O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL TRANSFORMADORA
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Currículo inclusivo, Adaptações curricularesResumo
As práticas educacionais inclusivas instauram a busca de novas percepções e perspectivas. Nesse sentido, a partir dos sublinhados de alguns textos sobre os seguintes temas: elementos de inclusividade, processo de inclusão-exclusão escolar e conteúdos de escolarização, buscamos dialogar acerca do currículo enquanto construção social, que assume o caráter estratégico para as transformações educacionais, e, que na perspectiva da educação inclusiva, por muitas vezes, tem sido negligenciado, assim, reforçando a segregação e/ou exclusão. Para tanto, a tipologia utilizada para o alcance do nosso objetivo é de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico. O currículo pode ser caracterizado como espinha dorsal da forma identitária da comunidade escolar. Na perspectiva inclusiva, deve ser concebido como tomada de transformação para atender à diversidade do ambiente educativo no sentido de uma educação equitativa, justa e de qualidade.
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