A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO À CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Justiça Cidadã, Pessoa com DeficiênciaResumo
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 representou um marco político, social e jurídico a partir do consenso de que todas as pessoas são iguais em direitos e dignidade, independentemente de qualquer condição humana, processo que culminou na internacionalização normativa positivada em pactos internacionais, tudo para garantir cidadania de coletividades historicamente vulneráveis, como as pessoas com deficiência. Assim, busca-se analisar a promoção da cidadania das pessoas com deficiência tendo como inquietude em que medida a promoção da Educação em Direitos Humanos colabora para a cidadania destes sujeitos sociais. Pretende-se contribuir para o debate acerca da garantia dos direitos humanos para coletividades ambivalentes. Adota-se uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Conclui-se que a cidadania das pessoas com deficiência passa por uma educação norteada pelos direitos humanos, mecanismo capaz de romper com uma cultura de desrespeito.
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