Conceções e práticas de professores de Matemática:

Um estudo de caso com um professor da 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário

Autores

  • Alberto Quitembo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Augusta Domingas UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Currículo, conceções, Ensino da Matemática, Aprendizagem da Matemática

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem tem-se apresentado frágil, se tivermos em conta os resultados
alcançados pelos alunos nos diferentes níveis de ensino, particularmente da província de Benguela -
Angola. Tal situação tem vindo a constituir preocupação da comunidade académica, porquanto, os próprios
professores manifestam sentimento de insatisfação pela ausência nos seus alunos das competências
básicas para prosseguir com satisfação o programa da disciplina. As causas são imputadas com frequência
ao professor da classe anterior, assim como, em alguns casos, ao currículo do ciclo de ensino ou da classe.
Nesta ordem, o presente trabalho procura compreender não só o que pensam, mas, sobretudo, como os
professores de matemática da 9ª classe, do 1º ciclo do ensino secundário, implementam o currículo nas
suas práticas letivas. Para este trabalho, seleccionou-se um dos casos em estudo no âmbito do programa
de doutoramento, que adotou a abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e teve como base
de recolha de dados a entrevista e a observação. Os resultados preliminares apontam para uma prática
tradicional centrada no professor, contrariando uma das exigências do currículo que é a participação do
aluno na construção do conhecimento.

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Publicado

2022-05-04