Número Temático: Probabilidade e Estatística na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental
Número Temático: Probabilidade e Estatística na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental
Editoras do Número Temático: Sandra Gonçalves Vilas Boas (UNIUBE), Ana Carolina Faustino (UFMS) e Keli Cristina Conti (UFMG)
Publicação: novembro de 2021-Volume 2021.
A Educação Estatística, enquanto área de pesquisa, objetiva estudar e compreender a forma como as pessoas ensinam e aprendem Probabilidade e Estatística, englobando a epistemologia dos conceitos probabilísticos e estatísticos, os aspectos cognitivos e afetivos do ensino e da aprendizagem, bem como o desenvolvimento de metodologias e materiais para o ensino.
No Brasil, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de Estatística e Probabilidade fazem parte dos currículos e foram reafirmados na Base Nacional Comum Curricular. Paralelamente às questões curriculares, há as questões de formação – didática e de conteúdo – dos professores que ensinam Estatística e Probabilidade na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois a ausência dessa formação específica pode ser o motivo, muitas vezes, para não se dar a devida importância à temática, e além disso, a elaboração e execução de uma prática tal qual proposta curricularmente, requer que se pense um contexto de aprendizagem que situe a criança em um ambiente de atividade matemática, estatística e probabilística.
Pensando na valorização do trabalho do professor na sala de aula, bem como a criança como produtora de saberes e cultura e nas pesquisas desenvolvidas, para esse número temático, o nosso objetivo principal é avançarmos nos estudos e compreensões do ensino e aprendizagem da probabilidade e estatística no início da escolarização (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental), da abordagem desse tópico na formação inicial e continuada de professores, bem como a sua potencialidade interdisciplinar de relação a outros campos do conhecimento, com isso receberemos artigos e relatos de experiência que tratem dessas temática, valorizando pesquisas realizadas ou em andamento e experiências desenvolvidas em espaços das escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e instituições de Educação Infantil de forma presencial ou remotamente.
Para a publicação do número temático propõe-se o seguinte cronograma:
Data
Atividade
Até 30/06/2021
Submissão na plataforma dos textos
Até 30/07/2021
Avaliação dos artigos
Até 15/09/2021
Ajustes dos textos e entrega da versão final
Outubro
Editoração
Novembro 2021
Publicação do número temático na revista
Acesso: http://novo.revista.uepb.edu.br/REM/index
Submissão: http://novo.revista.uepb.edu.br/REM/about/submissions