A tecnologia a serviço da educação: os usos dos softwares no processo de ensino/aprendizagem para pessoas com deficiência
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva. Prática Pedagógica. Educando com deficiência.Resumo
Nos últimos anos as mudanças ocorridas no sistema educacional brasileiro vêm resultando num incremento significativo no número de educandos com deficiência dentro das escolas padrões. A situação escolar dos mesmos tem sido objeto de estudos e pesquisas, realizados através de múltiplas dimensões e múltiplos aspectos, sendo que a maioria dos estudos realizados tratam sobre a “proposta de inclusão”. Este artigo se propõe a apresentar algumas considerações acerca do uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDICs) na educação de pessoas com deficiência. e seu impacto no contexto educacional, especificamente a contribuição no processo de ensino/aprendizagem de educandos com deficiência. Estas considerações resultam de uma pesquisa realizada em duas instituições de apoio a pessoas com deficiência na Campina Grande-PB: o Instituto dos Cegos e a APAE – o universo empírico da pesquisa. Objetiva mostrar suas práticas, usos e vivências educacionais mediadas pela tecnologia. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, sobretudo exploratória e descritiva, estruturada por coleta e sistematização dos dados. Nestas instituições, o computador, os softwares educacionais, a tecnologia integrada as mídias eletrônicas ou apenas o uso da internet, estão causando grandes resultados, pois tanto ampliam a oferta do conteúdo didático quanto facilitam o processo de ensino/aprendizagem, além de promoverem maior interatividade, comunicabilidade, adaptabilidade e integração.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia Assistiva. Prática Pedagógica. Educando com deficiência.
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