A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO:

CONSTRUÇÃO DE UM MAPA

Autores

  • Luana Pereira da Cunha UFRN
  • Tatiana de Brito Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lília Letícia Ferreira da Silva
  • Ana Ivanele Marinho

Palavras-chave:

Inclusão, Material didático, Mapa, Cartografia tátil

Resumo

Considerando as dificuldades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem para os alunos com cegueira, o presente artigo proporciona uma breve reflexão sobre as necessidades da elaboração de materiais didáticos específicos para atender a esse público no Ensino da Geografia. É abordada a possibilidade de criar mapas táteis, trazendo uma nova perspectiva que considera o lúdico como parte integrante da aprendizagem. Para isso, é relatada a experiência obtida no componente curricular Ensino da Geografia II, integrante da matriz curricular do curso de licenciatura em Pedagogia, de uma Universidade Federal. A experiência vivenciada e relatada neste documento pelas autoras proporcionou a elaboração de um mapa tátil dos climas presentes no Brasil, servindo como proposta de uma prática docente com uso de adaptações; estas podem ser realizadas no cotidiano das atividades escolares, com objetivo de possibilitar a compreensão dos conteúdos abordados de uma forma inclusiva, atendendo às necessidades educacionais específicas de alunos cegos.

Biografia do Autor

Lília Letícia Ferreira da Silva

Possui curso técnico profissionalizante em Aquicultura, pela Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ/UFRN (2016) , foi bolsista de iniciação científica no projeto Da Universidade às origens: Aprendendo e desenvolvendo aquicultura (2014-2016), graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é estagiária no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área da educação com ênfase em educação infantil, educação especial em uma perspectiva inclusiva, educação de jovens e adultos e educação da pessoa idosa, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento de pessoas com deficiência intelectual, alfabetização e letramento da pessoa idosa: exercício para a memória, a formação do pedagogo em espaço escolares e não escolares, ensino-aprendizagem e relação teoria e prática.

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

PEREIRA DA CUNHA, L.; DE BRITO MARTINS, T. .; LETÍCIA FERREIRA DA SILVA, L. .; MARINHO, A. I. A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO: : CONSTRUÇÃO DE UM MAPA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 81–98, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/199. Acesso em: 23 nov. 2024.