EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS NO BRASIL: DIFICULDADES E CONQUISTAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Libras; Políticas Educacionais; Comunidade surda.

Resumo

Este artigo objetiva expor considerações sobre a educação inclusiva para surdos no Brasil, suas dificuldades e conquistas, apresentando as diferenças enfrentadas, os preconceitos gerados e as superações alcançadas pela comunidade surda na área da educação. Na nossa legislação nos submetemos as políticas educacionais que garantem o direito à educação universal e igualitária, mas a sociedade ainda caminha na busca da equidade. A área da educação inclusiva traz os benefícios do aprendizado da Língua de Sinais - LIBRAS para crianças ouvintes e surdas, possibilitando assim a comunicação que foi tirada da população surda por vários anos. Foram abordados os aspectos sobre a história da educação na área da surdez baseados em autores como Gesser (2009), Perlin (1998), Faria e Cavalcante (2010) dentre outros. A pesquisa tem abordagem por meio da análise bibliográfica e documental na qual foram analisadas as leis que dizem a respeito da população surda na área educacional como a Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996), Constituição Federal (1988), a Declaração de Salamanca (1994), dentre outras. O estudo evidenciou que houve uma grande melhoria na comunicação, na educação e na inclusão dos surdos nos aspectos social, políticos, econômicos e culturais, mas que ainda passar por um processo construtivo e atitudinal, para que verdadeiramente possa haver uma educação inclusiva com os seus direitos assegurados.

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Brasil. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm

Brasil. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm

Brasil. Lei nº 12.319, de 1 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Brasília, 2010.

Brasil. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Janeiro de 2008. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011730.pdf

Declaração de Salamanca, de junho de 1994. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Faria, E. M. B. C., Mariana Bezerra. Língua Portuguesa e LIBRAS: teoria e prática I. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

Gesser, A. (2009). LIBRAS? que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1° edição. ed. São Paulo: Parábola Editorial, p. 87.

Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Brasil.

Mandela, N. (2003). Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa.

Mutão, M. D. R., & Lodi, A. C. B. (2018). Formação de professores e educação de surdos: revisão sistemática de teses e dissertações. Psicol. Esc. Educ., Maringá, 22, 49-56. htps://www.scielo.br/j/pee/a/ YTSHs8G4rBGhssBgDqCPkTc/abstract/?lang=pt

Perlin, G. T. T. (1998). Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 51-73.

Sites

Educação inclusiva: um direito inegociável.

https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudomultimidia/detalhe/educacao-inclusiva-um-direito-inegociavel?gclid=Cj0KCQjw4omaBhDqARIsADXULuWkpT3lGPhiUQmlxfoBmz8v6Jr_C

GZfHTzbEjw3WqI76emZPvoieggaAq7yEALw_wcB

https://institutorodrigomendes.org.br/L

Libras na educação infantil: os impactos para surdos e ouvintes. https://modobrincar.rihappy.com.br/libras-na-educacao-infantil

Lima, A. Educação inclusiva: o que é e quais são seus princípios. https://www.intensivacursos.com.br/blog/educacao-inclusiva-o-que-e-e-quais-sao-seusprincipios/?gclid=Cj0KCQjw4omaBhDqARIsADXULuW5ZfVNJ0sz1tm6tUvJebFNauH1w

e08-RJLqL4Yz6cm45PVhbwGfwaAtRXEALw_wcB

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

RÊGO, K. EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS NO BRASIL: DIFICULDADES E CONQUISTAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 96–107, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1762. Acesso em: 23 nov. 2024.