INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS CEGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Palavras-chave:
Inclusão. Acessibilidade. Pessoas Cegas. UFCG.Resumo
São por demais suficientes os marcos legais que asseguram às pessoas com deficiência, a acessibilidade e inclusão em todos os contextos vividos e necessidades que apresentam, principalmente no que se refere ao direito de escolarização. Pode-se, então, questionar até que ponto as IES, em particular a Universidade Federal de Campina Grande, tem assistido estudantes com deficiência visual? Neste contexto, percebemos a importância de se discutir a realidade atual na qual estão inseridas as pessoas com esse tipo de deficiência na UFCG. Assim, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, observações do espaço físico e as narrativas dos referidos estudantes. Os dados foram coletados durante a mesa redonda do “I Encontro de Inclusão no Ensino Superior - O desafio da Inclusão e da Acessibilidade: Direito dos Estudantes, Dever das instituições”. Pelos depoimentos, fica claro que existem grandes barreiras a serem ultrapassadas em relação a vivencias e convivências dos citados alunos, no cotidiano das atividades acadêmicas do espaço universitário. Concluímos então, que a situação dos estudantes cegos é, notadamente, adversa e a universidade tem pela frente um longo caminho na busca pela plena inclusão e acessibilidade para essas pessoas.