O ensino de matemática para alunos com deficiência visual através de jogos de memória
Palavras-chave:
Deficiência Visual, Ensino-aprendizagem, Jogo da Memória, MatemáticaResumo
A presente pesquisa destaca a importância do uso de jogos matemáticos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, nos anos iniciais da vida escolar. A proposta é criar condições favoráveis para a criança aprender Matemática de modo divertido e prazeroso, além de ser um recurso didático capaz do discente compreender melhor e reduzir suas dificuldades. Os materiais manipuláveis se apresentam como uma forma de atender as necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência visual, em especial para o ensino de Matemática. Considerada disciplina de difícil acesso e para os privilegiados, a Matemática vem se desmistificando ao ser trabalhada com inúmeras estratégias lúdicas. Dentro desta perspectiva, o material concreto pode minimizar a problemática desta disciplina, tanto para os alunos com ou sem deficiência. A pesquisa apresenta-se com um caráter qualitativo e, para subsidiar a pesquisa, optamos pelo estudo de caso. Na aplicação dessa ferramenta inclusiva, percebemos a interação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos no manuseio do material.
Palavras-chave: Deficiência Visual, Ensino-aprendizagem, Jogo da Memória, Matemática.
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