A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO:
CONSTRUÇÃO DE UM MAPA
Palavras-chave:
Inclusão, Material didático, Mapa, Cartografia tátilResumo
Considerando as dificuldades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem para os alunos com cegueira, o presente artigo proporciona uma breve reflexão sobre as necessidades da elaboração de materiais didáticos específicos para atender a esse público no Ensino da Geografia. É abordada a possibilidade de criar mapas táteis, trazendo uma nova perspectiva que considera o lúdico como parte integrante da aprendizagem. Para isso, é relatada a experiência obtida no componente curricular Ensino da Geografia II, integrante da matriz curricular do curso de licenciatura em Pedagogia, de uma Universidade Federal. A experiência vivenciada e relatada neste documento pelas autoras proporcionou a elaboração de um mapa tátil dos climas presentes no Brasil, servindo como proposta de uma prática docente com uso de adaptações; estas podem ser realizadas no cotidiano das atividades escolares, com objetivo de possibilitar a compreensão dos conteúdos abordados de uma forma inclusiva, atendendo às necessidades educacionais específicas de alunos cegos.
Referências
ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. P. 33-44, 2004.
ALMEIDA, Regina de Araújo. A cartografia tátil no ensino de geografia: teoria e prática. in ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar. 2 ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
BRASIL. LEI N°9394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm
DEL-MASSO, Maria Candida Soares; COTTA, Maria Amélia de Castro; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Ética em pesquisa científica: conceitos e finalidades; Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155306/1/unesp-nead_reei1_ei_d04_texto2.pd. Acesso em: 01 jul. 2020.
GLAT, R.A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro, Sette Letras, 1998.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. BATISTA, Cecília Guarneiri. Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/32431/1/S0101-32622008000200005.pdf>. Acesso em: 11 de nov 2019.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. IN: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al.Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.
MARTINS, Lucia de Araujo Ramos. Fundamentos em Educação Inclusiva. Natal: Editora da UFRN, 2011.
MASETTO, Marcos Tarciso (org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 1998.
_________. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MEDEIROS, Ronise Venturini; PEREIRA, Josefa Lídia Costa. Cartografia tátil e deficiência visual: um olhar na perspectiva da educação escolar inclusiva. Revista Educação Especial: Santa Maria, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24479/pdf
SANTANA, Iolamárcia Quinto de Souza; NUNES, Isabel Matos. Educação especial e inclusão: As políticas públicas brasileiras de inclusão de pessoas público-alvo da educação especial em salas regulares.C&D-Revista Eletrônica da FAINOR: Vitória da Conquista, v.11, n.3, p.541-560, set./dez. 2018.
SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Educação Inclusiva: prática pedagógica para uma escola sem exclusões. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2014.
SILVA, Thiago. Deficiente visual: Cartografia tátil. 2012. Disponível em: <http://acessibilidadegeografica.blogspot.com/2012/04/cartografia-tatil.html>. Acesso em: 13 de nov 2019.
VENTORINI, Silvia Elena; SILVA, Patrícia Assis da.; ROCHA, Gisa Fernanda Siega. Revista Geographia Meridionalis. Cartografia tátil e a elaboração de material didático para alunos cegos. Pelotas, 2015 v. 01, n. 02 Jul-Dez/2015 p. 268–290.
Vygotsky, L.S. (1997). Fundamentos da Defectologia. Obras Escogidas. Volume V (2ª ed.). Havana: Editorial Pueblo y Educación.
ZUCHERATO, Bruno; JULIASZ, Paula Cristiane Strina; FREITAS, MIC. Cartografia tátil: mapas e gráficos táteis em aulas inclusivas. Acervo Digital da Universidade Estadual Paulista, v. 9, p. D22, 2012.