RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Classe regular, Surdo, Material DidáticoResumo
O artigo em tela objetiva apresentar recursos didáticos que podem ser utilizados em classes inclusivas com surdos. Para tanto, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como base de dados os anais das quatro primeiras edições do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (2014, 2016, 2018 e 2020) e, após a análise de 214 textos, selecionamos 11 para discorrer nesse escrito por se enquadrarem no escopo da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com dados analisados a partir de uma abordagem qualitativa que nos permitiram observar a predominância de textos oriundos de pesquisadores vinculados a instituições do Nordeste do Brasil, bem como de pesquisas voltadas para ensino de Química e Física. Os recursos didáticos apresentados são de fácil produção e pautam-se na visualidade para a construção do conhecimento, desse modo, contribuem para o ensino de surdos e ouvintes.
Referências
Araújo, E. F. D., & Silva, T. R. O. L (2018). A física do brinquedo do pica-pau exposta a estudantes Surdos. Anais do III CINTEDI (pp. 1 - 3). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44231
Brasil. (2020) Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação Brasília, MEC, SEMESP.
Barbosa, J. T., Rocha, I. G., & Lourenço, N. N. (2014) Educação inclusiva: ligações covalentes como estratégia de ensino de química para alunos surdos.
Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1- 8). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8716
Barboza, Reis, & Silva (2016). Proposta de recurso visual para o ensino de química aos alunos surdos: história da química em Libras. Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 10). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23236
Bernardes, A. O. & Castro, M. G. F. (2016). Telégrafo inclusivo no ensino de física: uma oportunidade de discutir a questão do aluno surdo na escola e a importância da Libras (língua brasileira de sinais). Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 13). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23301
Cerqueira, J. B., & Ferreira, E. M. B. (2007). Recursos Didáticos na Educação Especial. Instituto Benjamim Constant, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.ibc.gov.br. Acesso em 06 de outubro de 2021.
Cunha, J. M., & Oliveira, M. A. O. (2016). Desenvolvimento de atividade prático- pedagógica no ensino de funções inorgânicas para alunos surdos. Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 9). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22812
Damázio, M. F. M. (2007) Atendimento Educacional Especializado para pessoas com surdez. MEC: Brasília.
Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para a sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 23 (1), p. 183 - 184. Acesso em 6 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ress/v23n1/2237-9622-ress-23-01-00183.pdf
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. (2002). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
Lei nº 12.319, de 1 de setembro de 2010. (2010). Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LÍBRAS. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. (2021). Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
Lima, G. P. (2016). Fichas rítmicas: o visual como estratégia pedagógica na educação musical com alunos surdos e ouvintes. Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 11). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22955
Mantoan, M. T. E. (2015). Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus.
Moraes, C. B., Carvalho, A. A. S., Dias, V. B., & Margotto, L. M. A. K. (2014). Ensino de biologia para alunos surdos: Contribuições do PIBID em uma Escola Pública no município de Itabuna-Bahia. Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 10). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8752
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. (2008). Brasília, MEC. Acesso em 6 de outubro de 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
Oliveira, G. F. A., Rodrigues, F. E. A., Brito, A. L., Azevedo, P. R. L., & Bonifácio, F. A. (2014). A utilização de materiais alternativos no ensino de química: uma proposta para alunos surdos. Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (p. 1). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8466
Oliveira, I. C. B. (2014) Produção de materiais didáticos para aquisição da língua portuguesa escrita por alunos surdos: propostas e questionamentos. Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1-8). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72567
Oliveira, I. C. B. (2020). Produção de materiais didáticos para aquisição da língua portuguesa escrita por alunos surdos: propostas e questionamentos. Anais do IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 8). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72567
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. D. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale.
Sales, E. R., & Silva, H. S. (2009) Geometria, literatura infantil e língua de sinais: nexos e reflexos de uma experiência em um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço, 31, p. 77-89. Rio de Janeiro: INES.
Santos, A. L. Santos, J. M. A., Silva, J. J., & Bazante, T. M. G. D. (2016). O uso do manipulável para a aprendizagem do número Pi, com alunos surdos do ensino fundamental. Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 12). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em:
Silva, V. (1999) Relações Sociais de Exclusão no âmbito Escolar e de Trabalho: uma Perspectiva de Mudança para os Surdos na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Anais do 2º Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, (pp. 480-495) Curitiba: UFPR.
Silva, A. T. N., Machado, J. A. C., Paulino, J. L., & Lourenço, N. N. (2014). Estratégia de ensino do tema ‘som’ para alunos surdos: o software batimento em evidência. Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (pp. 1 - 10). Campina Grande: Editora Realize. Acesso em 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8776
Ribeiro, V. P. (2013) Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: percepção de professores sobre adaptação curricular em escolas inclusivas. Editora Prismas. Curitiba – PR.