Uso de vídeos voltados ao ensino dos conceitos básicos de cinemática e mecânica para os alunos surdos
Palavras-chave:
Educação de Surdos. Produção de Vídeos. Libras e Ensino de Física.Resumo
A educação brasileira de surdos vem sendo discutida amplamente nos últimos anos, traçando os caminhos para o ensino, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes surdos. Sabendo disso, este trabalho é originado de uma discussão levantada acerca da falta de materiais didáticos e pedagógicos que trabalhem especificamente o ensino de física para alunos surdos, visto que, em sua maioria, esses materiais são produzidos requerendo o domínio da língua portuguesa nas modalidades escrita e falada. Sabendo que as pessoas surdas possuem limitações para ler e assimilar os conceitos que são expressos em um vocabulário não dominado por elas, foi suscitado o seguinte questionamento: qual material didático voltado para alunos surdos do ensino médio pode ser desenvolvido para possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais utilizados nos conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles que são vistos em situações cotidianas? Diante desse desafio, este trabalho teve o objetivo de desenvolver seis vídeos didáticos que propiciassem aos alunos surdos o entendimento dos conceitos de velocidade, aceleração, inércia, força e trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter exploratório com a utilização de vídeos em que os conceitos de física foram discutidos de forma clara e objetiva, utilizando-se de uma linguagem informal e descontraída. A importância da presente pesquisa está pautada na necessidade de se trazer novas ferramentas de apoio para uma prática didática e pedagógica que respeite às condições de aprendizagem dos alunos surdos e que torne essa experiência a base para introdução de conceitos básicos de física.
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