O ensino de matemática para alunos com deficiência visual através de jogos de memória

Autores

  • Fábio Alexandre Santos Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Juliana Lima Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Luciana Macedo Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Vanessa Alexandrino Faculdade Três Marias - FTM

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Ensino-aprendizagem, Jogo da Memória, Matemática

Resumo

A presente pesquisa destaca a importância do uso de jogos matemáticos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, nos anos iniciais da vida escolar. A proposta é criar condições favoráveis para a criança aprender Matemática de modo divertido e prazeroso, além de ser um recurso didático capaz do discente compreender melhor e reduzir suas dificuldades. Os materiais manipuláveis se apresentam como uma forma de atender as necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência visual, em especial para o ensino de Matemática. Considerada disciplina de difícil acesso e para os privilegiados, a Matemática vem se desmistificando ao ser trabalhada com inúmeras estratégias lúdicas. Dentro desta perspectiva, o material concreto pode minimizar a problemática desta disciplina, tanto para os alunos com ou sem deficiência. A pesquisa apresenta-se com um caráter qualitativo e, para subsidiar a pesquisa, optamos pelo estudo de caso. Na aplicação dessa ferramenta inclusiva, percebemos a interação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos no manuseio do material.

Palavras-chave: Deficiência Visual, Ensino-aprendizagem, Jogo da Memória, Matemática.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Prof. do Departamento de Química da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Juliana Lima, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduada do Curso de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Luciana Macedo, Universidade Regional do Cariri – URCA

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Profa. Do Departamento de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Vanessa Alexandrino, Faculdade Três Marias - FTM

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora da Faculdade Três Marias - FTM

Referências

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

SANTOS, F. A.; LIMA, J. D.; MACEDO, L. M. de S.; ALEXANDRINO, V. P. O ensino de matemática para alunos com deficiência visual através de jogos de memória. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 73–80, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/231. Acesso em: 23 nov. 2024.