MULTIPLICAÇÃO E O JOGO DA VELHA:

POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS

Autores

  • Maria Sousa de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Valéria Marques UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Campo conceitual multiplicativo, Lúdico, Jogo, Ensino-Aprendizagem, Anos Inicias

Resumo

Este artigo tem o propósito de discutir a respeito do trabalho de pesquisa, cujo objetivo foi a elaboração de um jogo matemático,
sua implementação e sua análise, explorando o conteúdo da multiplicação para proporcionar aos alunos o contato com
diferentes situações-problemas, as quais foram elaboradas tomando como referência o campo conceitual multiplicativo de
Gerard Vergnaud (1990), a fim de identificarmos o envolvimento dos estudantes e a elaboração das estratégias utilizadas por
eles na resolução dos problemas. Para tanto, implementamos, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola
estadual de Belém-PA, um jogo matemático denominado, nesta pesquisa, jogo da velha matemático, que envolve situações
multiplicativas, a observação do envolvimento dos sujeitos e das estratégias utilizadas por eles para a resolução das situações
problemas. Das análises, foi possível constatar o potencial do jogo tanto para incentivar os estudantes, quanto para motivá-los
a elaborar soluções para os diferentes desafios que se colocaram a partir das situações propostas.

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Publicado

2022-05-10