MULTIPLICAÇÃO E O JOGO DA VELHA:
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS
Palavras-chave:
Campo conceitual multiplicativo, Lúdico, Jogo, Ensino-Aprendizagem, Anos IniciasResumo
Este artigo tem o propósito de discutir a respeito do trabalho de pesquisa, cujo objetivo foi a elaboração de um jogo matemático,
sua implementação e sua análise, explorando o conteúdo da multiplicação para proporcionar aos alunos o contato com
diferentes situações-problemas, as quais foram elaboradas tomando como referência o campo conceitual multiplicativo de
Gerard Vergnaud (1990), a fim de identificarmos o envolvimento dos estudantes e a elaboração das estratégias utilizadas por
eles na resolução dos problemas. Para tanto, implementamos, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola
estadual de Belém-PA, um jogo matemático denominado, nesta pesquisa, jogo da velha matemático, que envolve situações
multiplicativas, a observação do envolvimento dos sujeitos e das estratégias utilizadas por eles para a resolução das situações
problemas. Das análises, foi possível constatar o potencial do jogo tanto para incentivar os estudantes, quanto para motivá-los
a elaborar soluções para os diferentes desafios que se colocaram a partir das situações propostas.
Referências
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF,
BRASIL/LDB – Lei nº 9.394/1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.
htm> Acesso em julho de 2018
BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf
BRASIL/MEC. Elementos Conceituais e Metodológicos para a Definição dos Direitos de Aprendizagem
e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1˚, 2˚ e 3˚ anos) do Ensino Fundamental. http://portal.
mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consultapublica-
-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192.
CUNHA, Douglas da Silva. A educação matemática e o desinteresse do aluno. REBES (Pombal – PB,
Brasil), v. 3, n. 3, p. 20-24, jul.-set., 2013.
ESMERALDO, Catarine Cardoso S., ARAÚJO, Carlos Eduardo Picaza de, SILVA, Danilo Saes Correa da.
Desinteresse pela matemática. 69ª Reunião Anual da SBPC - 16 a 22 de julho de 2017 - UFMG - Belo
Horizonte/MG.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida et al. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São
Paulo: Cortez, 2011. 207p. v. 8.
MARINHO, Hermínia Regina Bugeste et al. Pedagogia do movimento: Universo lúdico e
psicomotricidade.2007.ed.Curitiba: IBPEX,2007. 123p. v. 2.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental: Princípios e Práticas Pedagógicas. 1. ed. São Paulo: Cortez. 2015. 216 p.
OLIVEIRA, F. S. Lúdico como instrumento facilitador na aprendizagem da educação infantil [Monografia
de Conclusão de Curso]. Araioses: Universidade Cândido Mendes. 2010.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAUTERT, SíntriaLabres; FILHO, José Aires de Castro. Ensinando
Multiplicação e divisão 4º e 5º ano - Coletânea cadernos E-MULT, pp. 15 a 47, Itabuna – Bahia – 2017.
SILVA, Dulciene Anjos de Andrade e. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf.
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 101-113, abr./jun. 2015.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto
Alegre: Artmed, 2007.
VERGNAUD, G. A classification of cognitive tasks and operations of thought involved in addition and
subtraction problems. In Carpenter, T., Moser, J. & Romberg, T. Addition and subtraction. A cognitive
perspective. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum. 1982. pp. 39-59.
VERGNAUD, Gerard. La Teoria de Los Campos Conceptuales. Recherches en Didactique des
Mathématiques, v. 10, n. 2, p. 133-170, 1990. Disponível em <http://www.ecosad.org/laboratoriovirtual/
images/biblioteca-virtual/bibliografiagc/teoria-de-campos-conceptuales-vergnaud-1990.pdf>.
Acesso em: 05 set. 2017.