PRÁTICAS DE SAÚDE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Bárbara Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças
  • Bruna Gabriela UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Betânia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Amanda UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • thiago Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Palavras-chave:

Inclusão Escolar; Desenvolvimento Infantil; Serviços de Saúde Escolar; Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Este artigo visa a análise de práticas de saúde voltadas a escolares com deficiência a fim de compreender a assistência da enfermagem frente ao binômio criança/adolescente com deficiência no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida entre julho e agosto de 2019, tendo como população, professoras e auxiliares de escolas de ensino público de uma cidade de Pernambuco. Como instrumentos, teve-se um questionário e gravador digital. Totalizou-se 11 (onze) docentes e 15 (quinze) auxiliares da educação infantil. A média da faixa etária foi de 32 anos, com representação exclusiva feminina: das professoras entrevistadas, apenas 27,2% apresentavam formação inclusiva para o público infantil, e referente às auxiliares, 6,7% afirmaram ser capacitadas. É preciso que profissionais de saúde busquem ativamente, em conjunto com os educadores, uma melhora na inclusão dos escolares para que eles tenham autonomia e suporte para melhor desenvolvimento biopsicossocial.

Biografia do Autor

Bárbara, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de Pernambuco.

Betânia, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV).

Amanda, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Mestranda pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem (UPE/UFPB). Especialista em Cuidados Paliativos  pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

thiago, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Discente de Enfermagem pela Universidade de pernambuco

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

LARISSA CARVALHO DE MOURA, B.; GABRIELA, B.; DA MATA RIBEIRO GOMES, B.; GABRIELLE MARQUES E SILVA, A.; ARCANJO BEZERRA, T. PRÁTICAS DE SAÚDE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 42–58, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/196. Acesso em: 23 nov. 2024.