DEFICIÊNCIA, DOCÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA PROFESSORA CEGA
Palavras-chave:
Capacitismo; Pessoas com Deficiência; Ensino Superior.Resumo
O capacitismo, terminologia recentemente empregada no Brasil, designa toda e quaisquer formas de
discriminação que caracterizam pessoas com deficiência como indivíduos incapazes, de pensar e atuar
socialmente. Atitudes capacitistas marcam fortemente a vida e as formas de relações das pessoas com
deficiência em suas famílias, nos espaços escolares e na sociedade em geral, impedindo-as de desempenhar
uma participação plena e efetiva, por exemplo, no mercado laboral, no universo da cultura e do lazer, e
até no exercício de sua sexualidade. Diante da lógica capacitista, esse texto tem como objetivo apontar
perspectivas de enfrentamento/empoderamento, face às barreiras que impedem a participação de
estudantes/docentes com deficiência no ambiente universitário. Dessa forma, consideramos importante dar
visibilidade a experiências bem-sucedidas vivenciadas por mulheres com deficiência que, em oposição às
concepções capacitistas, evidenciam possibilidades exitosas de participação social e, uma vez conscientes
de seus direitos e de seu papel enquanto sujeitos, passam a atuar como pessoas pró-ativas e, em muitos
casos, comprometidas com a luta em defesa dos direitos de seus pares. Para tanto apresentamos elementos
autobiográficos de nossa trajetória, enquanto professora do ensino superior, destacando atitudes ou práticas
de ruptura e empoderamento em meio as inúmeras barreiras presentes no ambiente universitário. Cientes de
que esta trajetória aponta caminhos que contribuem para a eliminação de barreiras no percursso acadêmico,
assim como no exercício da docência por parte de homens e mulheres com deficiência, com este trabalho,
esperamos ampliar o debate em torno da questão, suscitando, dessa forma, a adoção de um novo olhar e,
consequentemente, novas atitudes para com as pessoas com deficiência, dentro e fora do ambiente universitário.