É possível uma prática pedagógica inclusiva nos anos iniciais, com estudantes com deficiência intelectual?
Palavras-chave:
Inclusão. Prática Pedagógica. Deficiência Intelectual. Aprendizagem.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professoras dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino – RME de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi conhecer a prática pedagógica dos/as professores/as que tiveram estudantes com deficiência intelectual (DI) nas suas salas de aulas regulares, no ano de 2021. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis (06) professoras, abordando os seguintes temas: as expectativas, os limites, os desafios e as possibilidades encontradas em suas práticas para com esse público. O corpus de análise foi organizado e sistematizado em torno de categorias gerais de natureza temática definidas pelo critério de semelhança de significado semântico e lógico. Os resultados revelam que todas as professoras acolhem muito bem os estudantes, mas que enfrentam desafios em relação à formação específica para a educação inclusiva, a falta do profissional de apoio e a inexistência, em alguns casos, de laudo médico. Como facilitador deste trabalho, é apontada a parceria com a/o professor/a de AEE e a experiência em sala de aula.
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