O notório saber de mestras e mestres populares e suas contribuições para uma práxis que inclua saberes populares na educação.

Autores

  • OTÁVIO SANTOS UFPB
  • Larissa Cavalcanti de Albuquerque UFPB
  • ALEXANDRE FERREIRA

Palavras-chave:

Mestre e mestras populares, saberes populares, educação

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre os saberes populares e ancestrais como epistemologias importantes na educação. Nosso tema se refere à educação e os saberes populares. O objeto é o notório saber de mestras e mestres populares. Os conceitos-chave são: notório saber, metres(as) populares, educação. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, participante e o método é o do caso alargado, como apresentando por Santos (1983). Como considerações finais, destacamos que a cultura popular e o notório saber de mestras e mestres populares pode contribuir para a criação de alternativas que busquem uma justiça social e cognitiva, alternativas que desenvolvam o respeito à diferença.

Biografia do Autor

OTÁVIO SANTOS, UFPB

Graduado em Turismo pela UFMG, mestre em educação pela UFPE e doutorando em educação pela UFPB.

Larissa Cavalcanti de Albuquerque, UFPB

Assistente Social na rede municipal de João Pessoa-PB, mestra em educação pela UFPB e Doutoranda em Educação Pela UFPB.

ALEXANDRE FERREIRA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2018).

Referências

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

CHAVES RUBINO DOS SANTOS, O. A. .; CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, L.; DE OLIVEIRA FERREIRA, A. O notório saber de mestras e mestres populares e suas contribuições para uma práxis que inclua saberes populares na educação. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 111–124, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/235. Acesso em: 23 nov. 2024.