chuster. (2014). A inclusão escolar de alunos com doenças crônicas: professores e gestores dizem que... Curitiba, Appris.

BRASIL, (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC.

BRASIL. Ministério da Educação. (2002). Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP.

BORI, Maria. (2010). Chile: pionero y líder. In: MÉXICO, Apuntes de Pedagogía Hospitalaria. Administração Federal dos Serviços Educativos. Governo Federal, Cidade do México.

CARVALHO, Rosita Edler. (2014). Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6ª ed. Porto Alegre, Mediação.

COVIC, Amália Neide. OLIVEIRA, Fabiana Aparecida de Melo. (2011). O aluno gravemente enfermo. São Paulo, Cortez.

FONSECA, Eneida Simões. (1999). Atendimento Pedagógico-Educacional para Crianças e Jovens Hospitalizados: realidade nacional. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

FONSECA, Eneida Simões. (2008). Atendimento escolar no ambiente hospitalar. 2ª ed. São Paulo, Memnon.

MAITO, Viviane Pereira. (2013). Tecendo relações entre formação de professores, paradigmas educacionais e atuação no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. In: MATOS, Elizete Lúcia. Moreira. FERREIRA, Jacques de Lima. Formação pedagógica para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: redes de possibilidades online. Petrópolis, Vozes.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. (2015). Inclusão escolar – o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Summus.

MARTINS, Gilberto de Andrade. THEÓPHILO, Carlos Renato. (2016). Metodologia da investigação científica para ciências sociais. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2016. Disponível: https://passeidireto.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597009088/epubcfi/6/8%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dtitle%5D!/4/2/4%5Bvst-image-button-40478%5D%400:0. Acesso em: 31/03/2020.

MATOS, Elizete L. M. WIESE, Maria do C. S. (2013). Trilhando sob novos olhares e novos desafios na Pedagogia Hospitalar. In: MATOS, Elizete Lúcia. Moreira. FERREIRA, Jacques de Lima. Formação pedagógica para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: redes de possibilidades online. Petrópolis, Vozes.

MINAYO, Maria Cecília. DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. (2015). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis, Vozes.

MUGGIATI, Margarida M.T.F. (2012). Serviço Social: relatos autobiográficos e memorialísticos de uma Assistente Social. Curitiba, Associação de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro.

PACCO, Aline F. R. GONÇALVES, Adriana G. (2019). Implantação da política para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: apontamentos por professores em um curso de formação reflexiva colaborativa. Revista: Educação, Psicologia e Interfaces, Volume 3, Dossiê Inclusão e Diversidade, p. 98-110, 2019. ISSN: 2594-5343. DOI: https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i4.193.

PARANÁ. (2006). Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusivos. SEED. Curitiba.

PRADOS, Rosália Maria Netto. GIORDANO, Carlos Vital. THOMSEN Débora Bernardi Gradjean. (2019). Inclusão Educacional: Discursos Político-Educacionais e Desafios das Classes Hospitalares. REVASF, Petrolina- Pernambuco - Brasil, vol. 9, n.18, p. 103-122, abril, 2019. ISSN: 2177-8183.

REDLACEH - Rede Latinoamericana e Caribe: Por el Derecho a la Educación de Niños, Niñas y Jóvenes Hospitalizados o en Situación de Enfermedad. Declaración de los Derechos del Niño, la Niña o Joven Hospitalizado o en Tratamiento de Latinoamérica y el Caribe en el Ámbito de la Educación. Declaración de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 9 de septiembre de 2009 en la Asamblea General de REDLACEH.

ROCHA, Simone Maria da; PASSEGGI, Maria da Conceição. (2010). Classe hospitalar: um espaço de vivências educativas para crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n.1, p. 113-121, jan./jun. 2010.

SILVA, Ainda Maria Monteiro. COSTA, Valdelúcia Alves. (2015) Educação Inclusiva e Direitos Humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo, Cortez.

SILVA, Ainda Maria Monteiro. (2015). A formação docente na perspectiva da educação inclusiva e a relação com os Direitos Humanos. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro. COSTA, Valdelúcia Alves. Educação Inclusiva e Direitos Humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo, Cortez.

SILVA, Rosilene F. G. MARTINS, Cristina A. CARVALHO, Graça S. (2019). Educação da criança hospitalizada: percepções, desenvolvimento socioeducativo e enfrentamento da hospitalização. III Enjie – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.

TELLES JUNIOR, Hamilton de O. TELLES, Rute E. M. M. O. PRADOS Rosália M. N. (2018). Classe hospitalar: inclusão além dos muros escolares. Revista Científica UMC. Mogi das Cruzes, v.3, n.2, agosto 2018. ISSN 2525-5250.

Published

2022-02-09

How to Cite

PETERS, I. Atendimento educacional hospitalar no viés de uma educação inclusiva . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 82–100, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/732. Acesso em: 23 nov. 2024.