A INCLUSÃO ESCOLAR E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS/BA

Autores

  • FABRICIA ZANELATO BERTOLDE UESC

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Aprendizagem.

Resumo

O processo de inclusão se destina a todas as pessoas sem discriminação de raça, credo, cor e etc. Contudo, para que esse acesso no contexto escolar aconteça, é fundamental a execução de políticas que tragam que garantam investimento para a Educação Especial. Nesse contexto, este trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre a inclusão do aluno com deficiência intelectual e seu processo de ensino e aprendizagem. As informações aqui relatadas foram concebidas através de uma revisão bibliográfica em artigos nacionais e internacionais que destacam a importância do processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, autores como Mantoan (2006), Veltrone; Mendes (2012), Vygotsky (1998) enriqueceram as reflexões aqui levantadas. Utilizou-se também a observação direta e a entrevista semiestruturada para dar credibilidade ao estudo. A investigação mostrou que muitos são os obstáculos para uma educação que busca atender todos os alunos dentro de suas especificidades.

Biografia do Autor

FABRICIA ZANELATO BERTOLDE , UESC

Mestrado em Educação pela UESC. Especialização em ABA para autista e deficiência intelectual e especialização em Psicopedagogia (2008), Neuropsicopedagogia (2018). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Atualmente exerce o cargo de psicopedagoga na Prefeitura Municipal de Eunápolis, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias, alfabetização, dinâmicas, hipótese de escrita e capacitação, atendimento peicopedagogico e neuropsicopedagógico clínico e professora do curso de pós-graduação da FAES - Faculdade Espírito Santo.

Referências

Associação Norte-Americana de Psiquiatria (2002). Manual de Diagnóstico e Estatística: DSM-V. Porto Alegre: Artmed. Disponível: http://www.clinicajorgejaber.com.br/2015/estudo_ supervisionado/ dsm.pdf. Acesso: novembro de 2019.

Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/ L13146.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: outubro de 2019.

Creche Fiocruz (2004). Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Freire, P. (2006). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Glat, R. (2011). Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais: processos educacionais e diversidade. In: Longhini, M. D. (org.). O uno e o diverso na educação. Uberlândia: EDUFU, 75-91.

Grossman, H. J. (1983) (ed.). Classification in mental retardation. Washington, DC: American Association on Mental Deficiency. Disponível em: https://law.resource.org/pub/us/cfr/ibr/001/aamd. classification.1973.pdf. Acesso em: janeiro de 2020.

Honora, M., & Frizanco, M. L. (2008). Esclarecendo as deficiências: aspectos teóricos e práticos para contribuir com uma sociedade inclusiva. Ciranda Cultural.

LOPES, E. (2010). Adequação curricular: um caminho para a inclusão do aluno com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/ 2010/2010%20-%20LOPES,%20Esther.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.

Mantoan, M. T. É. (2006). Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2a ed. São Paulo: Moderna.

Mittler, P. (2003). Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: ArtMed. MOREIRA, Lília Maria de Azevedo (2011). Algumas abordagens da educação sexual na deficiência intelectual. Salvador: EDUFBA.

Organização Mundial da Saúde. Retardo mental (F70-F79). In: CID-10. Classificação de transtornos mentais e comportamentais. Descrições clínicas e diretrizes de diagnóstico. 10ª revisão, edição 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S151644461999 000 200014. Acesso em: janeiro de 2020.

SASSAKI, R. K. (2004). Deficiência mental ou deficiência intelectual. S.l. Disponível em: http://www.todosnos.unicamp.br:8080/lab/links-uteis/%20acessibilidadee-%20inclusao/ textos/deficiencia-mental-ou-deficiencia-intelectual. Acesso em: 01 de janeiro de 2019.

Schalock, R. L. et al. (2010). Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports. Washington, DC: American Association on Intellectual and Developmental Disabilities.

Tédde, S. (2012). Crianças com deficiência intelectual: a aprendizagem e a inclusão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/23013055/dissertacao-samantha-tedde. Acesso em: setembro de 2019.

Organização das Nações Unidas. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Nova Iorque: World Conference on Education for All, 1990. Disponível em: http://www.educacãoonline.pro.br. Acesso em: outubro de 2019.

Vasconcelos, M. M. (2004). Retardo mental. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, 80(2), S71-S82.

Veltrone, A. A., & Mendes, E. G. (2012). Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, 3(2), 448-450, jul/dez. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/ 6537/2686. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

Vygotsky, L. S. (1998). Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

ZANELATO BERTOLDE , F. A INCLUSÃO ESCOLAR E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS/BA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 71–85, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/801. Acesso em: 23 nov. 2024.